Phase change da OCZ

Esta review é uma tradução de um outro site...

Review por sinal muito mal feita, alias penso que quem fez a review nem sequer tinha a unidade >(

O ar gelado produzido pelo equipamento é jogado em cima de um bloco de cobre

Por esta frase dá para ver a pobreza do que escreveram.
 
É como eu digo.
Nem me dei ao trabalho de ler. Já pelas fotos vi que está ali uma unidade muito pobrezinha.

Vindo da OCZ eu esperava mais...
 
Se não fôr muito cara, e se sair uma rev. 2.0 dela com esses problemas corrigidos (não percebo nada de phase-change, por isso confio nas opiniões de quem de direito), acredito que esteja aí um best-seller, sabem bem que sim.
Dúvido é muito que venha a ter um preço convidativo. OCZ não prima por barato.
 
um dos problemas que o TONY referia,e que estava a atrasar o lançamento do produto era o transporte das unidades....
a logistica para transportar unidades que não devem ser leves,com gás e materiais frágeis não era simples de conseguir
além que para fora dos EUA ainda era mais complicado
se custar á volta dos 500 euros mais vale mandar fazer uma de raíz.....
imagino um rma disto......só em portes....:002:
 
Por 500€ mais vale pagar mais um bocadito e comprar uma Mach2 nova, ou usada mais barata, ou Vapochill LS.

Ou até mesmo criar uma ou encomendar a experts como Ricky e Blaster.


Além disso, convém termos consciencia que o mercado de equipamento de Phase-Change é muito limitado.
Quando as Prometeias sairam, houve um "boom" de vendas deste tipo de produtos, mas estagnou, porque os entusiastas, quem conheçem o produto e tiram partido delas, simplesmente ficaram servidos ou nao tinham dinheiro.
 
Por 500€ mais vale pagar mais um bocadito e comprar uma Mach2 nova, ou usada mais barata, ou Vapochill LS.

Ou até mesmo criar uma ou encomendar a experts como Ricky e Blaster.


Além disso, convém termos consciencia que o mercado de equipamento de Phase-Change é muito limitado.
Quando as Prometeias sairam, houve um "boom" de vendas deste tipo de produtos, mas estagnou, porque os entusiastas, quem conheçem o produto e tiram partido delas, simplesmente ficaram servidos ou nao tinham dinheiro.

Será que sai mais barato encomendar uma coisa "simples" dentro deste campo aos experts? :)
 
Alguem mais entendido me pode dizer se uma solução destas aguenta estar ligada 24h/7 365 dias por ano, como é quando o CPU está a idle, e o seu ruido? thanx
 
tudo bem isolado sim, é na boa, idle é a mesma coisa

quanto a ruido sou um bocado suspeito para falar LOL, mas com um compressor NL11F ouve-se mais as 2 ventoinhas 120mm que propriamente o compressor que tem um som muito grave
 
[_Silence_];1197163 disse:
Não sai mais barato, mas sai com mt melhor preço/performance (assumindo que a performance irá ser tão "má" quanto se espera)

Não coloco em dúvida a parte da qualidade e da performance, porque caso contrário não o fariam para eles mesmos nem para vender para fora.
Apenas andava com esta dúvida já à algum tempo.:)
 
Alguem mais entendido me pode dizer se uma solução destas aguenta estar ligada 24h/7 365 dias por ano, como é quando o CPU está a idle, e o seu ruido? thanx

Eu não confiava nisso apesar do Blaster que é o xpert dizer que sim, já para não falar na conta da Luz.
Eu quando tinha a vapochill e o folding a bulir desligava praí de 3 em 3 dias, a sala aquecia bastante e o ruído da vapochill é um bocado exagerado (maior defeito).
 
Eu parto-me a rir é com esta foto:

http://www.clubedohardware.com.br/imageview.php?image=15830


Aguentar 24/7?
Se aguentar meio ano já não é mau. Não tou a ser irónico.

A fan do condensador devia estar a refrescar o condensador e o compressor e não a atirar o calor do compressor para o condensador.
Para juntar á festa, onde está a fan traseira para extrair o calor do compressor?
Para não falar do filtro estar na vertical...

Épa este sistema está um nojo.



Eu vou explicar para verem de uma vez por todas a qualidade e fiabilidade que está aqui presente:

O compressor comprime o refrigirante e envia-o para o condensador (estado gasoso).
Quando o refrigirante (altamente pressurizado) passa pelo condensador, passa para a forma de líquido devido á diferença de temperatura. Quanto mais baixa for a temperatura no condensador, menos pressão será necessária para o refrigirante se transformar.

De seguida, o filtro vai filtrar as partículas de refrigirante que não se transformaram em líquido para passar apenas o refrigirante líquido para o capilar.
Aqui é essencial que fique na posição horizontar para garantir que o refrigirante líquido fique em baixo (onde está o capilar), e o gás fique em cima, senão o gás é empurrado para o capilar e depois o sistema não faz frio, ou faz de forma deficiente.
Estamos a falar da parte onde existe mais pressão no sistema todo, pois o líquido vai passar de um tubo geralmente de 60mm (condensador) para um de 0,30 (capilar). A compressão no capilar vai fazer com que o refrigirante líquido fique muito frio.

