1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Permissões no Debien

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por filjoa, 18 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 13; Visualizações: 704)

1. filjoa

filjoa Power Member

viva

estou a tentar instalar o joomla num sistema Debien, acontace que estou a ter problemas com as permissões na leitura e escrita quando estou agr a tentar configurar o joomla...

já fiz o comando "sudo chmod -r 777 www", sendo que estava na pasta "/media" e a que queria dar as permissões era "/media/www" e fica tudo na mesma...

será que o joomla utiliza um utilizador que eu não sei qual é para ler e escrever? se sim como posso eu saber qual é esse utilizador e lhe dar as permissões necessárias?

ou então o que posso fazer para dar as permissões para qq user ler e escrever nestas pastas?

cumps

2. nfk

nfk Power Member

Seguiste as instruções? Nessas do link têm uma secção de permissões com um passo de chown.

3. filjoa

filjoa Power Member

viva

obrigado, mas penso que já fiz tudo isto e continua tudo na mesma...

fiz isto: "sudo chown -R www-data:www-data /media/www/", corre os files todos e diz " Operation not permitted"

depois fiz: "sudo chown -R root:root /media/www/", o PC pensa um pouco e depois nao acontece nada...

depois vou a pagina do joomla e o resultado é o mesmo da imagem...

por exemplo "cat /etc/passwd" obtenho "www-data:x:33:33:www-data:/var/www:/bin/sh", não devia ser na pasta "/media/www"

é bem possivel que o problema esteja no interface.. ou seja eu :D mas não consigo saber o que estou a fazer mal.

cumps

4. nfk

nfk Power Member

Por que é que estás a instalar em /media ? Normalmente essa pasta é usada para unidades de armazenamento externas. Experimentaste instalar em /var/www como dizem as instruções? Tens alguma razão para não poderes fazer isso?

Quando o PC pensa um pouco e não acontece nada, em princípio o comando funcionou. É estranho dar o "Operation not permitted" se estás a correr com um utilizador que tem permissões root através do sudo. Mas se não consegues mudar as permissões é natural que depois apareça o que aparece na página do joomla. Consegues fazer "sudo su" com o teu utilizador e ficar como root?

O resultado do "cat /etc/passwd" é normal, a não ser que tenhas feito alguma coisa para mudar o utilizador www-data (e normalmente não há razão nenhuma para o fazeres).

5. filjoa

filjoa Power Member

viva

o facto de estar a usar o /média é devido a estar a instalar o site numa PEN, pois estou a instalar o sistema no raspberry e é uma maneira de ter mais espaço... para alem disso se amanha ou além quizer instalar outra versao do linux, o site e as configurações estão todas lá, basta-me fazer o backup do mysql.

fiz o comando "sudo su" e ele funcionou e passou o user "root", é suposto fazer alguma coisa com isso?

fiz "chmod -R 777 /media/www/" é parece que aceitou o comando.. mas continuo sem as permissões de escrita.

não há maneira de permitir a leitura/escrita a todos de uma vez?

cumps

6. sEnte!

sEnte! Power Member

Será que não estás a dar permissões à pasta incorrecta?
    Eu também tenho linux numa pen (linux apenas para programação) e não tive qualquer problema com as permissões.
    Já agora podes experimentar apenas /media/www a barra pode ler como sendo apenas os ficheiros dentro de pasta www e não a pasta, tal como o Linux é um bocado picky por causa do case-sensitive

7. nfk

nfk Power Member

Os comandos que estás a correr são para alterar todos os ficheiros de uma vez, recursivamente. Podes verificar as permissões das pastas e ficheiros com "ls -l". Se não estiverem bem, algo está a correr mal no comando chmod. Se estiverem bem, se calhar o web server não está a servir a pasta que tu queres.

8. filjoa

filjoa Power Member

viva

relativamente à barra... o comando nao funciona...

depois de estar dentro da pasta e fazer "ls -l" o resultado é o seguinte:
    drwxr-xr-x 10 root root 16384 Feb 4 02:23 administrator
    drwxr-xr-x 2 root root 16384 Feb 4 02:23 cache
    drwxr-xr-x 2 root root 16384 Feb 4 02:23 cli
    drwxr-xr-x 13 root root 16384 Feb 4 02:23 components
    -rwxr-xr-x 1 root root 1795 Feb 17 01:07 configuration.php

ajuda para saber alguma coisa?

cumps

9. nfk

nfk Power Member

Ajuda. Pelo screenshot que puseste no início, o joomla precisa de permissões de escrita, e só o root é que as tem.

10. filjoa

filjoa Power Member

entao e como raio é que dou essas ditas permissões ao joomla?

11. Ketheriel

Ketheriel Power Member

A este ponto ainda nao percebeste que o apache precisa de permissões de escrita para os directórios? Isso nao tem nada a ver com o joomla, tem a ver com o apache; mas deixa-me mandar umas postas tipicamente tradicionais da minha pessoa (mesmo sem saber o resto da historia): 1. /media é utilizado pelo FUSE para montar sistemas de ficheiros; nao conheço nem uma distribuição que utilize o /media/www como DocumentRoot, para ser sincero, as standard utilizam o /var/www (seguem o FHS), e outras seguem o /srv/www ou lá o que for (caso da SUSE); portanto quando indicas '/media/www' significa que andaste a martelar as coisas para teu proprosito sem teres qualquer luz de como funciona o apache; 2. Ninguém quer saber se isso é joomla, se é phpnuke ou seja lá o que for; Não tens permissões de escrita porque isso está tudo ajavardado, e neste caso o que te falha compreender é que o utilizador que corre o apache (tradicionalmente nobody ou apache e nao www-data, em mais de 14 anos nunca vi nenhum utilizador www-data a correr apache, e pela maos já me passou muita coisa); 3. O utilizador que corre o apache é que tem que ter permissões, nao o teu utilizador 'www-data'; além disso, nenhuma distro minimamente decente traz o utilizador que corre um serviço como o apache com login shell (/bin/sh ? wtf?!). Isto é uma GRAVE falha de segurança, e na minha especulação digo mesmo que o utilizador que corre o apache nao é o www-data. 4. Vai ler a documentação do Apache :)

12. nfk

nfk Power Member

O chmod -R 777 que fizeste lá em cima é pouco ortodoxo, mas devia dar as permissões.

Experimenta instalar o pacote usbmount e usá-lo para montar a drive externa com o utilizador www-data. Exemplos aqui:

http://fex.rus.uni-stuttgart.de/usbmount.html

13. nfk

nfk Power Member

Ketheriel,

Em Debian o utilizador do apache é www-data e tem a shell configurada, embora não possa fazer login (não tem password em /etc/shadow).

Partilhar esta Página