PESSOAL COM TOSHIBA SATELLITE M70 e X700M ATENÇÃO!

Unleashed

Power Member
Boas pessoal, preciso da vossa ajuda!

Possuo um Toshiba Satellite M70-164 e desde Maio que venho a notar vários problemas quando tento actualizar as drivers da Ati Mobility Radeon X700 que vem neste portátil. Com drivers a partir das Catalyst 6.5 (inclusive) até às mais recentes 6.12, assim que tento iniciar um jogo/benchmark ou o ecran muda de resolução, aparecem-me uns efeitos marados no ecran (muitas cores e artefactos). Parece os testes de Fill Rate do 3DMark, e não saem até fazer reset ao pc.

Testei as drivers desde as 5.11 até às 6.12 e como vos digo este problema só começa nas 6.5. Já reportei o problema várias vezes para a ATI mas ao que parece o problema prende-se mesmo com o chassis M70 da toshiba e a implementação que fizeram da placa neste.

Gostaria de saber se já alguem passou por esta experiência e se tiverem um modelo destes se vos é possivel testar ou já testaram com drivers superiores às Catalyst 6.5. Estamos a falar de drivers oficiais com suporte oficial da ATI e não de drivers modificadas!

Abaixo segue o link no qual podem fazer o download directo da versão MOBILITY das Catalyst:

http://ati.amd.com/online/mobilecatalyst/

Neste momento encontram-se disponiveis as Catalyst 6.12 mas se quiserem qualquer outra versão poderei enviar-vos já que tenho todas gravadas.

Desde já obrigado!

EDIT: INFORMAÇÕES ACTUALIZADAS NO POST #14, OBRIGADO.
 
Última edição:
O que parece certo fazeres é mandares o portátil para o RMA. Artefactos apontam para problemas de hardware... normalmente aparecem quando se abusa no overclock, mas como tu disseste que está tudo em default... o mais certo é ser falha de hardware. Nesse caso resta-te contactares a própria Toshiba, porque não faz sentido nenhum, a Toshiba fornecer um produto que não pode ser "actualizado".

Não sei como funciona com a Toshiba, eu tenho um ASUS e no meu caso, tive problemas com o gravador que não reconhecia CDs, só DVDs. Telefonei directamente à ASUS e 2 dias passados, tinha uma transportadora à porta de casa, e 16 dias depois tinha de novo a transportadora em casa a entregar o portátil a funcionar às mil-maravilhas com um gravador novo. ;) Isto tudo sem tirar um único cêntimo do meu bolso. Fui falar com uma loja informática desta zona e já me estavam a pedir 6€ e tal para transportes, só por não ter comprado o portátil nessa loja... dá que pensar. ;)

Boa sorte. :P
 
O que parece certo fazeres é mandares o portátil para o RMA.

Eles metem as drivers default, e siga, está tudo direito...


No site da ATI, na secção das drivers para as gráficas mobile, tem lá a aplicação para testar se as drivers são compativeis com o teu sistema. Já testaste?

Validation utility to determine if Catalyst Mobility™ is compatible with your system and download the driver.

Aliás lá diz o seguinte:

Notebook Manufacturers and System Integrators Supported:
Alienware
Arima
Clevo
ECS
Eurocom
Falcon Northwest
FIC
Fujitsu Siemens
HyperSonic PC
Mitac
MSI
NEC-CI
Pro-Star
RockDirect
Sager
Uniwill
Velocity Micro
VoodooPC

Só garantem que as drivers do site funcionam em sistemas destes fabricantes.

Para outros fabricantes:

Drivers & Software for non-supported Notebook Manufacturers and System Integrators

Display drivers and multimedia applications for notebooks with ATI graphics solutions are available for download from your Notebook manufacturer.

For your convenience, a list of links to notebook manufacturers is available in the ATI Onboard section of our website.

The display driver supplied with a given notebook has been customized for:
  • the built-in flat panel display
  • any other graphics or video options installed in that specific computer.

As a result of these customizations, ATI Customer Care is unable to offer drivers for notebooks.

We recommend that you:

  • use the driver supplied with your notebook computer, or,
  • Obtain a driver update from the manufacturer of your notebook computer
 
Eles metem as drivers default, e siga, está tudo direito...


