Multiplataforma Persona 5 Royal (P Studio/ Atlus)

Sabem de algum site ou alguma loja portuguesa que venda a Phantom Thieves Edition? Estou farto de procurar e nada, se não viro-me para a Amazon.

Por acaso também ando a procura por cá e nada. Ainda só achei numa a Launch Edition. Mandei mail a perguntar e responderam que de momento não têm prevista a comercialização de outras edições para além daquela que se encontra listada na loja online.

Se alguém souber mande PM, se não tenho que pensar na Amazon.
 
Já começaram a sair as reviews. É actualmente o jogo melhor cotado de 2020.

persona-5-royal.jpg


https://opencritic.com/game/8785/persona-5-royal
 
É o melhor jrpg da geração (ou top 2 com o DQ11, dependendo dos gostos).
É normal a versão melhorada e com uma expansão bem razoável ter boa recepção.

Por cá, é compra certa.
 
Há já alguns dias que ando a jogar isto, e estou surpreendido pela quantidade de adições na narrativa original. Foram adicionadas mais cenas do que estava à espera. Vou colocar isto em spoiler para quem não jogou o original, mas é um exemplo das primeiras horas de jogo, quando a equipa ganha o 4º elemento.

No P5 original, quando a Ann desperta os seus poderes e a equipa vence aquele boss, eles são forçados a dar em retirada do Palace e a cena seguinte é o Ryuji a oferecer uns refrigerantes à Ann e ao protagonista. No P5 Royal há uma nova cena de ligação.

Persona-5-Royal-screen.jpg

E em relação à jogabilidade, também existem algumas novidades. Para começar, Baton Pass está disponível bem cedo e está melhor integrado no sistema de combate. Agora há um maior incentivo em utilizar esta mecânica, porque cada Baton Pass torna a personagem que recebe a vez mais forte.

Além disso, também foi introduzido um novo tipo de Shadow, chamada Desaster Shadow, que quando são derrotadas, explodem e causam dano nos restantes inimigos. E há também novas áreas nos Palaces e algumas diferenças na forma como explora estes sítios. E isto apenas no conteúdo base.
 
Bom dia dia!
Já estive para comprar o Persons 5 uma carrada de vezes mas nunca deixei o passo.

Agora parece-me uma boa oportunidade. Sempre ouvi maravilhas do jogo mas gostava que alguém aqui desse o seu testemunho e me "vendesse" o jogo!
(já joguei muitos rpgs, especialmente FF, mas Personas nunca. Neste momento ando no Dragon Quest na Switch).

Já agora, é necessário ter algum background para perceber a história?

Obrigado e todos
Fiquem bem...
 
Bom dia dia!
Já estive para comprar o Persons 5 uma carrada de vezes mas nunca deixei o passo.

Agora parece-me uma boa oportunidade. Sempre ouvi maravilhas do jogo mas gostava que alguém aqui desse o seu testemunho e me "vendesse" o jogo!
(já joguei muitos rpgs, especialmente FF, mas Personas nunca. Neste momento ando no Dragon Quest na Switch).

Já agora, é necessário ter algum background para perceber a história?

Obrigado e todos
Fiquem bem...

P5 também foi o meu primeiro Persona. Não te vais arrepender. Em termos de história, e só conhecendo o P4 e P5, diria que é como os FF. Cada título tem o seu mundo, protagonistas,etc.
Devo ter passado cerca de 180h no P5 e não vejo a hora de este chegar :)
 
Bom dia dia!
Já estive para comprar o Persons 5 uma carrada de vezes mas nunca deixei o passo.

Agora parece-me uma boa oportunidade. Sempre ouvi maravilhas do jogo mas gostava que alguém aqui desse o seu testemunho e me "vendesse" o jogo!
(já joguei muitos rpgs, especialmente FF, mas Personas nunca. Neste momento ando no Dragon Quest na Switch).

Já agora, é necessário ter algum background para perceber a história?

Obrigado e todos
Fiquem bem...

P5 é apenas e só um dos melhores jogos desta geração (96 no Opencritic após 50 reviews). É um jogo enorme, com imenso conteúdo, que toca em alguns temas sérios, e que apresenta um desenvolvimento progressivo das personagens. Além da narrativa principal, cada personagem tem o seu próprio desenvolvimento pessoal, que seguimos em separado ao longo do jogo. Este desenvolvimento também traz benefícios para os combates.

