1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Permissões na pasta das aplicações

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por Menam, 7 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 1087)

1. Menam

Menam Power Member

Estas permissões estão correctas para a pasta das Aplicações? Pergunto isto porque desde que mudei o icon da pasta, tenho de colocar a password para poder apagar os programas e antes não necessitava de o fazer...

2. OldMan

OldMan Power Member

Eu preciso de por a pass porque este user não é administrador, mas as minhas estão assim:

3. Menam

Menam Power Member

Mas a minha conta é de administrador...

4. scriptKid

scriptKid Power Member

Não, as permissões não estão correctas. As minhas permissões (10.4.10) das pasta Aplicações estão como as do OldMan.

Eu verificaria se o meu user id faz parte do group wheel e depois modificaria a permissões da pasta para permitir a este grupo ler e escrever

Terminal :
    id username

No meu caso

uid=501(username) gid=501(username) groups=501(username), 81(appserveradm), 79(appserverusr), 80(admin)

Como pertenco ao grupo admin e a pasta tem permissões de escrita e leitura para este grupo, não necessito de inserir a password.

P.S.: Estou a supor que o grupo correcto é o wheel. Na verdade não sei se deveria ser admin ou wheel. Talvez dependa da versão do Mac OS.

EDIT: Talvez fosse boa ideia com a conta de administrador fazer um verify permissions no disk utility.

Última edição: 7 de Fevereiro de 2008
  5. Menam

Menam Power Member

Eu estou com o Leopard, deverá funcionar do mesmo modo.
    Entretanto fiz o "id username" e apareceu isto:
    uid=501(andre) gid=20(staff) groups=20(staff),101(com.apple.sharepoint.group.1),98(_lpadmin),81(_appserveradm),79(_appserverusr),80(admin)

O engraçado é que no painel de preferências, secção contas, apareço como "admin"...

Já fiz a reparação das permissões mas não acusa nada...

6. scriptKid

scriptKid Power Member

O teu grupo primário é staff, mas também pertences ao grupo 80 (admin).
    Portanto até agora só te ajudei a confirmar algo que já sabias ... LOL .

Não sei o que fizeste no teu sistema, nem tenho o Leopard. Contudo posso dar uma dica, desde que fique claro que
    "Use at your own risk" !!!
    No terminal:
    Alterar as permissões das pastas /Applications, para que o grupo wheel possa escrever

$ sudo chmod -R g+w /Applications

Adicionar o teu user id ao grupo wheel

$ sudo dscl . append /Groups/wheel GroupMembership $USER em que $USER deverá ser o teu username = andre

Isto supondo que todas as aplicações também pertencem ao grupo wheel.
    Outro método seria alterar o grupo das pasta /Applications para admin, mas não sei se o sistema fica "baralhado".

$ sudo chgrp -R admin /Applications

Depois diz se isto serviu de alguma coisa.
    P.S. : O Leopardo e o Tiger não funcionam do mesmo modo, por exemplo parece que o NetInfo Manager desapareceu ...

7. Menam

Menam Power Member

Fiz uma coisa, na janela das permissões que mostro em cima, adicionei-me á lista de nomes que já lá estava. Assim para alem daqueles três estou também lá inserido para poder alterar o conteúdo da pasta. Realmente era um processo simples e eu nem me lembrei disso... Já dizia o slogan da apple: Think Different :lol:

8. scriptKid

scriptKid Power Member

Excelente. No Tiger nunca encontrei essa opção através do Finder.
    E também sou um bocado terminal biased ...

9. Menam

Menam Power Member

Obrigado pela ajuda :hello:

Partilhar esta Página