1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Permissões de pastas no ubuntu

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por J_M, 13 de Novembro de 2007. (Respostas: 18; Visualizações: 5942)

1. J_M

J_M Power Member

Boas. Sou novo no ubuntu e estou a ter um problema. Sempre que tento transferir um ficheiro para a drive c: onde está o windows para depois usar esses ficheiros no windows aparece-me isto: Erro ao copiar, nao possui premissoes para escrever nesta pasta. No canto do simbolo da pasta tem um cadeado. Isto acontece-me tb nas pastas do linux, se tentar copiar algo dá-me o mesmo erro. apenas nao o recebo na "pasta pessoal" que é a unica sem o simbolo de cadeado. Eu ja fui as opçoes masnao consigo mudar as permissoes. O meu pc só tem uma conta a minha, mas ele so me pede password quando instalo um programa ou assim, nao me devia pedir quando faço estas trasnferencias e ficava o assunto resolvido? espero que me possam ajudar pois deve ser algo simples. Obrigado

2. nothing

nothing Power Member

3. J_M

J_M Power Member

O problema nao é esse, eu consigo aceder ao disco ntfs do windows. O problema é escrever no disco, copiar algo para lá. Só consigo ler e retirar ficheiros. Não tem a ver com isso que me indicas-te pois o mesmo acontece com o disco do linux, nao consigo escrever. Estou restrito á "pagina pessoal". É normal?

4. esquiso

esquiso Power Member

E que tal usares o sudo? ;)

5. uterrorista

uterrorista Suspenso

deve ser mais isto:
    click

6. slack_guy

slack_guy Power Member

É.
    It's not a bug, it's a feature :-)

7. J_M

J_M Power Member

Ainda não é isso.....o problema é o seguinte, se clicar no disco onde está o linux ou onde esta o xp e for a permissoes têm: "Dono: root Grupo:root". Está tudo a cinzento, ou seja, nao consigo modificar. Como eu entro com o meu nome e password no ubuntu ele deve proteger isso. Como faço para poder mudar as permissoes? entro como root? faço algum comando?

8. uterrorista

uterrorista Suspenso

sudo chmod 777 /media/disco_do_xp

9. J_M

J_M Power Member

Escrevendo isso responde-me: "chmod: a mudar as permissões de `/media/disk': Sistema de arquivos somente-leitura". E continua tudo igual...

10. slack_guy

slack_guy Power Member

Há uns anos fiz isso e arruinei o windows.

Sugestão:
    Cria uma partição (NTFS) __apenas__ para trocar ficheiros entre os sistemas operativos, nunca uma das partições onde estão os sistemas operativos. Bem sei que há quem não faça isto e não tenha azar (até hoje). É só uma sugestão.

11. J_M

J_M Power Member

mas é normal eu nao conseguir escrever no sistema de ficheiros do ubuntu? onde estao as pastas boot, bin, home..etc?

12. slack_guy

slack_guy Power Member

Não só é normal como é desejável.

Num sistema bem configurado, o $USER só deve escrever na sua pasta /home/$USER. Para poder escrever noutras pastas, o root tem de lhe dar permissão para isso.

O root pode escrever em todas as pastas.

13. J_M

J_M Power Member

entao digamos, eu consigo ver o meu disco onde esta o windows e consigo retirar ficheiros, apenas nao consigo escrever no disco pois as permissoes estao como root. Não posso entrar como root e mudar a permissão apenas para o disco do windows? desse modo já seria possivel colocar ficheiros no disco do windows, e quando fossem precisos aceder a eles a partir do windows.

14. slack_guy

slack_guy Power Member

Se 'disco do windows' = partição com sistema operativo MS Windows, _eu_ nunca faria isso. Mas há quem faça.

Resumindo: eu não faria; tu fazes o que quiseres, afinal o computador é teu :-)

15. J_M

J_M Power Member

pq? que outra maneira tenho de aceder aos ficheiros que tenho no ubuntu a partir do windows? assim, algo que precisa.se de utilizar no windows, bastava copiar para uma pasta da partição onde está o windows e ao entrar no windows bastava ir á msm pasta e retirar os ficheiros. Já agora, como entro como root e mudo as permissoes? tenho que entrar em "safe mode" certo?

16. slack_guy

slack_guy Power Member

Já disse mais acima o que penso disso: cria uma partição _exclusivamente_ para isso, onde não tenhas nenhum dos sistemas operativos.

sorry, não sei o que é o 'safe mode'.

17. J_M

J_M Power Member

Boas, ja criei uma partição exclusiva para trocar ficheiros, agora faço o que?

18. slack_guy

slack_guy Power Member

Boa pergunta. Fazes o que quiseres :-)

Sorry, não percebi. Qual é a dúvida?

19. J_M

J_M Power Member

Ia perguntar como modificar as permissoes desse disco mas de momento nao consigo aceder a nenhum...diz-me: impossivel montar disco. Mudei para o Gutsy, no feisty conseguia ler os discos ntsf...

Partilhar esta Página