Porque eles fazem updates às transferências, e a alguma parte da jogabilidade. Mudam muito pouco, mas, na sua essência, é FUTEBOL.
Não, não é.
É parecido. E de há muito para cá que tem sido do melhor que se fez, mas a concorrência parece já ter aberto a pestana.
O pes é bom. Jogo-o e gosto, mas não "é futebol". Não quero com isto dizer que não preste ou que o Fifa é melhor.
Espero que se chegue a um ponto na evolução dos simuladores desportivos em que o que importe sejam os pormenores. Ainda não chegámos aí. Temos muitos factores a considerar; IA, física da bola, etc.
Se pegarem no Uefa champions League para a 360 verão que o jogo transmite algo mais, com as claques, cores, movimentos extra 4 linhas. Depois falha na jogabilidade. Se a EA trouxer essa sensação quase realista do UEFA para o novo FIFA, vai dar vários passos em frente na evolução.
A jogabilidade parece estar bastante melhorada e na impossibilidade de ter uma jogabilidade aproximada à do PES, contento-me com esta melhoria.
Há muito a melhorar, é certo, mas o facto de se notarem inovações é um factor positivo porque significa que não ficaram apáticos a curtir o sucesso e de certo modo procuram ir de encontro aos pedidos dos gamers. Dou os parabéns à EA por isso.
Já a Konami, aposta na fórmula (vencedora) de sempre, fazendo updates aos planteis e aos equipamentos e arriscando pouco ou quase nada na jogabilidade.
Já ficava contente com algumas alterações mais básicas. O pontapé de bicicleta poderia deixar de parecer um gajo a cair de uma cadeira ou os guarda redes poderiam deixar de sofrer tantos golos com a bola a passar colada às luvas.
Mas isso não acontece.
Independentemente do jogo que preferirmos, acho errado escolhermos uma coisa só porque sim, porque estamos habituados, etc. Assim está-se a dar motivos para que se continuem a encostar e para que arrisquem menos na inovação.
Estou bastante desiludido com a Konami mas felizmente para mim (e para outros gamers) a EA parece querer disputar o titulo de melhor simulador de futebol, e isso é bom, porque vai reacender a corrida pelos €€ e obrigar as duas companhias a darem o litro para manterem os fãs.