Quando o refrigirante líquido atinge o evaporador, vai existir uma quebra de pressão enorme e o refrigirante volta ao seu estado gasoso.

Durante esta quebra de pressão o refrigirante vai apanha as partículas de calor existentes no evaporador (daí a teoria do brazuca de enfiar gelo em cima do cpu seja uma coisa tão ridícula, pois técnicamente falando o que acontece é que o calor do cpu é que vai passar para o refrigirante...).

O refrigirante agora quente por ter capturado as partículas de calor do evaporador retorna ao compressor para ser comprimido novamente e voltar a fazer tudo que eu disse até aqui.
É um ciclo contínuo.



Agora vamos á parte que interessa:
Um compressor em funcionamento aquece bem.
Juntem o calor que ele apanha com o refrigirante quente que vem do evaporador.

Agora imaginem a fiabilidade de um sistema destes que a OCZ apresenta:
Fan do condensador a mandar aquele calor todo do compressor para o condensador.
Fan traseira para ajudar a arrefecer? Nada...

Ou seja, aquilo por natureza aquece bem, junto com calor do refrigirante e ainda por cima o calor vai todo para o condensador, porque o refrigirante vai para lá e a fan também está a ajudar.

Consequencias:
As pressões vão subir sempre até que o gás se transforme em líquido.
Para isso o compressor tem de fazer um esforço muito maior, vai aquecer mais e sofrer também maior desgaste.
Quanto mais aquece, mais calor vai para o condensador e voltamos ao mesmo: Pressões sobem!

Agora juntem a pressão do refrigirante líquido a entrar no capilar.
E o melhor: O filtro naquela posição vai mandar refrigirante em forma gasosa para o capilar, logo menos frio é produzido, junto com as partículas de calor que vao ser capturadas no evap, o refrigirante vai chegar mais quente ao compressor, logo voltamos ao mesmo: Pressões sobem!

Agora espetem isto a trabalhar 24/7 a sofrer este desgaste todo.
Lembrem-se que os verões aqui são muito quentes.
Ou morre o compressor prematuramente ou no meio de tanta pressão abrem-se fugas.

A minha vapochill tem a fan do condensador a mandar ar frio para o compressor e uma trás a tirar e mesmo assim mal posso tocar no compressor porque ele arde mesmo, agora imaginem um sistema destes...

Supostamente isso é para bater records?
Só se for de RMA de compressores.

E a performance disso deve ser tão fixe que eles montaram o sistema e não disseram nada.
Secalhar eu com um mini-compressor fracote de 50€ e o sistema montado em condições fazia mais frio que aquilo e dura quase uma vida...

Acho ridículo gastar 300 ou 350€ numa coisa destas.
Uma empresa de nome como é a OCZ vir vender uma coisa destas. >(
 
Última edição:
Lasac, os problemas de concepção do sistema são relativamente simples de resolver, mal será que a OCZ não dê com eles rapidamente, antes de começar a vender isto em massa...

agora, isto é para ser barato... memso muito barato. não sei qual é a garantia que eles ponderam dar para este equipamento, mas pelo preço pedido, e para trabalhar sempre em carga (que é como todos estes sistemas de frio para cpu's trabalham - apenas varia a carga, mas existe sempre alguma) e com um compressor super barato, duvido que isto possa ter uma grande longevidade, independentemente de estar bem concebido, ou não.

mas se formos, a ver, o grande mérito deste sistema é popularizar o phase change. isto é uma especie de starting kit, depois vão-se fazendo as modificações que forem possiveis, e depois de se trocar o sistema quase todo, podemos ficar com um sistema razoavel, em "suaves prestações"... se é que me faço entender.

vamos la a ver como vai ser a unidade que vai para a anandtech...

PS: lasac tinhas aí um erro na parte teórica.

PS2: eu se calhar passo mas é esta thread para o forum do phase change...
 
mas se formos, a ver, o grande mérito deste sistema é popularizar o phase change.

O meu receio é este.

Não terem metido uma fan atrás e ter metido a fan do condensador ao contrário dá ideia que foi de propósito só para curtar custos.
Ora uma fan que para eles deve ficar por 3 ou 4€ e dá outra vida ao sistema... enfim...

Já do filtro na vertical é fácil de alterar.
 
OCZ Cryo-Z just around the corner

Finalmente

OCZ Cryo-Z just around the corner

OCZ has been talking about its Cryo-Z phase-change cooler for quite some time now and, although promises were high and mighty, the minutes, hours, days and months have passed and nothing became a reality.

The Cryo-Z has been recently deemed as canceled, the rumor was countered by OCZ but the whole truth is that, more than a year after it was first showcased, the Cryo-Z is finally on the home stretch. The phase-change cooler is currently in the safe hands of OCZ's engineers and it will arrive in stores very soon, before the end of this quarter. It should be very appealing to anyone who wants to run (overclocked) CPUs at sub-zero temperatures.

The unit should cost around $300 (last pricing update a year ago).



Source: TechConnect


cumps
 
Última edição:
parece-me um bom preço....ainda agora gastei mais de 200 Europas em watercooling (apenas bloco cpu, bomba, reservatório, conectores e 2 m de tubo) fonix :( :P
 
Back
Topo