1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pesquisa interna num site

Discussão em 'Web Development' iniciada por cyber_x, 3 de Janeiro de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 1371)

1. cyber_x

cyber_x Power Member

Como faço para ter uma pesquisa interna num site, do tipo ao pesquisar uma palavra aparece o link da pagina onde se encontra e a palavra com cor de fundo..
    Alguem me ajuda???

2. crossroads

crossroads Power Member

Bem, em princípio o site já tem que ter essa função senão não consegues.

O que podes experimentar é fazer com que um motor de busca faça essa pesquisa por ti apenas dentro do site.
    Para isso vais à pesquisa avançada e há lá algures um campo para dizeres qual o site ao qual se deve restringir a pesquisa.

Boa sorte!

EDIT: se quiseres fazer uma pesquisa de uma palavra apenas numa determinada página, o firefoz faz isso. Abra a página, clica Ctrl+F e digita a palavra. A palavra deverá então aparecer com outra cor

Última edição: 3 de Janeiro de 2007
  3. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Penso que a pergunta dele é como programar um site que faça a pesquisa ;)

Não estou dentro do Web Development. No entanto, já reparei que muitos sites usam o Yahoo! ou Google search integrados. Logo, seria um "Google search" restringido a apenas a tua página.

Se quiseres programar tu mesmo o sistema, infelizmente não te posso ajudar, mas com certeza alguém saberá ;)

Cumps [[[[[[[[]]]]]]]]]
    angelofwisdom

4. fil79

fil79 Power Member

bem para fazeres o teu própio motor de busca julgo que tens mesmo de o programar....e para isso usas uma linguagem de servidoR(ASP.net, PHP ou JSP)...para tal podes usar dois sistemas...um seguro e mais fácil recorrendo a base de dados ou outro pouco seguro e um pouco mais trabalhoso recorrendo a ficheiros TXT para guardares os links...se quiseres já desenvolvi um motor de busca (em php) com a segunda hipótese mas como te disse não é nada de especial...se perceberes minimamente de PHP/Mysql consegues desenvolver um sistema usando base de dados...mas se quiseres posso arranjar-te o tal motor de busca com txt...

5. HecKel

HecKel The WORM

Boas!

Há uns anos fiz um trabalho em que uma das fases incluia uma ferramenta de pesquisa no servidor, lembro-me que tive de usar um sistema de indexação e que baseado nesse sistema de indexação é que teria de efectuar a pesquisa dos dados e tratamento dos mesmos.

No caso de teres PDFs, DOCs e afins dentro do servidor e quiseres incluir esses mesmos documentos nas pesquisas tens mesmo de recorrer a algum sistema de indexação pois não vejo outra forma de leres o conteúdo destes ficheiros em PHP de forma eficiente..., aliás, nem sei se os consegues ler.

abraços, HecKel

6. fil79

fil79 Power Member

pois o programa a que me refiro faz a busca por palavra, o facto de reconhecer ou não ficheiros no servidor depende do que tu queres que apareça...é como anunciares um site no google, tu escolhes as palavras chave para o teu site.....

7. K0mA

K0mA Power Member

Fazer um bom motor de busca (tipo o google) esquece é impossível.

Há muitas formas de fazer uma busca:
    1. Por palavra (procurar um termo exacto num ficheiro)
    2. Por frase (procurar uma frase exacta num ficheiro)
    3. outros
    Agora imagina que a palavra que tu procuras aparece em todos os ficheiros, o que faz o motor de pesquisa? mostra os links dos ficheiros todos? se sim
    é uma busca inútil...

Como deves compreender para fazer algo como o google que é capaz de te dar os melhores resultados para um conjunto de palavras é algo muito complicado, é pôr um computador a pensar como um humano, quase.

O que se pode fazer é criar um indice com as palavras chave de cada ficheiro, e depois fazer uma busca a esse índice, se algo for encontrado então devolver o link para esse ficheiro.

Deste modo podes fazer algo semelhante a isto ou usar algo já feito já feito.

Em alternativa poderás usar isto:
    http://www.askdavetaylor.com/how_can_i_add_a_google_search_box_to_my_web_site.html

8. crossroads

crossroads Power Member

Upsss.... Sorry about that! Quando abri o post não reparei que estava na Programação,pensei que estava no da Internet, Redes e Segurança. :x2:

Partilhar esta Página