1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Permissões

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Condez, 28 de Março de 2005. (Respostas: 15; Visualizações: 1727)

1. Condez

Condez [email protected] Member

Tenho o Mandrake 10.1 e estou aqui com um problema relativo ás permissões nos discos.

Pelo que tive a verificar, nem o meu utulizador nem o "root" têm permissões de "write" nos discos.

Já tentei dar essa permissão mas não consegui.
    Tentei em modo gráfico, ao que ele me dá um erro a indicar que não consegue alterar as permissões.
    Tentei em modo de texto, fazendo "chmod a=rwx /mnt/win_c" , ao que o sistema devolve-me uma mensagem de erro a indicar que não consegue alterar as permissões e que o "/mnt/win_c" é um read-only file system.
    O mesmo se passa para a partição "/mnt/win_d".

"/mnt/win_c" é a partição do windows xp pro.
    "/mnt/win_d" é uma partição para dados, não tem SO instalado.

Isto está-me a causar grande transtorno, pois preciso de mexer nas partições (copiar ficheiros, etc...) e não consigo.
    Mas o mais estranho é que isto aconteceu de um momento para o outro, pois até a bem pouco tempo conseguia sem problemas.

Alguem me pode ajudar a resolver este problema?

Obrigado.
    Um abraço.

2. diablos

diablos Power Member

As partições estão com que sistema de ficheiros??? (VFAT ou NTFS)
    Abre o ficheiro /etc/fstab (se n me engano) e verifica se tens a partição com o parametro "ro", se sim é porque provavelmente a partição está em NTFS e o linux ainda n garante a 100% a escrita nesse sistema de ficheiros pelo que podes apagar esse parametro e provavelmente consegues escrever nas partições mas fica por tua conta e risco.
    Espero ter ajudado.
    Cumprimentos.

3. Toutatis

Toutatis [email protected] Member

Para evitares os riscos que o diablo referiu, o que poderias fazer era criar uma partição FAT32 para teres os dados que queres partilhar.

Pelo menos é o que faço. Tenho um disco de 60GB em que a particao NTFS para o winxp tem 10GB, as partições para linux somam cerca de 8GB, e depois tenho uma partiçao de 40GB em FAT32 que é acedida por ambos sem qqer problema.

4. fap

fap Power Member

tipo...não é por tirares o ro do fstab que vais conseguir escrever numa partição ntfs...tens de ter o suporte de escrita em ntfs configurado no kernel, seja built-in, seja como módulo...

5. Condez

diablos

As partições são NTFS.

Vou exprimentar retirar esse "ro" no fstab, caso esteja definido.

fap

Se não me engano, o kernel do mandrake 10.1 já dispõe de suporte para NTFS.

Caso o kernel não disponha de suporte, que devo fazer?

6. fap

fap Power Member

se tiver deve ser um suporte ainda não muito estável mas verifica...

mais info : http://linux-ntfs.sourceforge.net/status.html

7. PrOdG

PrOdG Power Member

Da última vez que tentei, o suporte para escrita em NTFS só funcionava para alterar ficheiros já existentes, desde que não se alterasse o tamanho. Não valia de grande coisa, portanto.

O que existe é o projecto captive, que é estilo um wrapper dos drivers do windows. Mas é muito lento, tão lento que no meu caso nem valeu a pena.

8. God_Lx

God_Lx Folding Member

Vcs devem ter testado isso no kernel 2.4.5 ou anterior não ? no 2.4.18 ja' eu escrevia/lia em NTFS (Windows 2k e XP) perfeitamente todos os dias e como se fosse FAT32... (Sim o 2.4.18 ainda dizia DANGEROUS no suporte... No entanto nunca tive nenhum problema)

9. PrOdG

PrOdG Power Member

2.4 ? Tinha ideia que só tinha sido implementada a partir dos 2.6.x..

Não me lembro bem, mas acho que foi com o 2.6.8. Tou a ver que tenho de experimentar isso outra vez :)

10. Condez

Bem, estou mesmo lixado com isto.
    Continuo sem me safar.

O XP foi com o boda e preciso urgentemente de o instalar mas não posso formatar a partição, pois tenho imensos dados.
    Como tenho o mandrake instalado, queria (através do mandrake) apagar tudo na partição que diga respeito ao windows e de seguida efectuar uma instalação.

Mas continuo sem conseguir escrever nas partições "c" (com o XP) e "D" (partição apenas de dados).
    Ambas as partições são NTFS.

Já tentei fazer umount e mount manual com o parametro "rw" ou "w", ele monta a partição sem problemas mas fico á mesma sem permissões de escrita.

No fstab tenho o seguinte:

/dev/hda1 /mnt/win_c ntfs umask=0,nls=iso8859-1,rw 0 0
    /dev/hda5 /mnt/win_d ntfs umask=0,nls=iso8859-1,rw 0 0

Após o arranque do linux, na directoria "/mnt" faço "ls -l" e verifico o seguinte:

dr-xr-xr-x 1 root root 8192 -> win_c
    dr-xr-xr-x 1 root root 4096 -> win_d

Tenho o kernel 2.6.8.1 instalado.

Já tentei inclusive usar o knoppix 3.8, mas tenho o mesmo problema que no mandrake.
    Não consigo escrever nas partições que não sejam do linux.

Já não sei que fazer. Estou mesmo enrrascado.

Tenho imensa urgência nisto, estou a precisar de ajuda urgente!

11. kazuza

kazuza Power Member

Se queres mesmo recuperar os dados das partições NTFS, porque não eliminas o bootloader do MDK, arrancas com o CD do XP e efectuas uma reparação (ou chamas a consola) para recuperar os dados e a seguir, tudo novo...

Ou melhor ainda, porque não arrancas com um CD WinPE?

12. Condez

Pela esperiência que tenho, as reparações do Windows nunca dão em coisa boa.

Eu com o Windows consigo aceder e escrever nás partições sem problema.
    Com o linux consigo aceder, mas não consigo escrever.

Não tenho espaço suficiente para guardar todos os dados que tenho na partição "C".
    Daí eu querer através do linux, apagar tudo relativo ao windows e instalar.

Mas já não sei que faça para conseguir escrever nas partições através do linux.
    O mais estranho é que eu já consegui, mas de repente deixou de dar. Não sei se fiz alguma coisa ou não. Que eu saiba não.

13. kazuza

kazuza Power Member

A reparação seria só para recuperar os dados (parto do principio que é isso que tu queres... ). Depois farias um new install. ...

14. diablos

diablos Power Member

Não tenho a certeza se é possivel mas podias tentar converter as partições ntfs para fat32 alteravas o que tinhas a alterar em linux e dps voltavas a converter para ntfs para fazeres uma nova instalação, axo que o PM8 faz isso, mas como disse não tenho a certeza.

15. Forgotten

Forgotten Banido

De NTFS para FAT32 penso que não dá mesmo.. mas ao contrário dá sem formatar...

Partilhar esta Página