No site da ATI, na secção das drivers para as gráficas mobile, tem lá a aplicação para testar se as drivers são compativeis com o teu sistema. Já testaste?



Aliás lá diz o seguinte:



Só garantem que as drivers do site funcionam em sistemas destes fabricantes.

Para outros fabricantes:

Cabe-me primeiro agradecer aos que participaram até agora no tópico.

É o seguinte, antes de isto começar a dar bronca houveram umas 6 ou 7 releases das Catalyst que funcionaram sem problema.

A validation tool no fundo serve para ver se o portátil ta dentro das empresas que pagaram a mais pelo serviço à ATI..

Então as drivers funcionam primeiro e depois não? é ridiculo. Repara que o problema se dá quando a resolução muda, caso a resolução quando se entra no jogo seja igual à do desktop vai tudo funcionar às mil maravilhas! Deverá ser, supostamente, algo simples de resolver.

Este problema já foi reportado em utilizadores da Toshiba e Acer pelo menos, há pessoal com a X700M nos Asus que não tem problemas e em outras marcas que não estão na lista das "compatibilidades asseguradas".

O que me revolta é que a Toshiba em 1 ano desde que lançou o portatil só fez uma actualização das drivers em Agosto e, pasmem-se, a driver foi disponibilizada no final de Agosto de 2006 quando fui verificar a versão no painel tinha como base a Catalyst 5.12 (release de Dezembro de 2005)!!!

Compreendo que não haja muito a fazer em relação à ATI já que eles são bem claros quanto aos fabricantes que não estão na lista mas analisando o problema globalmente este sucedeu quando eles fizeram uma alteração qualquer nas Cats 6.5.

Como vocês sabem a cada release das Catalyst há uma lista "jeitosa" de problemas resolvidos a nivel de jogos, etc. Querem com isto dizer que se eu adquirir aqueles titulos (cada um custa à volta de 50€) e apesar da placa gráfica vir como testada e suportada tenho que ficar com o jogo na mão sem o dinheiro e aquilo sem funcionar ? Por amor de deus, alguém tem que assumir responsabilidades!

O que vou fazer é o seguinte, vou juntar as listas de bugs corrigidos em jogos pelas Catalyst, problemas resolvidos em relação à X700, e aumentos de performance. Vou imprimir essa lista e vou dirigir-me aos senhores da Toshiba na Quinta Grande em Alfragide e expôr a situação. Portanto neste momento, utilizando as drivers oficiais da Toshiba estou a perder 1 ano de actualizações, bug-fixes, etc, sendo que a máquina ainda tem 1 ano de garantia quero algo feito em relação a isto e tou-me a lixar se me têm que dar um "Satélíte" novo!
 
tu a cagares pa eles e eles a lixarem pa tua lista de bug-fixes... basicamente nao se responsabilizam por drivers lançados pela ATI... pegam no teu portatil, instalam os ultimos drivers lançados por eles e testam. tá tudo conforme esperado, tudo funciona...entregam-te o portatil e desejam-te uma continução de bom dia. :)
 
tu a cagares pa eles e eles a lixarem pa tua lista de bug-fixes... basicamente nao se responsabilizam por drivers lançados pela ATI... pegam no teu portatil, instalam os ultimos drivers lançados por eles e testam. tá tudo conforme esperado, tudo funciona...entregam-te o portatil e desejam-te uma continução de bom dia. :)

Olha que não, da última vez que lá estive a máquina so saiu depois de eles pedirem uma autorização à Toshiba Europe para meter um placa Wireless da Atheros em vez da Intel que a Toshiba continuava a enviar. Já que havia um problema qualquer com alguns routers em que mesmo a 1 metro do router tinha pings de 200ms. Fizeram os famosos updates e continuava na mesma. Testaram num SMC deles tava td bem. Não dava no meu Asus nem num Belkin ficou lá o PC até resolverem a situação como deve ser.

O que eu disse aos senhores foi o seguinte, e já depois de ter la estado varias vezes com o mesmo problema: "Todo o tempo que o portátil passa na assistência é ressarcido na garantia aquando da entrega ao cliente, isto está na lei, portanto o vosso próximo telefonema é para eu o vir aqui buscar com isto completamente resolvido". Deixei lá os 2 routers nos quais a máquina tinha probs - de mencionar que à conta da Toshiba levei os routers a cada um dos representantes em Portugal e disseram-me que não tinham nenhum problema e o prob estava no portátil como se veio a verificar.

