Permissão

jazy

Membro
Ola a todos, cheguei a este forum por uma pesquisa que estive a fazer pelo google e gostava de uma mão de ajuda.
Obrigada.:)

Instalei o ubuntu 6 num portatil e ate agora estou maravilhado com este sistema, tem la tudo o que procurava. So que tenhos umas duvidas e problemas que me incomodam de tal forma que não posso subtituir o windows xp.

Utilizo o opera como browser mas não consegui instalar o flash, tive que ir ao "gestor de pacotes synaptic" para instalar o flash. Mas instalou no firefox e não no opera. Pesquisei na net e vi que bastava copiar a pasta de plugin do Firefox para a do Opera mas ele me diz que não tenho permissão. Como tenho que atuar?
Ja agora no gestor synaptic tem la sempre os programas atualizados para download?

Outra coisa que me incomoda é a ver filmes. Tenho os codecs que o programa (Totem) me pede para fazer. Ele da perfeitamente o som dos filme e ate aparece uma imagem do filme a fazer de icon no ficheiro no descktop. Mas ao abrir o ficheiro, e apesar de o som dar perfeito a imagem aparece toda preta e não se ve nada.

Alguem me pode ajudar?:)
 
Primeiro de tudo, bem-vindo :D

Em relação às permissões, é só ires à pasta que queres, carregares no botão direito do rato, vais a propriedades, tab "Permissões", e colocas no primeiro e no segundo menu "Leitura e Escrita", e já deve de dar.

Se não der, vais ao menu "aplicações", "acessórios", "consola", e depois escreves (sem as aspas) "cd caminho_para_a_pasta_onde_esta_o_ficheiro_do_flash" (usa a tecla <tab> para o computador ir completando o caminho por ti).
Depois quando lá estiveres fazes "sudo chmod 775 ficheiro_do_plugin_do_flash_(deve de começar por lib penso eu)". Depois tenta lá copiar o ficheiro e vê se dá. Se não der, tenta com um "sudo chmod 777 ficheiro_plugin_flash".

(Eu sei que pode parecer complicado, mas é bastante simples na realidade :D)

Em relação ao Totem, não sei mesmo...

Qual é a extensão do ficheiro de vídeo?

Tenta instalar o mplayer ou o vlc (reprodutores de vídeo como o Totem, mas melhor em algumas coisas), para ver se na instalação ele instala-te os codecs.

Senão tenta instalar o win32codecs (não tenho a certeza que seja assim o nome) ou os pacotes gstreamer (os good, bad e ugly).

Mas sem saber qual é a extensão do ficheiro é mais difícil dizer uma resposta concreta.

E para finalizar, a versão 6 são as que saíram no ano passado (a 6.06, e a 6.10), e actualmente estamos na 7.04, com o lançamento previsto para o próximo mês da versão 7.10 (ou então podes ir fazer download da versão beta). Por isso depois se quiseres experimentar uma versão mais recente já sabes :D

EDIT: Não tinha visto a tua pergunta sobre as actualizações
Após a saída de uma versão do Ubuntu, os pacotes do synaptic normalmente não são actualizados, excepto as actualizações de segurança. EDIT2: Penso eu...
 
Última edição:
Faz

Código:
sudo -s
(vai-te pedir a tua password)
cp /localização/do/flash/do/firefox /localização/da/pasta/de/plugins/do/opera

Quanto ao problema da imagem faltam-te instalar codecs.
 
Boas ja consegui mas não sei como. Fiz o que estava aqui http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=8954 e deu.
O que fiz foi:
Primeiramente faça o download do arquivo de instalação e salve no desktop, ele está em

http://fpdownload.macromedia.com/get/flashplayer/c...

Agora vamos fazer tudo pelo terminal. Você pode copiar e colar o que segue abaixo.

cd ~/Desktop
tar -xzvf install_flash_player_9_linux.tar.gz
sudo mv -f ~/Desktop/install_flash_player_9_linux/libflashplayer.so /usr/lib32/firefox32/plugins
sudo mv -f ~/Desktop/install_flash_player_9_linux/flashplayer.xpt /usr/lib32/firefox32/plugins

Mas de todas formas gostava de saber como posso aceder a pasta de root. Se eu sou o administrador porque razão não me deixa ver os ficheiros? Isto porque queria mudar o wallpaper e pelo que tenho reparado ele tem que estar sempre guardado num local. Queria que esse local fosse o mesmo dos que tras o ubunto.