A nível de jogabilidade, é um JRPG por turnos, cujo objectivo nas batalhas é explorar sempre que possível os pontos fracos dos inimigos, de forma a podermos atacar vezes seguidas. É um sistema de combate com diferentes mecânicas, e que a isto ainda há que juntar a "captura" de inimigos. Posteriormente, dá para fundir estas Personas noutras mais fortes e, durante o processo de fusão, é possível escolher que habilidades passar.

De referir que os títulos desta série são geralmente jogos que obrigam o jogador a gerir o seu tempo limitado entre passar algum tempo com os amigos para desbloquear habilidades e andar a explorar as dungeons para subir de nível. E não há relação entre a narrativa do P5 e dos outros Persona. É uma situação semelhante à dos Final Fantasy, por exemplo.

Artisticamente, é um dos melhores jogos actualmente disponíveis. O jogo tem estilo e é extravagante em tudo, incluindo a forma como os menus funcionam, a UI das batalhas, as animações dos ataques e também a própria música.

Por exemplo, este é o menu principal:

073af52541bb29f8c5860b7677d4246a.gif


E este é o menu onde se compram itens de cura:

tumblr_inline_omflh2tbJ31sb2xb8_540.gifv


E é isto é um exemplo que acontece quando se faz um All Out Attack (um ataque especial que fica disponível quando atingimos os pontos fracos de todos os inimigos na batalha). Cada personagem tem o seu finisher:

OrdinaryFastAlbino-size_restricted.gif


Quanto à música...


Eu fiz review à versão original do Persona 5. Se quiseres ler, está aqui o link.
 
Há já alguns dias que ando a jogar isto, e estou surpreendido pela quantidade de adições na narrativa original. Foram adicionadas mais cenas do que estava à espera. Vou colocar isto em spoiler para quem não jogou o original, mas é um exemplo das primeiras horas de jogo, quando a equipa ganha o 4º elemento.

No P5 original, quando a Ann desperta os seus poderes e a equipa vence aquele boss, eles são forçados a dar em retirada do Palace e a cena seguinte é o Ryuji a oferecer uns refrigerantes à Ann e ao protagonista. No P5 Royal há uma nova cena de ligação.

Persona-5-Royal-screen.jpg

E em relação à jogabilidade, também existem algumas novidades. Para começar, Baton Pass está disponível bem cedo e está melhor integrado no sistema de combate. Agora há um maior incentivo em utilizar esta mecânica, porque cada Baton Pass torna a personagem que recebe a vez mais forte.

Além disso, também foi introduzido um novo tipo de Shadow, chamada Desaster Shadow, que quando são derrotadas, explodem e causam dano nos restantes inimigos. E há também novas áreas nos Palaces e algumas diferenças na forma como explora estes sítios. E isto apenas no conteúdo base.
Ai que inveja. E eu ainda tenho que esperar umas 2 semanas para receber a Thiefs Edition. :014:
Mas nada que estivesse à espera. Se o P5 foi só excelente, este vai ser uma masterpiece. :D
 
Há já alguns dias que ando a jogar isto, e estou surpreendido pela quantidade de adições na narrativa original. Foram adicionadas mais cenas do que estava à espera. Vou colocar isto em spoiler para quem não jogou o original, mas é um exemplo das primeiras horas de jogo, quando a equipa ganha o 4º elemento.

No P5 original, quando a Ann desperta os seus poderes e a equipa vence aquele boss, eles são forçados a dar em retirada do Palace e a cena seguinte é o Ryuji a oferecer uns refrigerantes à Ann e ao protagonista. No P5 Royal há uma nova cena de ligação.

Persona-5-Royal-screen.jpg

E em relação à jogabilidade, também existem algumas novidades. Para começar, Baton Pass está disponível bem cedo e está melhor integrado no sistema de combate. Agora há um maior incentivo em utilizar esta mecânica, porque cada Baton Pass torna a personagem que recebe a vez mais forte.

