1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

DreamCast Phantasy Star Online

Discussão em 'Retro / Legacy / Arcade' iniciada por jabun, 6 de Março de 2019. (Respostas: 1; Visualizações: 271)

  1. jabun

    jabun Power Member

    [​IMG]

    [justify]Phantasy Star Online (PSO) é um dos jogos mais revolucionários e marcantes da indústria, por uma razão muito simples: foi o primeiro RPG online para uma consola, tomando de assalto um domínio que até então era exclusivo dos títulos de PC. Mas para além de pioneiro, PSO era um jogo fantástico, viciando muito boa gente durante dezenas de horas e criando as primeiras comunidades online no mundo das consolas. Quem o jogou na época nunca mais o esqueceu.

    [​IMG]
    Phantasy Star Online é um jogo da Sega para a sua malograda Dreamcast, sendo a resposta da gigante nipónica aos muitos pedidos dos fãs para o lançamento de uma sequela de Phantasy Star 4, um dos clássicos da Mega Drive. A Sega tinha em mente a criação de um RPG online desde o início da conceção da Dreamcast, acabando por ser escolhido o universo de Phantasy Star. Completamente diferente da série clássica, onde as batalhas eram por turnos e havia um enredo e personagens fortes, PSO é orientado para ação e não apresenta uma trama envolvente, nem personagens carismáticos. Mas também não era isso que se lhe pedia.

    [​IMG]
    [​IMG]
    Lançado em 2000, o jogo teve um sucesso enorme, levando a inúmeros possuidores da consola da Sega a ligarem-se à DreamArena. O sucesso de PSO levou a que em 2001 fosse lançada uma segunda edição, chamada Phantasy Star Online ver.2 (PSO V2), que trazia como novidades itens novos e bugs corrigidos. Phantasy Star Online Episode I & II saiu para Gamecube e Xbox em 2002, que embora fosse excelente, não teve o mesmo sucesso da versão original, muito devido às limitações do online (Game Cube) e fraca distribuição do jogo (Xbox).Phantasy Star Online Episode III C.A.R.D. Revolution saiu em 2003 apenas para Gamecube, com uma mecânica de jogo bastante diferente, baseado em cartas. Apesar de muito diferente, o jogo tem qualidade e vale a pena a sua aquisição pelos fãs da saga.

    [​IMG]
    Apesar das limitações online da GC, muitos foram os fãs que não deixaram de comprar este excelente titulo​

    PSO conta uma história simples. Com seu planeta devastado, a Aliança das Nações resolve organizar um êxodo em massa da população para um outro planeta, ainda por ser descoberto. Para isso constroem uma grande nave chamada "Pioneer 1". Depois de algum tempo, Pioneer 1 encontra o planeta Ragol, e avisa a Aliança, que segue com uma segunda nave, a Pioneer 2. Porém, quando a segunda nave atinge a órbita de Ragol e tenta entrar em contato com as pessoas, uma grande explosão acontece, fazendo com que todas as pessoas da Pioneer 1 desaparecessem…

    [​IMG]
    Quando as pessoas na Pioneer 2 presenciam a explosão em Ragol, uma equipa de "Hunters" é enviada para investigar e descobrir o que aconteceu. A investigação começa pela área próxima ao centro de comando da Pioneer 1, na floresta, segue por uma caverna, um sistema de mineração automatizado e por fim, ruínas de de uma antiga nave espacial imensa. Durante o caminho, os Hunters encontram animais mutantes, robôs e muitos outros inimigos.
    Para esta missão, o jogador pode escolher entre três classes de personagens diferentes: Hunters, Rangers e Forces, cada classe com as suas vantagens e desvantagens, forças e fraquezas. Hunter são adeptos do combate com armas brancas, os rangers com armas de longa distância, e os forces habilidosos com magias.

    [​IMG]
    Além da classe, tem também a raça do personagem, havendo 3 distintos: Human, Newman e CAST. Human são as pessoas normais, como as que temos aqui no planeta terra, médios em todas as habilidades como força e inteligência. Os Newmans são seres criados a partir da mutação do genoma humano, e possuem grande habilidade com magias e CASTs são androides que são fortes fisicamente, porém não conseguem utilizar nenhum poder mágico.