Ja agora, descubri porque os videos não funcionam. É porque tenho os efeitos ligados das janelas. Aqueles que tornam as janelas elasticas. Se desligar o video ja se mostra bem. Qual a razão?

A minha grafica é uma intel G950. Sera que os drivers estão instalados de origem com o ubuntu?

Obrigada desde ja.
 
Última edição:
Mas de todas formas gostava de saber como posso aceder a pasta de root. Se eu sou o administrador porque razão não me deixa ver os ficheiros?

Isso é devido ao modo como o Linux cria os utilizadores.
Em vez de te criar automaticamente em super-adiministrador (aqui chama-se root), como faz o Windows, o que faz com que se um cracker te entrar no computador, ganhe logo acesso ao sistema todo, tu ficas com uma conta "limitada", que practicamente só pode mexer dentro da sua pasta que está na pasta /home/ (é isso que significa o ~ na consola). (Pensa na pasta /home/ como "Os Meus Documentos").

No entanto, por vezes é preciso ter direitos de root para modificar alguma coisa no sistema (como instalar um programa por exemplo) e é por isso que se usa o comando "sudo" na linha de comandos. (É também por isso que quando usas por exemplo o Synaptic, tens que dar a tua password).

Por isso, podes-te tornar root, sempre que usares o comando sudo.
Existe também uma maneira de fazer login como root, e ficares sempre com os seus privilégios, no entanto isso não é recomendavél, porque quando tu estás como root, tu podes fazer TUDO, mesmo tudo, incluindo coisas suicidas (estilo, apagar drivers, o disco todo, etc.) e o computador nunca te irá para (é por isso que NUNCA, mas mesmo nunca, escrevas o comando "sudo rm -rf /", que apaga todo o conteudo da partição do linux (e talvez do Windows, se poderes escrever lá).

Ou seja, apesar de teres uma conta limitada, podes-te tornar root quando quiseres. (tinha mais alguma coisa para dizer sobre este assunto, mas esqueci-me :( )

Isto porque queria mudar o wallpaper e pelo que tenho reparado ele tem que estar sempre guardado num local. Queria que esse local fosse o mesmo dos que tras o ubunto.

Não percebi muito bem esta pergunta...

Se queres mudar o teu wallpaper, é só carregar no botão direito no rato no desktop e ir a "alterar fundo de ambiente de trabalho" ou algo assim, e depois carregas no butão de adicionar (ou então usas drag and drop, de uma janela do explorador de ficheiros :D).

Ja agora, descubri porque os videos não funcionam. É porque tenho os efeitos ligados das janelas. Aqueles que tornam as janelas elasticas. Se desligar o video ja se mostra bem. Qual a razão?

Hum... Se calhar é porque estás a usar o XGL... e com isso acho que não dá para usar aplicações que usem opengl (existem reprodutores de videos que usam).

Aqui na versão 7.04 dá para ver videos com os efeitos ligados...

Se quisseres (e não tiveres nada de importante na partição de linux, senão faz backups), instala o Ubuntu 7.04, que já trás melhorias a esse nível.

Ou então esperas pelo 7.10 :D

A minha grafica é uma intel G950. Sera que os drivers estão instalados de origem com o ubuntu?

Obrigada desde ja.

Hum... Penso que não. Provavelmente só estaram os drivers opensource (mas penso que se tens os efeitos 3d, então é porque já tens os drivers oficiais instalados.
 
rolando2424, se fizer isso com o wallpaper e depois apagar a imagem quando vou reiniciar a maquina ele volta para o inicial do ubuntu. Por isso perguntei onde esta a pasta desses imagens para por la a minha.

Afinal o cd que ca tinha era o do 7.04. Onde posso tirar o do 7.10?
Tenho outra coisa que não me funciona. Ao meter um filme em dvd ele não le. Ja esperimentei com o vlc, mplayer, xine e com aquele de origem. Que poso fazer?
 
rolando2424, se fizer isso com o wallpaper e depois apagar a imagem quando vou reiniciar a maquina ele volta para o inicial do ubuntu. Por isso perguntei onde esta a pasta desses imagens para por la a minha.

Eu tenho uma pasta na pasta pessoal chamada "As minhas Imagens", e tem lá uma pasta chamada Wallpapers e vou colocando lá os wallpapers. Em principio, podes colocar os wallpapers em qualquer sítio, desde que depois não o mexas (senão o Ubuntu não sabe onde procurar por eles :D)

De qualquer modo, a pasta dos wallpapers do Ubuntu é /usr/share/backgrounds (para copiar ficheiros para essa pasta, usa o comando "sudo cp ficheiro_wallpaper.png /usr/share/backgrounds/" (ou então para mover o ficheiro, troca o "cp" por "mv")).

