PES 2009 VS FIFA 09 - QUAL O MELHOR? (PS3 e X360)

Qual o melhor?


  • Total voters
    432
  • Votação encerrada .
Acho que nas consolas não engana. Claramente o FIFA.

Estive a jogar na ***** um pouco ( na ps3 e na xbox) e está realmente muito muito bom. Nada haver com o do PC.
 
Tenho que ceder ao FIFA.
O 09 está bom, muito bom mesmo.

No Sábado fui com um amigo a Braga e ele comprou o FIFA 09 para estrear a sua PS3, (tambem tem uma X360 mas está para RMA com RROD).
Fomos para casa dele e ligámos a PS3 a um brutal plasma de 50" que ele trouxe de Inglaterra á uns anos.
Resultado, ligámos a mais alguns amigos e foi paródia até ás 2 da manhã (fizemos nós o jantar, tortellini tricolore com natas, frango, e cogumelos anões............ficou um mimo.....temos futuro na restauração :-D ).

De volta ao FIFA.

Os dois principais problemas que ainda me faziam resistir ao jogo da EA foram resolvidos, nomeadamente a reacção dos jogadores aos inputs do comando (no 08 e (creio) em todos os outros Fifas atrás dele, eram verdadeiras lesmas que só se lembravam de reagir um quarto de hora depois de carregar-mos nos botões (para quem está muitissimo mais habituado á reacção quase instantanea dos PES como eu, isto era profundamente irritante)).
A reacção agora é muito mais rápida, quase imediata, só está limitada pela sincronização entre a animação do jogador e o toque na bola, o que permite uma reacção muito natural, quer isto dizer que a rapidez com que os jogadores reagem está dependente da posição do jogador em relação á bola.
Em poucas palavras, um jogador, por exemplo um defesa forte e pesado, tipo o Luisão, vai reagir mais lentamente ao fazer o passe (a menos que pressionado, o que neste caso desenmerda-se mais depressa), enquanto que com uma "pulga electrica" tipo o Cristiano Ronaldo, os passes sucedem-se de forma bem mais rápida.

O segundo problema resolvido é ainda mais importante.
A configuração dos botões é agora total!
Nunca, mas nunca mesmo, mas é que nem por um ca*****, nunca fui á bola com a configuração de botões dos FIFA.
Era estupida, desnessesáriamente complexa e nada intuitiva.
E se não mexermos em nada...ainda é!!! Só que pelo menos agora temos total liberdade para associar qualquer acção, tanto de ataque como de defesa, a qualquer botão.
Trocando isto por míudos, o que eu fiz é precisamente aquilo que já estão a imaginar, fiz no 09 exactamente o mesmo esquema de botões e acções que sempre usei nos PES.
Ficou tipo...Super Bock sem alcool...perfeito! :002:



Pontos negativos?
Tambem os tem, mas não são sufecientes para estragar a experiência.

Vamos a ver.

1 - Não podemos usar o analógico e o D-pad ao mesmo tempo para mover os jogadores.
O movimento tem de ficar associado a um ou o outro, porque naquele que não escolherem irão ficar as opções tacticas.
Isto só chateia um bocado ao jogar com amigos e uns preferirem usar o D-pad em vez do analog.
Nessa altura vão ter mesmo de ir ás opções dos comandos e mudar a opção resppectiva para as acções desejadas, mas podem poupar tempo ao fazerem perfis para esse efeito e guardarem-nos, aí basta mudar o perfil á imagem de cada jogador.

2 - O adiantamento da bola não funciona tão bem quanto seria desejável.
A acção usa uma barra de força para medir a distância do adiantamento.
Isto não é prático nem intuitivo, já para não dizer que quebra a fluidez de algumas jogadas.
É frequente fazer um mau adiantamento por causa disto porque a bola pode nem ir parar a ninguem se não pressionarmos tempo sufeciente (para a força total é preciso 1 segundo...é demais).
Neste ponto, meus caros, não há pai para o PES.
No PES, para os adiantamentos a jogadores próximos basta dar um toque rápido no botão, e para jogadores ao longe (mas enquadrados), basta um toque ligeiramente mais longo, e é tudo, nada de confusões nem barras de força. E mais, se não houver jogadores próximos, a acção fica em contexto e faz logo o passe mais longo.
A EA devia, ou ter aplicado um esquema igual ao do PES, ou então a barra de força tem de aumentar mais rápidamente.
É um ponto a tratar sem demora, não estraga o jogo, mas borra a pintura.
Espero que isto possa ser resolvido com um update.