Isto tinha o Portátil 1 mês e meio, 1400€ foi o que me custou a máquina.

Garanto-te que levo lá o equivalente a 500€ em jogos originais e os faço resolver a situação. Eu consigo ser muito persuasivo pessoalmente quando sei que tenho razão :002:

Kobe08, o que tu não percebes-te é que com os drivers deles que são basicamente os da ATI há uma serie de jogos que vão ter problemas devido exactamente aos drivers serem velhos, problemas esses que são resolvidos nos drivers mais recentes. Ora se a placa gráfica está na lista de compatibilidade e funciona em portáteis de outros fabricantes tem que funcionar neste. Não funciona, ok - a culpa é de quem?

1. Software House do jogo? Dizem que o problema é das drivers de video.
2. ATI ? Fabricante da placa, diz que já resolveu o problema numa actualização das drivers.
3. Quem é que não disponibilizou as drivers com os problemas resolvidos para este chassis em especifico? -> Toshiba. Por culpa de quem é que as drivers mobility oficiais não funcionam neste portátil? -> Toshiba.

E tanto falo deste erro como problemas em conectar a dispositivos externos e de qualidade de imagem que são resolvidos nos updates pela ATI.

Isto está no site da DECO para suportar o que acima referi:

"Enquanto os bens estiverem a ser reparados, o período de garantia é interrompido. Como tal, peça para actualizar a data-limite da garantia, quando lho devolverem."

Fonte: http://www.deco.proteste.pt/default.aspx?src=341541
 
Qualquer driver baseada nas oficiais a partir das 6.4 apresenta exactamente os mesmos problemas. Seja Omega, NGO, Warcat ou DHzer0point.

Tens um M70 com a X700M ou o teu laptop é de outra marca/modelo?


O meu é um acer mas agora que falas nisso quando instalei os 6.9 da omega o ecran ficou corrompido.

Como faço overclock pensi que fosse disso então com o atitool mudei ligeiramente os clocks e ficou optimo.
 
O meu é um acer mas agora que falas nisso quando instalei os 6.9 da omega o ecran ficou corrompido.

Como faço overclock pensi que fosse disso então com o atitool mudei ligeiramente os clocks e ficou optimo.

Então e as 6.12 por exemplo já experimentás-te? Se puderes vê essas sem overclock, totalmente em default portanto, e experimenta cenas que obriguem o ecran mudar de resolução.
 
ya, eu precebo a tua questão e concordo. Acho k eles deviam continuar a fornecer drivers actualizados pra ATI ou pelo menos k os lançados pela ATI funcionem na perfeição (no teu caso parece k tens problemas com os ultimos lançados pela ATI). Só duvido que eles te troquem a placa por causa disso, visto eles serem mto claros quanto a essa questão de so serem aceites drivers lançados por eles...e treta e tal. :)
Claro que se conseguires k eles te resolvam o problema como deve de ser é ÓPTIMO!!! e que comecem a proceder melhor nesta questão dos drivers actualizados para as ATI!!!

(eu tb tenho um toshiba com ati mas nunca lhe pus outros drivers para alem dos k a toshiba forneceu...por falta de necessidade e por nao ser grande aficionado dos jogos...! ja tive de o levar a assistencia por outro motivo e foi 5 estrelas em atendimento, rapidez e disponibilidade)

Depois deixa aki a ponto final dessa situação pa ver se conseguiste alguma coisa dos gaijus!

Ccumps
 
pois eu tambem tenho exactamente o mesmo problema com o mesmo portatil :S e muitas vezes pensei em ir reclamar apenas nao fui pelo motivo que já aqui foi referido, por estar referido no site da ati que nao se responsabilizam pela compatibilidade com outros fabricantes, apesar de achar muito mas mesmo muito triste esta situação, tal como outra, referente À disponibilidade de drivers para o windows vista, penso que seja ridiculo (principalmente uma empresa com o renome da Toshiba) que para portateis com pouco mais de um ano (e outros bem mais recentes) não esteja previsto qualquer lançamento de drivers para windows vista, como me foi dito em resposta a um mail que eu enviei para a toshiba a reclamar este facto.
 