Afinal o cd que ca tinha era o do 7.04. Onde posso tirar o do 7.10?

Provavelmente do site oficial do Ubuntu. Infelizmente, agora não tenho tempo para o procurar.

Mas se calhar é melhor esperar pelo lançamento oficial, porque ainda é uma beta, e como tal pode ter uns bugs graves (normalmente não, mas prontos, já diziam os antigos que o seguro morreu de velho).

Tenho outra coisa que não me funciona. Ao meter um filme em dvd ele não le. Ja esperimentei com o vlc, mplayer, xine e com aquele de origem. Que poso fazer?

Não sei, nunca vi DVDs no computador, devido ao facto de não ter drive de dvds :D (ok, ter, tenho, mas não funciona :P).

Mas já tentaste instalar os codecs que disse?
 
Vou esperar pelo 7.10 porque não consigo ver os videos com os efeitos ligados. É pena....
So mais uma coisa, como gravo os settings do beryl para quando reinicio o ubuntu ele carregue o beryl com os settings?
 
So mais uma coisa, como gravo os settings do beryl para quando reinicio o ubuntu ele carregue o beryl com os settings?

Isso já não sei porque desintalei o Beryl, mas se fizeres duplo clique no ruby que aparece na tray, na janela onde abre, deve de ter lá uma opção para "Guardar".

Ou então guardava automaticamente... já não me lembro.
 
Vou esperar pelo 7.10 porque não consigo ver os videos com os efeitos ligados.
Man... os (d)efeitos são só para mostrar aos amigos, não para utilização corrente. Aquilo (beryl, compiz e amigos) são papa-recursos e fonte de problemas completamente desnecessários. Deixar de ver vídeos para poder ter janelas a dançar... é uma opção curiosa ;-)

Já agora, por curiosidade, que tarefas é que fazes melhor/mais rápido com o beryl ligado que não fazes com ele desligado?
 
Man... os (d)efeitos são só para mostrar aos amigos, não para utilização corrente. Aquilo (beryl, compiz e amigos) são papa-recursos e fonte de problemas completamente desnecessários. Deixar de ver vídeos para poder ter janelas a dançar... é uma opção curiosa ;-)

Já agora, por curiosidade, que tarefas é que fazes melhor/mais rápido com o beryl ligado que não fazes com ele desligado?

assim, ainda estaria a utilizar aqueles que é por linha de comandos. Que saiba o ubuntu vai trazer de origem o beryl no 7.10 se não me engano.
 
assim, ainda estaria a utilizar aqueles que é por linha de comandos. Que saiba o ubuntu vai trazer de origem o beryl no 7.10 se não me engano.

E achas mal? Eu uso a linha de comandos para caraças. :D

No entanto, ao passar da linha de comandos para as interfaces gráficas, não foi propriamente para aumentar a produtividade do utilizador (excepto, é claro, para certas tarefas específicas, como edição de imagem, etc.), mas sim para aumentar a simplicidade e para atrair mais utilizadores para os computadores (penso eu :D)

O que acho que o slack_guy estava a falar é se tu tens algum aumento de performance, ao usar o Beryl. Existe alguma features que tu uses, que te faz trabalhar mais rápido (por exemplo, eu até gostava de poder arrastar o rato para o canto superior direito (se não estou em erro) e mostrava miniaturas das janelas na parte do meio do ecrã), no entanto, tenho o rato relativamente longe de mim (não tenho secretária ou mesa para o teclado, só um pequeno espaço para o rato, por isso acabo por usar o teclado nos meus joelhos) e acabei por aprender os atalhos do teclado para fazer as coisas.

E já agora, aquilo que eu te disse, ajudou no problema de gravar as defenições do beryl?

(E agora chama-se Compiz Fusion, que é o que vai vir com o 7.10, se não me engano)
 
Vou esperar pelo 7.10 porque não consigo ver os videos com os efeitos ligados. É pena....
So mais uma coisa, como gravo os settings do beryl para quando reinicio o ubuntu ele carregue o beryl com os settings?

Basta mudar o video para X11 (no mplayer ou xine) para veres os videos na boa com os efeitos ligados.
 
Back
Topo