PlayStation Persona 5 (Atlus, Deep Silver)

escolhi a melhor waifu (Makoto)
:berlusca:

^Se não estou enganado só houve um outro jogo que levou 10 com o Daimon.
A parte das fusões dos persona terem determinados atributos é que ainda não percebi muito bem como funciona.

Já agora, as vozes em inglês não gosto, de todo. Perde-se algum do banter dos combates e outras coisas, mas bolas a diferença para mim é bem grande.
 
Última edição:
@sotil Acho que é mesmo o segundo que dou nota máxima. O outro jogo foi o primeiro Dark Souls, se não estou em erro.

Quanto às fusões, a coisa é simples, mas tem RNG à mistura. Isto é feito via Gallows Strengthening. Pegas na Persona que queres evoluir ou receber uma skill, escolhes a Persona que queres sacrificar, e rezas para que a skill pretendida seja transferida de uma para a outra.

Exemplo prático; a Kaguya (podes ver na imagem que coloquei no post anterior). Queria que a Kaguya aprendesse a skill Concentrate. O que fiz foi ir à opção Gallows Strengthening, escolhi a Kaguya e sacrifiquei a Persona Belphegor. Se a skill Concentrate não era transferida do Belphegor para a Kaguya, fazia load e voltava a tentar.

Se apenas quiseres sacrificar uma Persona para evoluir outra, o processo é igual. Mas tens de ter em atenção um aspecto: a diferença de niveis entre a Persona sacrificada e a que vai receber o EXP não deve ser muita. Assim tens mais controlo sobre que stats sobem. Pegando outra vez no exemplo da Kaguya, a Persona que sacrificava estava apenas uns 5 níveis acima. Assim, bastava sair e entrar do menu de resultado final poucas vezes até Magic, Endurance ou Agility serem as stats salientadas a amarelo.

Não sei se me expliquei bem, mas vê este vídeo a partir do min 1:20. Mostra como o processo se desenrola sem spoilers.

 
Se a skill Concentrate não era transferida do Belphegor para a Kaguya, fazia load e voltava a tentar.

É isto que estou a fazer para o rank do
confidant da velvet room.

Se apenas quiseres sacrificar uma Persona para evoluir outra, o processo é igual. Mas tens de ter em atenção um aspecto: a diferença de niveis entre a Persona sacrificada e a que vai receber o EXP não deve ser muita. Assim tens mais controlo sobre que stats sobem. Pegando outra vez no exemplo da Kaguya, a Persona que sacrificava estava apenas uns 5 níveis acima. Assim, bastava sair e entrar do menu de resultado final até Magic, Endurance ou Agility serem as stats salientadas a amarelo.

Isto é que já não sabia. Mas este processo deve precisar de milhões de dinheiro para andar sempre a comprar personas, pois o espaço para guardar os das batalhas é muito pequeno. Para além disso parecem existir dezenas de combinações e tanto persona, que dá para ficar falido num instante. Neste momento não estou a ver, sendo que não acabei o jogo, como fazer grande dinheiro com a masmorras.

Agora que falas nisso vou tentar arranjar uns personas de nível mais alto, pois estou a 42/43 no personagem, acho, e ainda há ali uns que nem chegaram a 40. O problema é que quando vou tentar buscar skills que quero, temos sempre que lidar com o RNG e a despesa de fazer summon a um persona que tenha o que queremos. Já cheguei a andar às voltas quase duas horas na velvet room e não sabia para onde me virar, pois não conseguia fazer escolhas de que personas fundir. Depois ficava a arder com skills que não queria pois o dinheiro para fazer summon de outros já tinha ido à vida.
 
Makoto all the way . Ja vou no 6o palácio, estou a adorar, mas existe aquele sentimento de repetição durante o jogo, mas tirando isso, espetacular.
 
@sotil Sim, é preciso bastante dinheiro. Não sei o valor exacto, mas levar a Kaguya de nível 16 para nível 99 com aquelas stats custou mais de 1.5 milhões. Isto porque tinha de voltar a registar a Kaguya, mandá-la embora, fazer summon da Kaguya actualizada e da Persona que iria sacrificar e fazer o ritual. Depois, foi repetir este processo muitas vezes.

No entanto, pelo menos até chegares às Personas de nivel 70+, não te preocupes muito em meter as skills todas que queres numa Persona. Isto porque a partir de nivel 60/70 vais começar a encontrar Personas com poucas ou nenhuma fraquezas e com bastantes resistências. Este tipo de min/max acaba por ser mais importante nos últimos Palaces e nos bosses opcionais.

@lpmacedo Não sei o que acontece se o fizeres, mas acho que dá.
 
@Daimon Nice review. Como referiste e bem, este deve ser o exemplo que os JRPG devem seguir. É a prova que o sistema por turnos ainda está bem vivo. Acredito que para uma geração mais nova a falta de ver o boneco a malhar indiscriminadamente retire logo a vontade de jogar RPG por turnos, mas para quem cresceu a jogar com sistemas de batalha deste tipo, este jogo elevou a fasquia para um patamar completamente diferente.

Eu aqui a pensar como deve ficar o Satanael e apareces com uma bruta persona dessas.

Já comecei o NG+ em Merciless, ainda não deu para notar a diferença.

Quanto a waifu fiquei a ver navios, primeiro estive para escolher a Takemi, mas depois apareceu a Futaba. Mas não consegui maximizar a relação. Resultado foi engraçado no final com o Ryuji. Mas pela vossa conversa deve dar para ser um Don Juan, um gajo aqui a querer ser certinho lol.
 