    [​IMG]
    O jogo oferece 12 personagens distintas:

    Hunter:
    • HUmar: Caçador humano, pode usar algumas técnicas, com status equilibrado e nenhuma força global ou fraquezas.
    • HUmarl: Caçadora humana, tem mais precisão que os HUmar's más menos ataque
    • HUnewearl: Caçadora newman, poderoso com técnicas nem tanto quanto os Forces, HP (pontos de saúde) relativamente pobre para um caçador mas compensa isto com evasão muito alta.
    • HUcast: Caçador andróide, com poder de ataque mais alto no jogo, defesa e HP muito alta, não pode usar técnicas, mas pode usar armadilhas.
    • HUcaseal: Caçadora andróide, tem evasão muito alta e boa precisão, não pode usar técnicas, mas pode usar armadilhas.


    Ranger
    • RAmar: Atirador humano, tem a precisão mais alta no jogo e pode usar algumas técnicas.
    • RAmarl: Atiradora humana, tem a evasão mais alta no jogo e tem as técnicas mais poderosas da classe.
    • RAcast: Atirador andróide, tem o poder de ataque mais alto da classe e HP mais alto no jogo, não pode usar técnicas, mas pode usar armadilhas.
    • RAcaseal: Atiradora andróide, tem a defesa mais alta no jogo, não pode usar técnicas, mas pode usar armadilhas.

    Forces
    • FOmar: Mago humano, forte no ataque e precisão e HP baixo.
    • FOmarl: Maga humana, defesa e ataque mais altos da classe, TP (pontos de técnica) inferior mas HP alto, excelentes em técnicas de apoio e bom de luta.
    • FOnewm: Mago newman, fortes em técnicas de ataque de longo alcance, TP alto e defesa e HP baixo.
    • FOnewearl: Maga newman, potencial de dano mais alto e bom apoio, MST(força da mente) e TP forte, ataque físico e defesa baixa, mas evasão muito alta, bom de ataque e apoio.
    O jogador também pode ao criar seu personagem decidir sua altura, cor dos cabelos, e outros detalhes para caracterizar melhor a sua personagem.

    [​IMG]
    PSO oferece dois modos de jogo: offline e online. No primeiro, o jogador segue a história principal por quatro áreas distintas em quatro níveis, com o tradicional boss no final. As quatro áreas são forest, caves, mines, e ruins. Ao derrotar o boss final (Dark Falz), passam os créditos e é desbloqueado o próximo modo de dificuldade que são (nesta ordem) Normal, Hard, Very Hard e Ultimate. Pode parecer curto, mas a verdade é que as áreas são enormes e difíceis, pelo que é necessário o jogador passar várias vezes por elas, para evoluir o seu personagem e apanhar armas melhores.

    [​IMG]
    No modo Online em vez de derrotar o boss final para selecionar uma dificuldade mais alta, o jogador tem que ter um nível mínimo de experiência (Level= Lv) para unir ou criar um jogo. Lv 20 para hard, Lv 40 para very hard e Lv 80 para ultimate. Este é o modo principal do jogo e o seu principal ponto de interesse. O modo online era excelente, altamente avançado para a época, obrigando inúmeros jogadores de todo o mundo a ligar a sua Dreamcast à internet. Numa época em que a velocidade e a difusão da Internet estava longe do que verificamos hoje em dia, não podemos deixar de louvar o que a Sega conseguiu fazer com este PSO. Em janeiro de 2004 o servidor oficial da sega foi encerrado, sendo apenas possível jogar por servidores privados (que dependem de doações para continuar ativos).

    [​IMG]
    PSO é um jogo muito a frente de seu tempo. Inaugurou a jogatina online nas consolas e até hoje ainda não apareceu outro RPG online nas consolas tão amado quanto este. Marcou uma consola, uma geração de jogadores e a história dos jogos online no mundo das consolas, demonstrando o quão à frente do seu tempo estava a Sega com o seu serviço online.
    Hoje em dia, embora ainda divertido de jogar, PSO está um pouco datado, pelo que quem pegar no jogo hoje poderá não perceber o porque do barulho que este titulo fez quando chegou ao mercado em 2000. Mas a sua importância histórica e qualidade são inquestionáveis.

    Mais uma prova da genialidade da Sega.
    [/justify]

    [​IMG]
    [​IMG]
     
  2. JuMeSyn

    JuMeSyn Power Member

    um jogaço.
    Horas e horas e horas.
    E depois também na versão PC.