PlayStation Persona 5 (Atlus, Deep Silver)

E há muita diferença a nível de qualidade/game play?

Tenho que ver. Não sei se há muita diferença entre o preço de uma ps3 usada ou de uma ps4. E assim poderia jogar outros exclusivos playstation.

Eu falei na Switch não tanto pelo dinheiro, até porque actualmente seria mais caro que uma ps4, mas sim porque rpg para mim dá mais jeito em portátil.
Acho que é só diferença de resolução gráfica. Ps3 a 720P e PS4 a 1080p. No entanto agora acho que seria melhor comprar uma PS4. De resto concordo se houvesse o persona para a Vita seria esse que comprava
 
Ainda joguei muito pouco, mas depois de ver os gráficos e novos modelos HD das shadows acho que mudo de opinião que preferia jogar na vita. (Apesar de que de certeza irei jogar alguna coisa em remote).
 
Também preferia que este jogo saísse numa portátil. Na Vita não sei se dava, a consola nem chega ao poder de uma PS3. Teriam de fazer alto corte como fizeram no Persona 3 Portable (que está excelente jogo e até preferi essa versão). Mas para a Switch, podiam perfeitamente lançar, a consola é mais potente que a PS3 e este jogo tem versão PS3. Ultimamente, não tenho tempo para jogar em consolas caseiras e não sei quando a situação vai mudar... Tanto que vendi a PS4, a Xbox One e actualmente, só tenho a Vita e a New 3DS. Não percebo a falta de uma versão portátil num RPG como este, que tem imensas horas. Os Japoneses até preferem jogar em portáteis! Eu joguei o Persona 3 e 4 na Vita (joguei também a versão caseira do 3, na altura tinha tempo) e está a custar-me não puder jogar este. Podia comprar uma PS3 ou PS4, mas não ia ter tempo. No entanto, o Persona 3 e 4 tiveram versões portáteis muito depois do lançamento original. Logo, ainda tenho esperança que façam o mesmo para o Persona 5.
 
Tambem joguei o Persona golden na Vita e adorei, não sei porquê mas acho que é um jogo que se adequa bem a uma portátil. Isso e aventuras gráficas...
 
É certo dizer que este jogo vai valer uma boa nota daqui a uns tempos? Parece que toda a gente está com dificuldades em encontrá-lo no lançamento!
 
É certo dizer que este jogo vai valer uma boa nota daqui a uns tempos? Parece que toda a gente está com dificuldades em encontrá-lo no lançamento!
Suponho que a Atlus já esteja a por mais cópias no mercado. É a forma mais próxima que têm de imprimir dinheiro [emoji5]
Apesar que nesta altura muitas pessoas já se viraram paea o digital. Eu a minhq stell case é para guardar (apesar de não ser coleccionista)
 
Algumas impressões iniciais:

-As texturas são estranhas em alguns sítios, baixa resolução mesmo, provavelmente herança da PS3.
-Tem provavelmente dos menus mais impressionantes que me lembro de ter visto num jogo, no aspeto.
-Música muito boa com um feeling de jazz muito interessante.
-Muito diálogo (é o meu primeiro persona).
-Sistema de batalha parece ser bastante rápido e com muitas coisas que interligam entre si.
-Sinto falta de voz numa boa parte do diálogo do nosso personagem.

E já agora, para quem vê o anime vai perceber:

chop.jpg
 
Algumas impressões iniciais:

-As texturas são estranhas em alguns sítios, baixa resolução mesmo, provavelmente herança da PS3.
-Tem provavelmente dos menus mais impressionantes que me lembro de ter visto num jogo, no aspeto.
-Música muito boa com um feeling de jazz muito interessante.
-Muito diálogo (é o meu primeiro persona).
-Sistema de batalha parece ser bastante rápido e com muitas coisas que interligam entre si.
-Sinto falta de voz numa boa parte do diálogo do nosso personagem.

E já agora, para quem vê o anime vai perceber:

chop.jpg

O 4, pelo menos na parte inicial, ainda tinha mais diálogo.

Em relação as vozes dá a sensação que alguma coisa se perdeu na dobragem.