Eu também tenho o mesmo toshiba mencionado na thread principal, e ontem andei a brincar com alguns drivers e também tive o mesmo problema, agora estou a instalar os 6.4 que ao que parece são os últimos que dão, também tive problemas com o ATI Tool, alguém sabe de alguma versão que dê pra este portátil?
 
Ora bem vamos lá desenterrar isto :P

Para interesse de TODOS os donos destes portáteis e, caso não o sejam, se tiverem familiares, amigos ou conhecidos que os possuam fica o aviso.

A HISTÓRIA
---------------------

Desde Abril deste ano que me tenho mantido em contacto com a Toshiba Portugal de modo a resolver esta situação, enviei um relatório detalhado que foi reencaminho para a Toshiba na Alemanha que supostamente tentariam, conjuntamente com a ATI, reproduzir e resolver o problema. Passados 2 meses sem obter resposta telefonei e disseram-me para levar o meu Satellite à assistência em Alfragide onde iriam trocar a placa gráfica e o LCD as vezes que fossem necessárias para resolver o problema já que a Toshiba na Alemanha não tinha conseguido reproduzir o problema.

Assim o fiz, o portátil foi para lá e uma semana depois fui levantá-lo. Como é costume, pedi para testar na hora e imediatamente consegui reproduzir o problema, importa referir que a máquina estava com o Windows Vista instalado. Ficou então mais 1-2 semanas na Toshiba para que pudesse ser testado extensivamente e chegou-se à conclusão que nada havia a fazer em ambiente Windows Vista.

O PROBLEMA
---------------------

As directrizes da Toshiba eram de que não garantiam o funcionamento do computador sem ser no SO que vem de origem (Windows XP), isto apesar de:

1. Segundo o Windows Upgrade Advisor, o portátil está preparado para correr sem problemas o Windows Vista Ultimate sem serem conhecidos conflitos com aquele Hardware.
2. A Toshiba ter disponibilizado na sua área de Suporte TODOS os controladores para Windows Vista do Satellite M70 PSM71.
3. Segundo a ATI, não são conhecidos quaisquer problemas com as drivers oficiais actuais e com aquela placa em especifico em ambiente Vista ou XP.

As indicações que foram dadas foram no sentido de instalar o SO de origem (Windows XP) e correr com as drivers disponibilizadas pela Toshiba no seu site.

Tudo isto seria perfeito se as drivers da placa gráfica não datassem de Dezembro de 2005, não se deixem enganar pela data em que foram disponibilizadas no site ( 29/08/06 ), estes controladores são baseados na versão 5.13 das ATI Mobility Catalyst. Isto, obviamente, causa diversos problemas com software lançado posteriormente, nomeadamente jogos que necessitam de constantes correcções nas drivers por parte da ATI para corrigir pequenos (ou grandes) bugs.

No fundo, encontro-me com um portátil ainda no período de garantia até Janeiro de 2008 ao qual a Toshiba se recusa a fornecer actualizações dignas desse nome para resolver os problemas que ocorrem com o software posterior ao lançamento dos drivers.

Segundo a Toshiba: "Não asseguramos o funcionamento com software lançado após o lançamento dos controladores"; "Se não foram lançados mais controladores é porque não existem problemas com os actuais e não há erros".

Esta é a posição da Toshiba; no fundo, ando aqui há mais de 1 ano com problemas no PC que já foram corrigidos pela ATI e que as produtoras dos jogos dizem ser relacionados com os drivers mas a Toshiba não os lança para o seu Hardware... E quem diz jogos diz outros softwares ou problemas no Output nomeadamente na ligação a plasmas ou retroprojectores.

COMO REPRODUZIR/TESTAR
----------------------------------

Portanto, aos donos dos Satellite M70-164 PSM71, testem os vossos computadores com controladores recentes e vejam se não vos acontece o mesmo problema pois estamos aqui a ser lesados por culpa da Toshiba que fez uma má implementação do Hardware. Que eu saiba os Acer e os Asus com a mesma placa gráfica não têm qualquer problema!

