Phanteks Evolv Cable Managment e Watercooling

Que ferramenta estás a utilizar?

Se te estiveres a referir a fresa são estas : https://tropicalprice.com/product/B073RJZBX8

https://tropicalprice.com/product/B07F33HP75

É uma marca chinesa, contudo no que toca à de 6mm tem reviews a falar bem, dizem que as melhores para isto são as da Datron mas cada fresa anda a rondar os 27~30eur, dai eu ter perguntado se alguém estaria interessado neste serviço, se sim compensava investir em brocas melhores
 
Fizeste bem em escolher essa pois o material é em carbide logo a superficie é não adesiva. Para maquinar acrílico, devido à diferença de durezas e devido ao facto de se tratar de um termoplástico, é necessário utilizar uma ferramenta com 1 gume de corte. 2 no máximo, pelo que nesse aspecto também estás safo.

Não sei se utilizaste a mesma ferramenta para fazer os testes na madeira. Caso o tenhas feito, devias ponderar em utilizar uma nova. Para bons acabamentos no acrílico, é preciso algum cuidado no que toca ao ângulo de ataque da lâmina. Se andaste a testar a ferramenta em materiais com outras durezas, é provável que tenha havido algum desgaste.

A parte inferior poderá estar assim não só por causa dos parâmetros, mas porque o gume pode estar a ficar "empapado" com as aparas de acrílico quente que se colam lá, o que provoca esse corte/arrastamento. De lado não acontece tanto pois a ferramenta tem os canais helicoidais que permitem expelir as aparas.

Nas paredes, como estás a fazer o acabamento?

Edit: Por acaso ando a ponderar num sistema WC com reservatório em acrílico :lol:
 
Para a madeira usei outras, as que mencionei apenas foram utilizadas no acrílico.

A cnc não tem controlo de RPM o spindle vai de 500~8000 RPM do que vejo online normalmente usam 15k RPM a 1200~1800 mm/min

Como não sei os rpm fiz com o spindle ao máximo.

1 corte:

Rpm ~ 8K
Feed rate: 850mm/min
Ramp feed rate: 350mm/min
Stepdown: 0.5mm

2 corte

Rpm ~ 8K
Feed rate: 800mm/min
Ramp feed rate: 266 mm/min
Stepdown: 0.2mm

3 corte

Rpm ~ 8K
Feed rate: 800mm/min
Ramp feed rate: 266 mm/min
Stepdown: 0.1mm

4 corte foi igual ao 3º mas tentei reduzir os rpm's e a maquina perdeu passos.

Corte de acabamento não fiz.

As aparas tentei tirar com uma escova, vou tentar arranjar uma daquelas latas de ar comprimido e volto a tentar.

Deve ser mesmo do calor, foi o que me levou a baixar as rpm, eu não tenho muita margem para subir a velocidade, os motores entram em esforço a partir de 950mm/min, sem arrefecimento, as aparas parecem pó, usando água com sabão (vi num fórum que dava bons resultados) as aparas ficam compridas.

Umas das coisas que reparei é que quando a maquina vai para cima faz um corte +- limpo, quando vem para baixo é que deixa o acrílico branco.

O que saiu melhor foi o 2º corte, como pode ver, dos lados esta muito boa, nas fotos parece opaco mas na vida real o corte esta mais polido que as latereis da peça, no que toca a base, um dos lados esta mais polido que outro isto tem haver com a direção em que a maquina cortou.

gS9vmQQ.jpg

QoDj6md.jpg


Ainda não fiz mais cortes porque a maquina no eixo y anda a fazer uns barulhos, penso que seja sujidade, tenho que desmontar limpar e lubrificar.

Não sou nenhum expert nisto, a minha área é mais programação de apps, o que sei disto é o que consigo tirar do youtube e de fóruns.
 
O segundo corte realmente já tem outro aspecto. A máquina estar limitada a 8k rotações é que não abona a teu favor.. O problema não está em baixar as rpm para não aquecer tanto. O problema está em não as teres suficientemente altas para poderes aumentar o feedrate. Tal como já te apercebeste, isto é tudo um jogo de parâmetros.

Não discordo da utilização de água (talvez com um pouco de sabão para ajudar na lubrificação) dado que teoricamente afasta a temperatura local da temperatura de transição vitrea (e consequentemente da t. de fusão) o que por sua vez poderá ajudar a que não haja aquela "papa" toda na lâmina do gume. Não sei se trará repercussões a nível de ferrugem ou outro problema qualquer, mas de qualquer maneira estás lá portanto estas atento.

Durante a maquinação, como é feita a refrigeração?
Dos 4 testes que executaste, nalgum deles fizeste algum acabamento? Ou dás esse step down até chegar à cota que tu queres?
 
Última edição:
Estava a usar uma garrafa de esguicho, e de vez em quando metia água.

O 5 corte fiz igual ao 2, aumentei o feed para 820mm e o stepdown para 0.3mm, o eixo y perdeu passos, eu lubrifiquei o eixo mas parece que ficou lixo agarrado dentro daquela coisa que faz ligação da rosca à maquina, vou mesmo ter de tirar a vara para limpar.

Desta vez fiz arrefecimento com WD40, acho que se não tivesse perdido passos o corte ficava melhor, vou fazer manutenção a maquina e tento fazer com 820mm a 0.2 de stepdown.

A minha ideia é quanto mais stepdown eu der maior serão as aparas, mas posso estar errado, ao aumentar o stepdown estava a tentar fazer com que as aparas ficassem maiores em vez de ficarem em pó quase, assim conseguia as tirar mais facilmente.


Não sei se foi por causa do WD40 ou por causa dos novos parâmetros mas do lado esquerdo não ficou tão branco.

uXmyIhR.jpg


Ele ficou maior, e fez aquilo em baixo porque perdeu passos, todos eram suposto terem medidas iguais, as drivers que comprei deviam detectar perdas de passos e o stress do motor, segundo o que vejo por ai são das melhores (TMC2130) mas penso que só funciona por SPI
 
Back
Topo