Os menus estão espectaculares. No entanto os do Persona 4 golden são mais práticos (ou é só uma questão de habituação ). Sinto falta da navegação pelo stick, no P5 a navegação é só pelo DPad. Depois a outra queixa é a opção de análise aos adversários estar escondida em dois submenus.
 
-Muito diálogo (é o meu primeiro persona).

O P4 era pior, porque demorava-se umas 3 ou 4 horas para se começar a lutar. O P5, apesar de ter bastante dialogo, é mais equilibrado neste aspecto. É normal haver mais diálogo no primeiro Palace, porque é também onde é explicado o que são estas dungeons e como funcionam. Depois deste Palace, tu ganhas um pouco mais de liberdade para explorar um outro sitio.

-Sinto falta de voz numa boa parte do diálogo do nosso personagem.

Isso depois passa. Também estranhei quando joguei P3 pela primeira vez. Mas a reacção das outras personagens compensa o protagonista não ter voz.

Em relação as vozes dá a sensação que alguma coisa se perdeu na dobragem.

É normal que algo se tenha perdido pelo caminho. É um RPG japonês que decorre no Japão. Há certas coisas culturais e termos que não passam bem quando traduzidos (o mesmo acontece por exemplo com algumas piadas em inglês que não se traduzem tão bem para outras línguas). Mas ao menos, estão disponíveis as vozes japonesas.

Os menus estão espectaculares. No entanto os do Persona 4 golden são mais práticos (ou é só uma questão de habituação ). Sinto falta da navegação pelo stick, no P5 a navegação é só pelo DPad. Depois a outra queixa é a opção de análise aos adversários estar escondida em dois submenus.

Os menus são muito semelhantes em termos de opções; apenas muda o estilo visual.

Quanto à questão da análise dos adversários, tu tens atalhos durante as lutas para analisar (L1) e utilizar a fraqueza do adversário (R1).
 
Por acaso é uma cena porreira. Carregas no L1 e podes circular pelos adversários para ver as suas forças e fraquezas (caso já tenhas descoberto). E ao carregar no R1, a personagem vai logo buscar o tipo de ataque certo para a fraqueza do inimigo.

-Sistema de batalha parece ser bastante rápido e com muitas coisas que interligam entre si.

Esqueci-me de comentar este ponto. Concordo. O sistema por turnos é bastante rápido. Isto porque o jogo é pensado para lutas com pouca duração. O objectivo é explorares o mais possível as fraquezas dos adversários. Quanto mais tempo uma luta durar, pior é para ti porque vais gastar mais HP e SP, e também vais consumir recursos (os itens existem em pouca quantidade).
 
Já agora em que dificuldade estão a jogar? Eu estou em Hard mas ainda não consigo avaliar as diferenças.

E consegue -se fazer as dungeons num dia? No 4 fazia para ter mais tempo livre para os social links e desenvolvimento da personagem.
 
E consegue -se fazer as dungeons num dia? No 4 fazia para ter mais tempo livre para os social links e desenvolvimento da personagem.

Não. Existem dungeons que teoricamente podes fazer do inicio ao fim, sem qualquer impedimento em termos de história, mas a escassez de itens torna isso muito complicado de se fazer. Outras dungeons têm coisas associadas a determinados eventos fora do Metaverse, e tens de avançar na história antes de conseguires progredir mais na dungeon.

Ainda assim, o prazo limite para se completar as dungeons é generoso o suficiente para se poder gastar 2 ou 3 dias nisto e usar o resto para os social links, atributos e outras actividades.
 
Algumas impressões iniciais:

-As texturas são estranhas em alguns sítios, baixa resolução mesmo, provavelmente herança da PS3.
-Tem provavelmente dos menus mais impressionantes que me lembro de ter visto num jogo, no aspeto.
-Música muito boa com um feeling de jazz muito interessante.
-Muito diálogo (é o meu primeiro persona).
-Sistema de batalha parece ser bastante rápido e com muitas coisas que interligam entre si.
-Sinto falta de voz numa boa parte do diálogo do nosso personagem.

E já agora, para quem vê o anime vai perceber:

chop.jpg

Só não estou a jogar com as vozes em japonês porque vi logo que era a voz do Chopper. Parece que cada vez que a Morgana falava via o Chopper lol.