3 - Cabeçadas em mergulho de trás para a frente.
Aconteceu-me três vezes ante-ontem.
Por vezes para cabeçear um centro, os jogadores lançam-se em mergulho, mas rebatem a bola de forma estranha, com a bola a seguir uma direcção pouco natural em relação ao movimento do corpo.
É raro acontecer, e só observei isto em cabeçadas em mergulho quando os jogadores estão posições muito especificas, mas está lá e devia ser revisto.


De momento é tudo o que pude observar.



Sinto-me algo desconfortável em eleger o FIFA como o melhor.
O ultimo FIFA do qual fui dono foi o 94 para a Mega Drive, e os ultimos que joguei foram o 08, e antes o 05, os restantes apenas vi a jogar.
O PES ganhou um lugar por demais evidente nas minhas escolhas, mas a culpa era exclusivamente da EA, eu queria um jogo de futebol, e eles davam-me sempre o Circo Chen com uma bola de futebol metida á força lá no meio.
O PES tinha sempre a melhor interpretação do que era um jogo de futebol, e isto manteve-se inalterado ano após ano até ao PES 2008.
Não me interessavam as licenças, não me interessavam as musiquinhas da moda, não me interessava quem tinha o aspecto gráfico mais polido, nem o publico, nem os comentários, nem a interface, interessava-me apenas aquilo que se passava entre as quatro linhas, e os PES sempre dominaram neste aspecto até ao 2008.

Resisti á tentação de comprar o FIFA 08, porque alem de ainda não estar no ponto para os meus gostos, estava com a profunda convicção que a Konami tinha aprendido a lição com a borrada que fizeram, e que o 2009 seria glorioso, um verdadeiro hino á evolução do franchise.
Enganei-me.
Os cordões da bolsa da Konami mantiveram-se bem fechados, o investimento no 2009 foi minimo (Não é a liga dos campeões que me vai fazer saltar de alegria, preferia ter a Liga Portuguesa). O 2009 não aparenta ser mais do que cinco capas de cera em cima do que o 2008 devia ter sido.
Não chega, Konami, não chega mesmo.

Pela primeira vez em 15 anos vou comprar um FIFA.........é digno de nota.
Os pontos que antes não me interessavam, continuam a não fazer grande diferença, mas agora que o FIFA virou finalmente um simulador de futebol, esses pontos tornaram-se agora em cerejas no topo do bolo.......umas atrás das outras.

A Konami não tem ninguem a culpar a não ser a si mesma.

Cheers.
 
sempre fui PES fã, incondicional! ao contrário de muita gente, até nem desgostei do PES2008 embora reconheça que foi uma regressão na de resto impecável evolução da série desde os tempos do ISS para a PSX.

dito isto, este ano experimentei a demo do Fifa, e a demo do PES...e comprei o Fifa!
não gostei do que vi no PES. não sei o que se passa, mas perdeu a alma já não é a mesma coisa...por outro lado o Fifa evoluiu bastante nos últimos 2/3 anos.

na minha opinião este ano, o Fifa é claramente superior! com grande pena minha, pq realmente recordo saudosamente as horas que passava a jogar PES 1/2/3/4/5/6 e até o 2008...:(
é uma página que se vira, e um ciclo que termina.
 
Mais um post parecido com os anteriores.

Eu fui jogador de Fifa por longos anos (desde o 1994 até ao 2003?) e troquei para PES quando comprei a ps2. Desde então que jogo todos os PES até ao 2008. No ano passado, ainda estive tentado a jogar o Fifa 08 porque as críticas eram boas. Resisti a esse mas mais tarde fiz umas partidas de Uefa Champios league. Como o Resev disse, também achava que havia um pouco de atraso entre o comando e a reacção dos jogadores e, por isso, achei que ainda aguentava jogar o PES que há já 1 ou 2 anos que não trazia grandes mexidas, apenas pequenos retoques.

