1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Phanteks Evolv Cable Managment e Watercooling

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por smartguycrazy, 25 de Dezembro de 2018. (Respostas: 13; Visualizações: 1481)

  1. smartguycrazy

    smartguycrazy Power Member

    Boas,

    Decidi partilhar o meu projecto com vocês, tenho a caixa da Phanteks com vidro temperado, e estou a fazer cabos com comprimento personalizados

    Este foi o meu primeiro build, para um first timer até acho que me estou a safar bem.

    Gostava de obter a vossa opinião visto que ninguém no meu grupo de amigos se dedica a esta area.


    Ainda não fiz as ligações para a MB e gráfica, visto que quero fazer uma curva perfeita para o PSU e para isso tive de encomendar mais combs, os quais devem chegar na próxima semana.

    [​IMG]


    Para já o meu setup esta um bocadinho ghetto :-D, eu tinha a CX750m mas a minha GPU não gosta quando puxo por ela com este PSU.

    Então adquiri o RM1000x (overkill mas consegui um bom preço) mas não trazia cabos, como ainda não acabei o cabo de 24pinos sou forçado a usar os 2 psu's :facepalm:

    A CX alimenta a MB, e a RM a gráfica e ssd (com a RM o GPU já não faz barulhos :D)

    [​IMG]

    O fan hub vai ser tirado dali e vai ser colocado na parte de cima (teto) da caixa, por debaixo a tampa de cima para esconder todos os cabos pretos, para o cabo usb 3.0 vou ver se arranjo uma extensão da cablemod visto que não gosto da aparência dele.


    Em relação ao watercooling estou a planear usar um radiador 100% cobre de 360mm no topo, e um 240mm a frente, talvez o de 360mm seja mais do suficiente para esta maquina, procuro a vossa opinião para me ajudar a decidir.


    Esta maquina é utilizada para projectos machine learning e deep learning e ocasionalmente jogos, no futuro provavelmente irei adquirir uma ou duas 1080Ti, contudo ainda me consigo safar com a 980TI para os modelos que tenho para treinar.


    Reservoir estou muito indeciso entre criar o meu próprio do tipo distribution block com bomba intrigada, ou usar um standard.

    Eu tenho o XSPC Photon 270mm que é gigantesco, em termos de estética não sei o que fica melhor, se é um reservoir tipo distribution block na parte de traz/frente ou um resevoir standard


    Em relação ao tubo o meu plano é criar o loop em PETG e no futuro planeio contactar uma empresa de neon ou especializada em dobragem de vidro para me dobrar as secções em vidro. (Vi como fica o vidro e ya, agora quero)


    MB: Asus X99 Pro
    CPU: Core I7 5820k
    GPU: MSI 980TI Golden Edition
    RAM: 32GB Corsair Vengeance RGB Pro
    SSD: 120gb
    NVME: 250gb

    Irei certamente publicar mais fotos a medida que este projecto for avançando.

    Penso que já de para ter uma ideia geral de como este menino vai ficar quando estiver pronto.

    [​IMG]

    Não liguem aos cabos que estão a flutuar no meio da caixa :wink:, isso tudo vai ser resolvido em breve
     
  2. snowlulz

    snowlulz Power Member

    Sim senhora, está a ficar bacano.

    Acho que o primeiro passo é arrumar a outra salganhada de cabos :D
     
  3. smartguycrazy

    smartguycrazy Power Member

    Obrigado pelo feedback ;)

    Hoje passei a tarde a criar o modelo do reservatório, decidi que vou colocar os 2 rads com push pool a frente visto que o airflow da caixa em questão não é dos melhores.

    Vou colocar o reservatório na parte de traz da caixa (ou seja do lado dos cabos), coloca-lo no compartimento principal ia ficar com um aspecto muito cheio.

    Aqui esta o meu primeiro modelo, decidi seguir as linhas da caixa, não me parece mal, mas este é o primeiro sketch e pode me dar na telha de melhorar o design.

    Dimensões: 120mm x 300mm x 20mm ( W*H*D )

    [​IMG]

    As duas entradas em baixo serão para in e out, a de cima será para encher

    [​IMG]



    [​IMG]

    [​IMG]
     
  4. snowlulz

    snowlulz Power Member

    Epah, tu criaste basicamente uma distro plate.

    Não sei se tens noção do preço ao qual te vai ficar um desses (a menos que trabalhes área e consiga isso baratito) porque barato não fica :D
     
  5. smartguycrazy

    smartguycrazy Power Member

    Preços ando a pedir, o acrílico é caríssimo cá, mas encontrei na Alemanha por 40eur uma placa de 100cm x 50cm x 10cm, isto dá para fazer mais que 1 res, talvez coloque a venda 2 ou 3, se vir que ganha tracção até me posso dedicar a vender blocos personalizados, who knows.

    Os portes devem rondar os 17eur pela dhl, pelo menos acho que foi este o valor que o meu pai pagou quando mandou vir um tablier de lá, e aquilo era uma coisa grande e pesada.


    Em relação ao corte se eles abusarem no orçamento, eu faço uma cnc com um raspberry, tudo depende dos valores.