Sendo este o meu primeiro Persona jogado a sério( já tinha jogado um pouco na ps2, mas como era emprestado não joguei muito) estou a adorar. História interessante, música excelente. Estou a jogar em Normal, visto ser como já disse a primeira experiência a sério e mesmo assim nota-se que se há um ou outro falhanço as shadows malham bem.
 
Eu estou a adorar o jogo, aliás já levo 60h de jogo e acabei a 4a dungeon que foi a primeira que fiz do principio ao fim num dia, em Hard tem sido difícil mas acho que cheguei talvez ao ponto em que se torna mais tranquilo, veremos.

De qualquer maneira o jogo está excelente a todos os níveis, estou a adorar. A única coisa que me tem chateado mais e os slots para as personas que não são muitos e quando preciso reviver personas para certas combinações torna se difícil jogar com os espaços que tenho visto que tem sido difícil gerir a parte financeira, pelo menos até agora visto que as armas são muito caras e não andava a ganhar muito, só agora com a evolução de certos social links e que juntei mais dinheiro.
 
O objectivo é explorares o mais possível as fraquezas dos adversários. Quanto mais tempo uma luta durar, pior é para ti porque vais gastar mais HP e SP, e também vais consumir recursos (os itens existem em pouca quantidade).
Queria salientar este ponto, pois ontem, nas partes finais da primeira masmorra, estava a ser complicado dar conta do recado na parte em que precisamos de um determinado item. Estava constantemente a morrer por não conseguir dar o golpe final, mesmo depois do stun, pois o inimigo ficava sempre com menos de 1/4 da vida, mas depois com um hit matava-me. Se não me despachar as coisas ficam muito más, muito rapidamente de facto.

O sistema de SP para a dungeon toda lembra-me algo que joguei recentemente com o Darkest Dungeon, onde é preciso ter muito cuidado com os recursos. Por falar neste, o sistema de stress devido à bicharada que lá existe, teria aqui um concorrente sério em estranheza, com monstros com um design muito bom, que é como quem diz, I've seen some weird shit.

Depois de mais algumas horas acho que posso classificar o jogo como, simulador da vida real, com todas a coisas boas/chatas que daí advêm, e uma visita aos cantos mais escuros das pessoas. Uma mistura estranha, mas que funciona.
 
Queria salientar este ponto, pois ontem, nas partes finais da primeira masmorra, estava a ser complicado dar conta do recado na parte em que precisamos de um determinado item. Estava constantemente a morrer por não conseguir dar o golpe final, mesmo depois do stun, pois o inimigo ficava sempre com menos de 1/4 da vida, mas depois com um hit matava-me. Se não me despachar as coisas ficam muito más, muito rapidamente de facto.

O sistema de SP para a dungeon toda lembra-me algo que joguei recentemente com o Darkest Dungeon, onde é preciso ter muito cuidado com os recursos. Por falar neste, o sistema de stress devido à bicharada que lá existe, teria aqui um concorrente sério em estranheza, com monstros com um design muito bom, que é como quem diz, I've seen some weird shit.

Depois de mais algumas horas acho que posso classificar o jogo como, simulador da vida real, com todas a coisas boas/chatas que daí advêm, e uma visita aos cantos mais escuros das pessoas. Uma mistura estranha, mas que funciona.

Eu estou a gostar do tema que suporta as dungeons (apesar de ainda estar ba primeira [emoji28]). Como dizes é essa visita aos cantos mais escuros das pessoas. Neste dá para sentir raiva dos inimigos (se os seguintes forem da mesma estirpe do primeiro ). Apesar de adorar o P4 acho que este tem tudo para ser melhor. No 4 os bosses eram menos detestáveis. E o tema que suportava as dungeons era um pouco repetitivo.
 
O jogo parece algo restritivo nas escolhas que dá em certos momentos. Há tantas coisas para fazer, mas por vezes não existe escolha de fazer outras actividades, com o afunilar do percurso para a campanha principal.

Isto melhora, por exemplo, nos meses de verão? Onde, presumo eu, não haverá tanta preocupação com as aulas?
 
Back
Topo