***** phantom

ola a todos..

tenho uma serie de duvidas em relação a um pc que comprei..

***** phantom

Asus P5K SE
q6600 @ 2.4 Ghz
4GB @ 800 Mhz
club 3D Geforce 8800 GTS 320 MB
2x400gb
som onboard..
windows vista 32bit

foi uma compra um pouco apressada, pk precisava dele pa trab, uma emergencia.. mas gosto de correr jogos e para o ke paguei.. axo ke merecia melhor..
e o ke se passa e o seguinte:

- o desempenho varia de forma inconsistente - enquanto que alguns jogos correm sem problemas nenhuns, com as opções no maximo (ou quase) e com AA.... , outros criam montes de problemas, que me parecem indevidos..

ex.:

- crysis em dx10 da mais lento do que em dx9 e obriga-me a usar configs demasiado baixas portanto uso geralmente dx9. tudo no medio e sem AA e mm assim nc deu mt bem e por vezes tem comportmentos erráticos. consigo jogar far cry c td no maximo e com melhor qualidade no total que o crysis. axo ke devia dar melhor....

- call of duty 4 - fps suaves mas certas missoes tenho que "cortar" nas texturas pk fica com montes de lag, noutras nao.. da bastante melhor que o crysis..

- world in conflict e lost planet extreme condition.. ambos dao mal em dx10. o 1º inda consigo encontrar configs estaveis mas sempre sacrificando montes qualidade. o 2º em dx9 ta excelente, dx10 nem corre..

-os jogos que sempre correram melhor neste pc foram os baseados em "Unreal Technology" (Unreal 3, Vegas 1 e 2, Frontlines, Turok,...)

-CoD 1 tb se queixa com td no maximo.. nao devia.. certo?


Eu noto que por vezes o pc fica sobrecarregado e mm assim apresenta um resultado final medíocre.. noutras aplicações, parece um pc de topo..

nunca posso carregar mtas texturas certamente por a placa so ter 320MB no entanto ja me disseram que nao preciso mais de 256mb.. e eu tenho 4gb de ram

será o windows? se trocasse o vista pelo xp, faria mta diferença?

e os probs com dx 10? alguma incompatibilidade que eu desconheça?

será um prob de frequencias baixas? ram a 800Mhz. processador a 2.4ghz (o q6600 sao 2 dual cores ligados, penso eu..)

desconheço as freq. da minha grafica..

resumindo...haverá alguma pequena alteração que traga alguns melhoramentos? visto que ja gastei que xegue..

ja agr.. e OC ? sou inexperiente mas nao sou "Pêko"... axam que é possivel? vale a pena? faz mt diferença?

nao tenho referencias da minha board .. nao sei se será indicada para isso..

tou aberto a sugestões.. kkr coisa..

cumps.. e ob por td..

abraço po ppl
 
problema desse PC:
Desiquilibrio tipico de um PC da *****
Quase que aposto que deve ser memoria OEM, e menos fiavel.
A board usada nessa config, e avaliar pelo preço que pagaste tinha que ser pelo menos no mercado media gama, algo como uma P5K ou P5K-E

e depois essa gráfica não é má.. mas já está bastante desactualizada.. e sim o Crysis não é jogo que ela corra na "boa" com um AA alto, DX10 e resoluções elevadas...
Joga a DX9 é o minimo para te poder ajudar na performance... e esquece definições para cima do High

o Q6600 é um quad core.. um processador de quatro nucleos

OC é possivel.. até seria bem aceite, se a board fosse melhor.. é que o desenho electronico dessa board não é muito fiavel. Já ouvia falar que as P5Ks não seriam as melhores, quanto mais a versão chopped down, com um chipset mais básico como a P5K SE. Mas é sempre uma possibilidade

Sugestão grande: Formatar o PC e resintalar o VISTA (sim o VISTA) mas sem a tralha que já trás de raiz
 
Boas..

-Quanto a board o fabricante afirma no manual que é uma board preparada pa OC e tal....etc mas nao fala em limites.. é por nossa conta..


o k ker dizer: "desenho electronico menos fiável"? pode arder com mais facilidade?

n conheço ng com uma board destas.. se alguem tiver uma ideia do que ela aguenta.... tipo,..a maneira como ela lida com as frequencias, temps e a sua durabilidade..


As mems sao 4x "TakeMS 1GB DDR2 800 cl5"

vinham a 400Mhz.. eu é que mudei para 800Mhz

o ke significa cl5?

tRAS ta a 18 clks, resto tá td a 5..

alguém sabe se suporta valores de 4? quais as consequencias? é possivel recuperar facilmente dum erro? isto é, a mobo arranca e deixa ir pôr outra vez a 5?