Persona 5: A Special Thank You From Atlus to the Fans
One month after the launch of the long-awaited JRPG, Persona series director Katsura Hashino stops by to thank the fans for their support.


persona-755x537.jpg


As a developer, I’m very happy to hear that Persona 5 is being played by so many people overseas. To be honest, it’s really hard to gauge its popularity in the West when our team’s in Japan; we’re not able to see everyone’s comments and discussions. It’d be great to interact with the fans abroad, but sadly, I’m stuck in the development room slurping instant ramen (laugh). Persona 5 is a very “Japanese” story with some political aspects to it, so I couldn’t imagine how Western players would react to it. I did know, however, that Persona 5 was highly anticipated by gamers overseas even back when we were developing the game, so I was curious to see how its story would be received.

I’m going off on a tangent here, but I think that traditional Japanese superhero stories tend to be about fighting off invaders from outside their society, while Western ones focus on fighting against villains and misfits that come from within it. There’s a sense of society being responsible for creating this evil, and such a setting lets the audience’s imagination run wild, like “it could’ve been me.” For instance, doesn’t the Joker from Batman make some valid points that resonate with you?

Persona 5 is also a superhero story in which you fight villains that are born from within society, so I thought that it might be received differently than the previous entries. Of course, it could’ve missed the mark completely and been criticized for it, so my anticipation and anxiety were split half and half. Since the game just launched in the West, I’d like to look back on it at a later time, once I receive feedback from the Western audience—how their gameplay experiences were, what kind of things they felt, etc. I hope that the tale of Persona 5 will leave a lasting impression on everyone who plays it. No matter what kind of project I take on going forward, I love creating RPGs that are both moving and relatable regardless of cultural differences—in fact, I’m most interested in strengthening those aspects right now.

Last year, with the milestone of the Persona series’ 20th anniversary, I handed off the series development to my successors and announced the start of my new RPG project that takes place in a fantasy world. Be it a game set in modern day, like the Persona and Shin Megami Tensei series, or a game set in a new fantasy world, I aim to create games that provide an invaluable experience of reflecting on oneself through a journey, while roleplaying as characters that players can deeply relate to.

These efforts are only made possible thanks to the positive reception we receive from fans—not just in Japan, but worldwide—of the Persona series and Atlus RPGs in general. I appreciate all your support for the newest entry in the Persona series, and I hope that everyone will enjoy the new Atlus RPGs to come.

Fonte:https://blog.us.playstation.com/2017/05/04/persona-5-a-special-thank-you-from-atlus-to-the-fans/
 
Já ultrapassei as 25 horas de jogo - terminei o segundo palácio, faltando-me 9 dias.
Ilações a tirar. Há aqui picos de dificuldade que são literalmente uma lotaria. Por vezes lá aparecem os monstros que fazem "mudo", e matam instantaneamente uma personagem qualquer. Até aqui, apesar de injusto, ainda se come, vá, o problema é mesmo quando nos mata a personagem principal, e pior ainda, quando já estávamos mais de 20 minutos sem gravar devido à forma como os palácios são feitos. Este tipo de skills são uma verdadeira porcaria, porque para além de não existir qualquer forma de nos protegermos, podemos levar com um game over a qualquer momento. Não sei como será daqui para a frente, mas espero que seja bem melhor.
De resto, a história está a ser muito porreira e as personagens têm um carisma engraçado. O sistema de batalha tanto tem de funcional e de divertido, como por vezes de frustrante. A experiência no primeiro palácio foi um pouco pior (o sp não dava para nada...), mas no segundo a coisa fluiu muito bem, à excepção das tais personas que fazem a porcaria do "mudo".
No global está a corresponder às expectativas, portanto até agora estou super satisfeito.
 
Tenho tido muito pouco tempo para jogar a isto. Está a ser uma experiência óptima, se bem que apenas jogo a espaços.

Estou quase a quebrar a barreira das cinquenta horas, em termos de calendário estou no final de Julho e vou acabar agora o 4.º palácio. Está a valer totalmente o dinheiro que dei no dia do lançamento e não podia recomendar mais o jogo.
 
Eu tenho jogado isto mas pouco, com muita pena minha. Acabei onte-ontem o 3º Palace, com uns 8 dias de antecedência, mas ando a deixar a Mementos esquecida... E ainda nem tenho todos os Confidants desbloqueados xD. Isto realmente precisa de 2 playthroughs para se conseguir ver e fazer tudo.
 
Este jogo sem ver guias logo de início que vão condicionar a maneira de jogar é impossível atingir o máximo em todas as relações.

Talvez se forem craques nos outros personas lol

Eu no fim ficaram a faltar uns 4 e por isso quero voltar a pegar no jogo um dia mais tarde mas depois de ter metido umas 120h decidi mudar de ares e voltar a jogar os KH lol tenho as versões ps3 e como quero jogar o 2.8 lá me lancei para outros mundos.

Anyway este jogo é sem dúvida excelente e tenho a certeza que um dia mais tarde vou adorar voltar a pegar nisto. Pode ser que lancem algum dlc de história para voltar a pegar nisto.
 
É complicado colocar todos os Confidant no máximo, mas é ai que entram as arcanas Fortune (level 7) e Temperance (level 10). Estas duas arcanas devem ter prioridade sobre as outras até atingir os níveis indicados, porque depois vão ser uma enorme ajuda para evoluir as restantes.
 
Eu terminei este enorme jogo a semana passada com 130 horas. É dos melhores jogos que já joguei. Aguardo o Persona 6 ahahah
 
Jogo terminado com 120 horas, minha nossa, depois do Divinity: Original Sin com 103 não estava à espera disto. Vão ser preciso uns dias para recuperar da overdose que foi desde o início de Abril. Estive a ver à pouco e tive o final "verdadeiro". Basta seguir, julgo eu, o que será considerado o mais certo durante o jogo.
 
Back
Topo