Este ano, testei já as duas demos e cancelei a minha pre-order do PES para comprar o Fifa. Este último está bastante intuitivo (passes e movimentos fluídos e rápidos) e aqueles remates do Fifa (grandes bombas com controlo total) sempre me cativaram. É desta que vou jogar Fifa durante um ano!
 
Votei FIFA por um motivo em especial: o facto de ser licenciado ajuda muito. Dá outra longevidade ao jogo. Não jogo com o "West London Blue" e coisas assim. O PES tem a Champions e pouco mais. Prefiro 18 ou 19 ligas licenciadas.
 
Votei FIFA por um motivo em especial: o facto de ser licenciado ajuda muito. Dá outra longevidade ao jogo. Não jogo com o "West London Blue" e coisas assim. O PES tem a Champions e pouco mais. Prefiro 18 ou 19 ligas licenciadas.
Isso a mim não me faz qualquer diferença. Ao que dou mais importancia é à jogabilidade e ao modo online.

Por enquanto posso falar apenas da jogabilidade. Parece-me muito bem mas há um aspecto que desgosto, quando de carrega no R2 e para o lado o jogador faz um movimento esquesito. De resto parece-me muito boa. Gostei especialmenta das fintas que se pode fazer apenas com o direccional.

Modo online: espero que este venha melhorado porque há bugs muito chatos. Ainda ontem tava a jogar PES 6 Online e tava a ganhar 1-0, aos 80 min. Depois do nada, ia eu no ataque, e ouço o relatador a dizer "Oh nao! Autogolo". E isto repetui-se até aos 1-3 até eu perder a paciência e fazer alt+F4. É que estava no meio campo adversário, um bug mesmo estupido. Isto tira a vontade toda de jogar.

Espero que ao menos resolvam o online ao invés de limitar o stock de jogos para nao congestionar os servidores, como já ouvi por aí dizer...

PS.: Não testei as versões do fifa em nenhuma plataforma já que jogo no PC. Respondi neste topico porque a versão do PES no PC não é mais que um port da XBOX360
 
Última edição:
apesar de ter a versão final do Fifa prá XBOX360 posso dizer que joguei os dois demos... o do FIFA e o do PES.

e por aí é clarissima a vantagem do FIFA, percebeste "rapazola"?
 
ó rapazola tens a certeza do que dizes? como podes dizer que algo esta melhor que outro ,se o OUTRO nem sequer saiu! :|...enfim....fanboys..

"rapazola"? A ver se começas melhor as frases. Serás tu o pequeno rapaz?
Não sou nenhum fanboy ao contrario de ti pelo que pude ver. Senão vejamos, tenho 3 jogos do pes. Ao longo destes anos diverti-me a jogá-los até ao 2008; um euro 2004 e um fifa 2008 que depois de experimentar vi bem a diferença. A EA melhorou o fifa e muito. Pelo que já vi e testei do fifa, está realmente um grande jogo de futebol. Pelo que vi do pes, seja imagens, vídeos ou o mais importante, o demo, que já joguei, lamento dizer que está mau.

Portanto, acho que perdes a razão ao classificar as pessoas de "fanboy" só porque dizem que o jogo X está melhor que o Y. Se fores a ver, acho que a maior parte das pessoas tem esta opinião, e nem sequer são fanboys. Mas já é habito quando não há mais palavras ou não se aceita a opinião dos outros...

Cumps.
 
Muitas das animacoes desde PES 2009 sao igualizinhas a animacoes das versoes PS2. É incrivel a preguiça que dormir a sombra da baneireira causa.
 
Muitas das animacoes desde PES 2009 sao igualizinhas a animacoes das versoes PS2. É incrivel a preguiça que dormir a sombra da baneireira causa.
So fã de pes, mas acho que o pes2008 foi um completo fiasco.
Espero que o pes2009 volte aos bons velhos tempos, e recupere os tempo perdido.
 
Back
Topo