    Os 3 motores arranjo a volta dos 25eur mais coisa menos coisa, para a estrutura é ir à sucata e "roubar" um pouco de inox, a empresa onde trabalho tem 2 contentores com sucata, devem ter umas 10t de inox, se eu pedir com jeitinho pode ser que tenha sorte.

    Eles costumam mandar chapas para a Solaser para cortar, também tem cnc, se vir que tal falo lá no trabalho e vai junto com a chapa, pode ser que façam desconto devido a quantidade.
     
  6. snowlulz

    snowlulz Power Member

    Bem, siga, eu quero é ver o produto final :D
     
  7. smartguycrazy

    smartguycrazy Power Member

    Já acabei os cabos quase todos, falta só dar um jeito ao eps, eu tive 2 dias só para fazer as ligações finais da mb e gráfica, ao final do 2 dia já estava a ficar cansado então atirei o eps lá para dentro, quando me apetecer arranjo-o

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Infelizmente, não é possível fazer uma curva perfeita nos 24 cabos, isto é bastante frustrante, o pinout da mb é igual ao pinout do psu, isto é mau, uma vez que se tivermos os 2 lado, o pin mais a direita liga ao mais a direita no psu, o segundo mais a direita liga ao 2º mais a direita, ora, o 2 cabo vai ter de se sobrepor ao primeiro.

    Para alem de ficar menos apelativo, dá mais trabalho a fazer as ligações no outro lado, visto que temos que cruzar o grupo de cabos 2x12 verticalmente ou horizontalmente dependendo da orientação que quisermos dar ao conector, ficando assim uma grande confusão na zona do psu, isto era evitado se o pinout da fonte fosse o oposto (o vidro) ao da mb, o pin mais a direita deveria ligar ao pin mais a esquerda para poder ser ligação direita sem sobreposições.

    Mas pronto, isto sou apenas eu a ser super picuinhas... :-D

    O fun hub tirei o do seu lugar standard e escondi o no teto da caixa deste modo consegui esconder maior parte dos cabos pretos ficando apenas o do usb3.1 e hdaudio, este, vou tentar esconder, visto que não gosto da qualidade do audio frontal.

    Entretanto, contactei a Phanteks, o airflow desta caixa é horrível na parte de cima, ao falar com eles, concordaram em enviar me uma tampa nova por 40eur portes inc, com esta tampa vou fazer algo deste género:

    [​IMG]

    esta peça em questão custa $79 + portes (dos states) fica perto dos 150eur, sem contar com as taxas alfandegarias, 150 para 40 + corte, acho que não foi mau negócio
     
  8. smartguycrazy

    smartguycrazy Power Member

    Update.

    Acabei por adquirir uma CNC, pediram me preços ridículos para fazer a maquinação da peça, ridículo ao ponto de compensar comprar a maquina ao mandar fazer, uma vez que uma CNC me vai dar jeito para outros projetos decidi comprar.

    Antes de começar no acrílico, estou a fazer uns ensaios em madeira.


    Ainda não sei o motivo de ela ter feito um buraco no compartimento interno, na altura de mudar de ferramenta em vez de subir desceu, muito provavelmente foi falha minha ao programar a maquina.

    Já vou deixar isto pro fim de semana uma vez que tenho que me preparar para o Google HashCode

    [​IMG]
     
  9. smartguycrazy

    smartguycrazy Power Member

    Já conclui uma das partes, contudo tenho que alterar alguns parâmetros na programação para obter um acabamento melhor.

    Ainda não tem apoios, a ideia é colocar o reservatório a meio

    [​IMG]

    PS: Não liguem ao pó, é difícil aspirar o serrim todo enquanto corto, estou a montar um controlador para a CNC com o raspberry o que me vai permitir enviar o g code por web, deste modo não tenho que ter a CNC diretamente ligada ao pc
     
  10. snowlulz

    snowlulz Power Member

    Tens novidades?
     
  11. Aaykoth

    Aaykoth Power Member

    Em primeiro lugar parabéns pela iniciativa e estou curioso para ver o resultado final.

    Em segundo lugar podes dizer-me o que é essa cena prateada/cinzenta que usas para definir os cabos?
     
  12. VelhoDoRestelo

    VelhoDoRestelo Power Member

    E um "pente" e normalmente vem com os kits pre-sleevados ou compras a parte...
     
  13. smartguycrazy

    smartguycrazy Power Member

    Boas,

    Desde já peço desculpa pela demora, tenho andado ocupado com o trabalho e não tenho tido tempo para trabalhar neste projeto.

    Ultimamente andei de volta da CNC, já instalei o Raspberry Pi agora só falta mesmo fazer uns ensaios antes de partir pro acrílico.

    São pentes de alumínio comprados no eBay, so vendedor "modding_bit-tech_pl"
    Não são nada baratos ao todo paguei ~70eur e ainda preciso de uns 3 ou 4 para o EPS que ainda não me dei ao trabalho de arranjar.
     
  14. smartguycrazy

    smartguycrazy Power Member

    Primeiro corte utilizando Raspberry Pi, criei um suporte para colocar uma escova a volta do spindle com entrada para o aspirador.

    O buraco ficou cerca de 0.5mm mais pequeno, nada que 5min a limar não resolva.

    Em principio só pego no acrilico no inicio de agosto que é quando entro de férias.

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]


     

Partilhar esta Página