1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

"peso" de um site

Discussão em 'Web Development' iniciada por _tino_, 10 de Dezembro de 2008. (Respostas: 25; Visualizações: 1398)

1. _tino_

_tino_ Power Member

a maneira como os sites sao feitos podem influenciar o peso de um site ?

2. Armadillo

Armadillo Folding Member

3. Santo38

Santo38 Power Member

Sem dúvida. Scripts mal feitos com multiplas chamadas a base de dados, com vulnerabilidades e afins são uma dor de cabeça para os donos dos servidores (HSP's - Hosting Service Providers).

Saudações

4. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

CSS vs Tabelas, por exemplo.

5. _tino_

_tino_ Power Member

e quanto ao ser feito em joomla ou em dreamweaver ? por exemplo ...

6. AliFromCairo

AliFromCairo Power Member

Essa pergunta não faz sentido. Joomla é uma plataforma de gestão de conteúdos, e o Dreamweaver é uma aplicação para desenvolvimento de aplicações/páginas web.

Em relação à questão original, depende do que consideras o peso de um site. Se for em termos de performance, o Santo38 já indicou alguns dos potenciais problemas. Em termos de espaço, eu diria que não é por usares div's + CSS vs. tabelas que vais ganhar alguma coisa de relevante.

7. Desumano

Desumano Power Member

Joomla! é um CMS, e o Dreamweaver é um gerador/editor de código para páginas web, o que é completamente diferente. Se fizeres em HTML, por exemplo, tens de estar sempre a mudar as páginas consoante as novas alterações, são páginas fixas/estáticas. Se fizeres em PHP, já podes usar o SSI, ou então usas o Joomla! (que também é em PHP), mas aí já tens um sistema pré-feito com gestão de conteúdos intuitiva, com muitas possibilidades de edição e personalização.

Espero ter ajudado e se errei nalguma coisa, perdoem. :)

8. MrManson

MrManson Power Member

Um site torna-se pesado ou mais pesado consuante o seu conteudo, a sua estrutura, a tecnologia que usa.. Quando um site é projectato, tende-se a prenteder que o mesmo seja de rapida acessibilidade e para isso temos de ter em conta uma serie de coisas, como o conteudo(principalmente imagens), as ja referidas chamadas ou consultas a base de dados, pretende-se scripts limpos, simples, objectivos e claro, a propria ligação de acesso a net que hoje em dia, ja permite a inclusão de outro tipo de conteudo mais pesado como as animações em flash por exemplo.

Em relação aos sites "feitos" em joomla.. bem, estes são sites como tantos outros, grande parte deles acentes em php e que fornecem um backoficce que te permite alterar quase todo o site sem tocares numa linha de codigo.

Dreamweaver.. este não passa de um conhecido editor de paginas, ou seja, uma ferramenta onde podes construir, montar, ordenar o conteudo, a formatação de um site. Existem muitos outros mas este sem duvida, um dos mais conhecidos.

9. tomassantos

tomassantos To fold or to FOLD?

O código estar todo baralhado sem identação não influência no peso, pois não?

10. duffy

duffy Power Member

Influencia.... não é muito, mas influencia :)

11. Armadillo

Armadillo Folding Member

esta é nova para mim. :rolleyes:

Quando tu tens, por exemplo, um menu XPTO em javascript, compara o seu peso com a identação e quebras de linha e sem identação e quebras-.
    É óbvio que o que não tem identação nem quebras é mais rápido a carregar, já que contem menos caracteres.

12. Desumano

Desumano Power Member

Gosto mais de trabalhar com a identação, as quebras de linha, os comments... E acho que não é assim tanta a influência na rapidez. Pessoalmente, até acho que o código fica mais organizado e fácil de editar quer pelo criador quer por outros colaboradores. E também pensei que o browser se entendia melhor com a identação. My bad, perhaps. :)

13. fil79

fil79 Power Member

julgo que a indentação não melhora o desempenho dos browsers mas ajuda mesmo mjuito é quem trabalha no código

de qualquer forma nada disto é comparado no "peso do site" como as imagens não optimizadas para net, swf´s pesados, etc

14. A indentação influencia o "peso do site". Quanto maior for o código mais influência terá. Ou seja, código indentado significa mais caracteres que ocuparão mais espaço e tornarão maior o ficheiro, como disse o Armadillo. Quanto maior qualquer ficheiro, mais demorará o seu download obviamente.
    Principalmente em ficheiros de script, é comum retirar todos os espaços, antes de colocar online.
    Também por isso, é fundamental em javascript finalizar as instruções com ";"

15. krunch

krunch Power Member

Poupar em indentacao? Para poupar o quê? 1k num ficheiro de 150k e ficar com um codigo esparguete?
    Esse tipo de optimizações só se aplica a sites com mt tráfego (google, sapo, facebook, etc).

Última edição: 12 de Dezembro de 2008
  16. krunch

krunch Power Member

Um browser perde a maioria do tempo a sacar todos os elementos da página html - imagens, ficheiros css, ficheiros js, etc. Quantos mais elementos, pior. O tempo que leva a sacar o corpo do html é "quase" irrelevante. Se estivermos a falar de conteudos multimedia (flashes, etc) aí é outro assunto :D

17. Não disse que a indentação seria o mais relevante., e falei sobre a forma como é colocado online(em produção) e não o código utilizado durante o desenvolvimento (pois este pode estar indentado).
    A expressão "código esparguete" não utilizaria neste contexto.
    De qualquer forma, a optimização de alguns ficheiros (js,css, html, etc.) principalmente quando são utilizados frequentemente (por exemplo em todas as páginas), utiliza-se em muitos sites e aplicações Web (sem ser dos "gigantes") e não se resume a retirar espaços. Mesmo assim, a probabilidade de se ganhar apenas 1K em 150K, seria muito pouco provável.

18. arkannis

arkannis Power Member

Fiquei curioso se isto acontecia mesmo na realidade...
    Então fui ver o source das paginas do google, e não é que ta mesmo todo escrito só em 2 ou 3 linhas sem tabs nem espaços nem coisa nenhuma? :-D

19. duffy

duffy Power Member

Eu acho que fui bem explicito quando disse que não influenciava muito, mas como já foi dito, se tiveres código "esparguete" comparado com código identado, gastas mais uns k's a descarregar ;)

20. fil79

fil79 Power Member

eu acho que a questão da indentação não é nada relevante para a dúvida em questão...se de uma maneira se poupa um milésimo de segundo em relação à outra pouco importa...o essencial como referi é não colocar imagens e outros ficheiros pesados....

Partilhar esta Página