Encontrei outra coisa:

saquei o cpuz.. e estava a func. a 266Mhz x6 = ~1600Mhz..

desliguei a função que cede a gestao ao OS, e ficou num estado em estava sempre a mudar entre 1.6Ghz e 2.4Ghz (x6,x9), mesmo em stress caía para os 1.6GhZ é estranho..

foi entao que a board teve picos de 47ºC - 48ºC e o pc probe II a queixar-se (alerta aos 45ºC).. sao perigosas estas temps?


desliguei o "c1e", pus em manual e mult. a x9.. agr ta estavel nos ~2400Mhz, com a board a 37ºC - 39ºC em idle. 42ºC - 44ºC em carga.. com as "fans" todas no maximo.. é assim ke estou a usar agr..

(tenho screens do cpuz mas nao sei postar..)

CoreTemp:

Core 0 e 1 entre 45ºC - 47ºC e os core 2 e 3 a 39ºC - 40ºC --> idle
Core 0 e 1 a 57ºc e 55ºC max; core 2 e 3 nos 50´s.. --> stress

São Valores aceitaveis?

____________________________________________________________________________

-entretanto.. tentei 333Mhz x9 = ~3000Mhz, Vcore em "auto" foi para os 1.38V, as temps da board mantiveram..

começei a puxar por ele.. corri crysis com quase tudo em high, cheguei a ter AA 2x.. nc deu assim tao bem, pela 1ª vez fps suaves e sem breaks, neste jogo..

corri 3dMark 06 e 3dMark Vantage(DX10), e crysis(DX9) toda a tarde, o CoreTemp a dar valores de 55ºC -59ºC idle e 65ºC a 69ºC em carga, sendo o "core 0" o mais quente..
e tava calor aki..

quando minimizava o jogo ou parava a aplicação as temps caíam quase instantâneamente para valores de "idle"..

estas temps sao perigosas? sao valores bons para o dia a dia? ou devo manter nos 2.4Ghz?
nos 3.0Ghz notei uma boa melhoria em tudo, gostava de manter..

o meu cooler é um ARTIC COOLING mod. Freezer Pro 7
Ver: www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16835186134

alguem tem? é eficaz ou há outros mt melhores?

tb nao devo ter prob. com corrente.. ke dizem da PSU?
NOX 600W mod. AT-600p12p

+3.3V - 24A
+5 V - 32A
+12 V/1 - 21A
+12 V/2 - 22A
-12 V - 0.6A
+3VSB - 2.0A


OBS: estou ciente de que sao topicos debatidos em mts threads e foruns, e foi com eles que aprendi o pouco que sei..
mas cada caso é diferente.. agradeço a atençao e paciencia..
nunca fiz isto antes..
 
Boas..

-Quanto a board o fabricante afirma no manual que é uma board preparada pa OC e tal....etc mas nao fala em limites.. é por nossa conta..

O OC é sempre por nossa conta, até porque vai alterar todos os valores de fábrica a nível de BIOS (voltagens, FSB, etc.) logo um OC mal feito poderá inviabilizar a RMA de uma board...

o k ker dizer: "desenho electronico menos fiável"? pode arder com mais facilidade?

O que o Romani quer dizer é que o sistema electrónico da Board (resistência, mosfets, capascidade de variações de voltagens, divisão inteligente das tensões equitativamente...) não são as melhores e as esperadas para fazer um OC com grande segurança;

n conheço ng com uma board destas.. se alguem tiver uma ideia do que ela aguenta.... tipo,..a maneira como ela lida com as frequencias, temps e a sua durabilidade..

ela deve aguentar na boa com o CPU a 3.0... Com as tensões nos 1.3V... Atenção às temperaturas!!!

As mems sao 4x "TakeMS 1GB DDR2 800 cl5"
vinham a 400Mhz.. eu é que mudei para 800Mhz

TakeMS é quase a mesma coisa que OEM, ou seja, são memórias para PC's que são para estar em stock!
mudas-te para 800 como?!?! Elas se tavam a 400Mhz na BIOS significa que estavam a 800 no real, ou seja: como é DDR2 é a mesma coisa que 400x2=800Mhz

o ke significa cl5?

tRAS ta a 18 clks, resto tá td a 5..

CL é as latências das memórias (velocidades de leitura, escrita), quanto menor for o valor do CL melhor são as memórias e mais rápidas.

tRAS 18 significa que as memórias têm muito possívelmente estas latências 5-5-5-18, penso que se colocares as latências a 5-5-5-15 não haverá problemas.

alguém sabe se suporta valores de 4? quais as consequencias? é possivel recuperar facilmente dum erro? isto é, a mobo arranca e deixa ir pôr outra vez a 5?