Além disso, também foi introduzido um novo tipo de Shadow, chamada Desaster Shadow, que quando são derrotadas, explodem e causam dano nos restantes inimigos. E há também novas áreas nos Palaces e algumas diferenças na forma como explora estes sítios. E isto apenas no conteúdo base.
Comprei o jogo numa promo há cerca de um ano, mas apesar de o ter instalado nunca lhe peguei. A concorrência tem sido muita.

A minha questão é, vale mesmo a pena investir agora ainda mais € no royal, apesar de teoricamente ser um Persona 5.5 e, segundo percebo (posso estar errado), a vasta maioria do conteúdo ser igual?

E para quem não é propriamente grande fã do mood de JRPGs?
 
Última edição:
Estava a tentar não caír na tentação de voltar onde já se foi feliz, ainda para mais com o backlog enorme, mas lá terá que ser..:-D
e antecipar "Trickster, Welcome to my Velvet Room"..
 
Comprei o jogo numa promo há cerca de um ano, mas apesar de o ter instalado nunca lhe peguei. A concorrência tem sido muita.

A minha questão é, vale mesmo a pena investir agora ainda mais € no royal, apesar de teoricamente ser um Persona 5.5 e, segundo percebo (posso estar errado), a vasta maioria do conteúdo ser igual?

E para quem não é propriamente grande fã do mood de JRPGs?

P5 é um JRPG mas em moldes um pouco diferentes, já que utiliza como base o mundo real e toca em alguns temas muito presentes na sociedade, como política, corrupção, abuso de poder, assédio sexual e suicídio. Não é um jogo que tenha o intuito de te fazer pensar nisto, mas não se acanha em utilizar estes temas para dar força à narrativa. Os Persona, em geral, costumam ter um bom compromisso entre o mundo real e o oculto.

Já que tens o P5 original, experimenta-o. O início é um bocado lento, mas dá-lhe algumas horas, pelo menos até a tua equipa ficar com 4 elementos. Se gostares, na minha opinião, diria para parares de jogar e arranjares o P5 Royal, porque tem bastantes adições, ajustes e conteúdo totalmente novo. Por exemplo, até ao final da primeira dungeon vi 5 ou 6 cenas completamente novas, descobri novas áreas nessa dungeon, utilizei novas mecânicas nas batalhas, e lidei com o boss final dessa dungeon, que tem agora uma nova fase.

Eu meti mais de 130 horas no P5 original, e não me está a custar nada voltar a meter um porradão de horas no Royal.
 

Estava a tentar controlar-me após ter jogado o original, mas estes 10 e 9.5 em tudo o que é review a referir que o jogo foi melhorado em diversos aspectos e que o novo capítulo é uma excelente adição estão a deixar-me com um hype absurdo.
Será desta que finalmente dou um 10 a um jogo?
 
P5 é um JRPG mas em moldes um pouco diferentes, já que utiliza como base o mundo real e toca em alguns temas muito presentes na sociedade, como política, corrupção, abuso de poder, assédio sexual e suicídio. Não é um jogo que tenha o intuito de te fazer pensar nisto, mas não se acanha em utilizar estes temas para dar força à narrativa. Os Persona, em geral, costumam ter um bom compromisso entre o mundo real e o oculto.

Já que tens o P5 original, experimenta-o. O início é um bocado lento, mas dá-lhe algumas horas, pelo menos até a tua equipa ficar com 4 elementos. Se gostares, na minha opinião, diria para parares de jogar e arranjares o P5 Royal, porque tem bastantes adições, ajustes e conteúdo totalmente novo. Por exemplo, até ao final da primeira dungeon vi 5 ou 6 cenas completamente novas, descobri novas áreas nessa dungeon, utilizei novas mecânicas nas batalhas, e lidei com o boss final dessa dungeon, que tem agora uma nova fase.

Eu meti mais de 130 horas no P5 original, e não me está a custar nada voltar a meter um porradão de horas no Royal.
Thanks! Vou fazer isso.
 
Tendo em conhecimento como as coisas funcionam para as edições especiais especialmente para JRPGs.
Tenho a minha reservada na amazon Espanha desde 10/12/2019, vou ficar com ambas as versões do jogo em edição especial.
Adorei a primeira espero que esta esteja no mínimo equivalente.
O jogo em si não há muito a dizer, must play obrigatório para quem gosta JRPG.
 
Back
Topo