Reparem que simplesmente não podemos ter o Windows Vista em condições nem com controladores da Microsoft, nem da ATI, nem da Toshiba por mais antigas que sejam as versões, simplesmente nenhuma funciona como deve ser!

Eis o que devem fazer para reproduzir o problema:

1. Façam o download dos controladores actualizados, caso tenham Windows XP utilizem estes (mais recentes directamente da ATI), caso tenham Windows Vista utilizem os que estão no site da Toshiba.
2. Desinstalem o controlador actual através do Painel de Controlo -> Adicionar/Remover Programas (método requerido pelo Apoio da Toshiba).
3. Depois de reiniciarem procedam à instalação do novo controlador, sigam as instruções e voltem a reiniciar.
4. Para reproduzirem o problema o que têm de fazer é forçar as trocas de resolução, i.e. o Ambiente de trabalho corre à resolução nativa do ecrã (1280x800), basta iniciarem uma aplicação ou jogo que obrigue à mudança, configurem um jogo para correr a 1024x768, por exemplo, ou corram o 3D Mark 06 durante algum tempo que ele força as mudanças de resolução. Alternativamente tentem ligar a um painel LCD/Plasma ou a um retroprojector. Já consegui reproduzir também ao sair do modo suspensão.

O resultado deverá ser algo parecido com isto:

lcd.jpg


Vão dando noticias aqui na thread ou qualquer dúvida mandem PM.

Cumps
 
Última edição:
Eu não sei se se trata disto..mas ha um programa que permite "moddar" as drivers catalyst normais para portateis..chama se mobility modder...ja usei em 2 asus...
pode ser que resolva não sei...abc
 
Eu não sei se se trata disto..mas ha um programa que permite "moddar" as drivers catalyst normais para portateis..chama se mobility modder...ja usei em 2 asus...
pode ser que resolva não sei...abc

Isso já dei 1001 voltas, aliás as que estou a usar de momento são as 7.9 moddadas com esse programa já que estou com o Vista.

É uma questão muito linear: A partir das Catalyst 6.5 (inclusivé) a ATI alterou qualquer coisa que estragou tudo e isso afecta, por razões óbvias, todos os controladores para Vista que foram produzidos com data posterior.

Enviei há pouco mais um report para a ATI, mais claro não podia ser vamos lá ver... com sorte pode ser que resolvam algo.
 
Estou a desenterrar este tópico por três razões:

1) Estou na mesma situações que muitos de vós mas tenho um LG LW65 e vocês ainda têm uma diferença: A Toshiba ainda lança alguns drivers para Vista enquanto que a LG nem um único driver, este modelo já nem aparece no site Português da LG. Quando isso me acontece (os riscos e tal) o que costumo fazer é baixar a tampa do portátil e voltar a abrir, isso desliga o monitor e as vezes resulta, outras vezes não e volto a tentar fechar e abrir até ficar direito. É chato, mas tem de ser.

Mas esta técnica não funciona no XP, no entanto, em ambas as situações, sempre podem usar um programa que desligue o monitor ao ser executado que o efeito é o mesmo que fechar a tampa no vista.

2) A minha namorada tem um Toshiba M70 PSM71 e estava a pensar-lhe instalar o Vista, que drivers recomendam? Tendo em conta que ela não joga com o portátil, portanto, se forem uns antigas que não crie esse problema, não faz mal...

3) Já alguém consegui solucionar o problema de alguma forma diferente?
 
Boas pessoal!

Desenterro ainda mais este tópico para vos dizer que graças a essa bela maravilha de actualizações que a toshiba disponibiliza o meu m70 morreu de vez com a gráfica queimada.
 
Boas pessoal!

Desenterro ainda mais este tópico para vos dizer que graças a essa bela maravilha de actualizações que a toshiba disponibiliza o meu m70 morreu de vez com a gráfica queimada.

O meu M70-164 com Windows 7 desde à 1 ano e pouco, começou a de vez em quando começar a ligar com o ecrã mais escuro... Depois de reiniciar voltava ao normal. Este fim de semana, bloqueava com o ecrã ás riscas e tinha de forçar o desligar. Agora já nem liga o ecrã... :/
Neste portátil não dá para se trocar a gráfica? Deve ser problema da gráfica certo?
 
Back
Topo