Duvido que as consigas por a CL4, duvido muito, até porque essas memórias não devem aguentar grandes voltagens! E sim, se der erro basta fazeres Clear CMOS (reset à BIOS, consulta manual da board para saber qual é o jumper que tens de mudar! sempre que fizeres reset à bios desligas o PC da corrente eléctrica e ligas o PC para descarregar a carga electrica estática ainda na fonte... só depois fazes o reset!)

Encontrei outra coisa:

saquei o cpuz.. e estava a func. a 266Mhz x6 = ~1600Mhz..

desliguei a função que cede a gestao ao OS, e ficou num estado em estava sempre a mudar entre 1.6Ghz e 2.4Ghz (x6,x9), mesmo em stress caía para os 1.6GhZ é estranho..

Volta a ligar a gestão do SO dos recursos de hardware... Isso é o SpeedStep da Intel a funcionar, só o podes desligar na BIOS (vê como no Manual da Board!).

foi entao que a board teve picos de 47ºC - 48ºC e o pc probe II a queixar-se (alerta aos 45ºC).. sao perigosas estas temps?


desliguei o "c1e", pus em manual e mult. a x9.. agr ta estavel nos ~2400Mhz, com a board a 37ºC - 39ºC em idle. 42ºC - 44ºC em carga.. com as "fans" todas no maximo.. é assim ke estou a usar agr..

(tenho screens do cpuz mas nao sei postar..)

CoreTemp:

Core 0 e 1 entre 45ºC - 47ºC e os core 2 e 3 a 39ºC - 40ºC --> idle
Core 0 e 1 a 57ºc e 55ºC max; core 2 e 3 nos 50´s.. --> stress

São Valores aceitaveis?

____________________________________________________________________________

-entretanto.. tentei 333Mhz x9 = ~3000Mhz, Vcore em "auto" foi para os 1.38V, as temps da board mantiveram..

começei a puxar por ele.. corri crysis com quase tudo em high, cheguei a ter AA 2x.. nc deu assim tao bem, pela 1ª vez fps suaves e sem breaks, neste jogo..

corri 3dMark 06 e 3dMark Vantage(DX10), e crysis(DX9) toda a tarde, o CoreTemp a dar valores de 55ºC -59ºC idle e 65ºC a 69ºC em carga, sendo o "core 0" o mais quente..
e tava calor aki..

quando minimizava o jogo ou parava a aplicação as temps caíam quase instantâneamente para valores de "idle"..

estas temps sao perigosas? sao valores bons para o dia a dia? ou devo manter nos 2.4Ghz?
nos 3.0Ghz notei uma boa melhoria em tudo, gostava de manter..

o meu cooler é um ARTIC COOLING mod. Freezer Pro 7
Ver: www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16835186134

alguem tem? é eficaz ou há outros mt melhores?

relativamente às ultimas temperaturas máximas (~60º) essas temperaturas são muito altas! Baiva o VCore para 1.30/1.29V;
o cooler não é grande espingarda, e cçaro, existem outros muito melhores! Mas mais caros!

tb nao devo ter prob. com corrente.. ke dizem da PSU?
NOX 600W mod. AT-600p12p

+3.3V - 24A
+5 V - 32A
+12 V/1 - 21A
+12 V/2 - 22A
-12 V - 0.6A
+3VSB - 2.0A

Sim a fonte é Boa e dá para o sistema que tens!

OBS: estou ciente de que sao topicos debatidos em mts threads e foruns, e foi com eles que aprendi o pouco que sei..
mas cada caso é diferente.. agradeço a atençao e paciencia..
nunca fiz isto antes..

Duas notas relativamente ao teu Sistema.

1º se queres fazer um OC decente vai lendo os vários posts que vão aparecendo no fórum que vais aprendendo sempre mais ***** coisa... O OC deve ser feito com calma, em passos pequenos...

2º O teu sistema é relativamente bom, mas peca pela qualidade das memórias! Já encontas aí no mercado 4Gb da Team Elite (2x2 GB) que fazem bons scores com preços inferiores a 80€!

Faz o que o Romani te disse, faz uma formatação do PC pois parece-me que tens aí alguns ghost programs a "comer-te" recursos indevidos! Pois o teu sistema mesmo em stock é um bom Sistema...
Em relação aos jogos irás estar sempre e cada vez mais limitado... Existem hoje no mercado placas gráficas de preços a inferiores À que possuis e que metem a tua num bolso... O mercado das VGA's está cada vez mais em grande competição e elas desvalorizam imenso em pouquissimo tempo!
 
Back
Topo