1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

permissoes em ubuntu..???

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por xoda_se, 5 de Junho de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 1638)

1. xoda_se

xoda_se Power Member

boas pessoal...passa se o seguinte, sou novato nisto de linux... tenho neste momento o ubuntu instalado e quero o utilizar para fazer partilhas de ficheiros e software... ja consegui colocar uma pasta partilhada, mas quando acedo com o windows ao ubunto e la crio uma pasta, dentro da pasta partilhada pelo ubunto, esta pasta no ubuntu aparece me com um cadiado e nao consigo la criar nenhuma pasta...

outra situacao é a questao de ter ligado um diso em ntfs, no ubuntu consigo aceder a estes mesmos discos, mas nao consigo partilhar o disco... consigo partilhar a pasta.. mas quando tento aceder a pasta partilhado no disco ntfs da me um erro a dizer que nao tenho permisoes para aceder...gostava que me ajudassem..desde ja desculpas a todos pelo longo texto....

obrigado...

2. crossroads

crossroads Power Member

Eu tenho um problema semelhante mas tb ainda não consegui solucioná-lo. Quando ligo um disco externo só me deixa ler, não consigo nem criar pastas nem apagar nem nada.

3. skorzen

skorzen Power Member

Código:
    man chmod
    Código:
    man chown
    Código:
    man chgrp

4. xoda_se

xoda_se Power Member

vou colocar a pergunta de uma maneira mais simples... Quando acedo ao ubuntu atraves do windows e la crio uma pasta (numa pasta partilhada), ela aparece me com um cadeado e não consigo lá criar pastas nem ficheiros... Ajuda......

5. neonl

neonl Banido

Há para aí uma incompatibilidade na gestão de permissões/propriedades entre o Windows e o Ubuntu. Podes sempre tomar a propriedade do ficheiro/pasta no Ubuntu:
    Código:
    sudo chown -hR oteuuser:users /caminho/para/pasta
    sudo chown oteuuser:users /caminho/para/ficheiro

6. malves

malves Power Member

Permissões de escrita para NTFS. Existe um programa mt bom... ferramenta de configuração NTFS. procura no adicionar e remover programas.

Partilhar esta Página