permissoes em ubuntu..???

xoda_se

Power Member
boas pessoal...passa se o seguinte, sou novato nisto de linux... tenho neste momento o ubuntu instalado e quero o utilizar para fazer partilhas de ficheiros e software... ja consegui colocar uma pasta partilhada, mas quando acedo com o windows ao ubunto e la crio uma pasta, dentro da pasta partilhada pelo ubunto, esta pasta no ubuntu aparece me com um cadiado e nao consigo la criar nenhuma pasta...

outra situacao é a questao de ter ligado um diso em ntfs, no ubuntu consigo aceder a estes mesmos discos, mas nao consigo partilhar o disco... consigo partilhar a pasta.. mas quando tento aceder a pasta partilhado no disco ntfs da me um erro a dizer que nao tenho permisoes para aceder...gostava que me ajudassem..desde ja desculpas a todos pelo longo texto....

obrigado...
 
outra situacao é a questao de ter ligado um diso em ntfs, no ubuntu consigo aceder a estes mesmos discos, mas nao consigo partilhar o disco...
Eu tenho um problema semelhante mas tb ainda não consegui solucioná-lo. Quando ligo um disco externo só me deixa ler, não consigo nem criar pastas nem apagar nem nada.
 
vou colocar a pergunta de uma maneira mais simples... Quando acedo ao ubuntu atraves do windows e la crio uma pasta (numa pasta partilhada), ela aparece me com um cadeado e não consigo lá criar pastas nem ficheiros... Ajuda......
 
Há para aí uma incompatibilidade na gestão de permissões/propriedades entre o Windows e o Ubuntu. Podes sempre tomar a propriedade do ficheiro/pasta no Ubuntu:
Código:
sudo chown -hR oteuuser:users /caminho/para/pasta
sudo chown oteuuser:users /caminho/para/ficheiro
 
Eu tenho um problema semelhante mas tb ainda não consegui solucioná-lo. Quando ligo um disco externo só me deixa ler, não consigo nem criar pastas nem apagar nem nada.


Permissões de escrita para NTFS. Existe um programa mt bom... ferramenta de configuração NTFS. procura no adicionar e remover programas.
 
Back
Topo