1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PHC advance,SQL e website Loja Virtual

Discussão em 'Programação' iniciada por Stonedge, 1 de Outubro de 2008. (Respostas: 22; Visualizações: 8872)

1. Ora viva techzonianos,

Estou com um problema com um projecto que elaborei para o SIED (Sistema de Incentivos á Economia Digital). Propos e foi financiado um projecto que liga o software PHC a uma loja Virtual Online com o uso da mesma BD SQL. Para isto foram contratadas duas empresas distintas, uma de PHC e outra de Webdesign. Estou a ter um problema terrivel com os instaladores de PHC, pois o instalador inicial ja esta em tribunal e o que veio a seguir pouco mais percebe da coisa. O problema é que apesar das funcionalidades magnificas aparentes do PHC estarem somente a serem exploradas 15%, me deixam o filho nas maos com a seguinte desculpa apos 2 anos de tentativas. Vou colar dois dos emails que acho um total absurdo e agradecia que alguem ja tenha investigado o nucleo da BD SQL do PHC que comentasse:

Email dos instaladores de PHC
    "Falei com o H***** sobre o poder ou não criar tabelas no SQL do PHC e informei-o que não é possivél nesta versão a criação das mesmas.
    Na versão Enterprise sim é possivél, no entanto falei depois com o técnico programador da G**** para tentar perceber até onde poderiamos ajudar e foi-me dito que o problema não esta no SQL do PHC ou no MYSQL do Site, mas no facto de fazer querys em duas bases de dados em simultaneo.
    No entanto prontificamo-nos ajudar no que é possivél e sem compromisso algum da nossa parte dado a concepção de Páginas Web não ser nossa area de actuação."

Email dos instaladores do Website
    "Sobre o assunto das famílias, remeto aqui a justificação.

Devido à enorme extensão da arvore de famílias torna-se impraticável mostra-las todas ao mesmo tempo, visto que esse menu é visível em todo o site, o tempo de carregamento de todas as páginas subiria exponencialmente, essa foi a razão porque foi separado.

Este problema é ainda agravado devido a ter que se trabalhar com duas BDs em dois sistemas diferentes (MySQL e Microsoft SQL-Server [onde reside o PHC]), em que se teria que desenhar o menu a dois tempos, uma com a ligação inicial ao MySQL e outra ao Microsoft SQL-Server[onde reside o PHC], obviamente é possível fazer isto no entanto, como irá fazer o mesmo tempo de carregamento das páginas subir exponencialmente, e também sobrecarregar o vosso Microsoft SQL-Server visto tratar-se de um pedido remoto."

A minha pergunta que tenho conhecimentos em SQL mas nao no trabalhar interno do PHC com a BD, é a seguinte, terá algum nexo o PHC nao trabalhar com familias e subfamilias e meter tudo ao mesmo nivel? Sim porque a mim parece-me que nenhum instalador de PHC sabe realmente o que está a fazer. Houve uma suposta organizacao das familias por subfamilias, mas so foi ao nivel de nomes, em termos de tabelas esta tudo ao mesmo nivel, sendo impossivel a destrinça automatica a menos que se saiba como redifinir previamente a filtragem.

É um assunto bastante complexo, deixei so aqui um parte para nao ser muito maçudo, mas agradecia os comentarios de alguem que tenha algum conhecimento de PHC e pudesse debater o assunto depois mais ao promenor.

Obrigado,

Última edição pelo moderador: 30 de Outubro de 2008
  2. Armadillo

Armadillo Folding Member

Eu não conheço o PHC (mas conheço a concorrência:002:), mas diz-me uma coisa: a tabela onde estão definidas as familias tem uma relação unária, para com a mesma?

Ou seja, uma familia de produtos pode conter outra, e assim sucessivamente?
    Se sim, esta parece-me ser a solução correcta. Deste modo podes ter uma árvore com N niveis e não apenas 2 ou 3.
    Uma sugestão: se se passar o que eu disse, porque não é gerada a árvore de familias de artigos, digamos, 1 vez por dia, numa tabela á parte (o crontab faz coisas fantasticas ;) ), edit: ou várias versões da árvore, conforme as vossas necessidades?

cumps

Última edição: 1 de Outubro de 2008
  3. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

De facto, o PHC não tem noções de sub-famílias. De facto, há muitas noções de sub-"qualquer coisa" que o PHC não tem.

Se fizeram as sub-familias com base no nome, então há hipotese de fazer um cálculozinho giro para converter o nome em sub-famílias. Dá trabalho, mas é possível.

Em relação ao modo de funcionamento Website <=> PHC... Jesus! Ler das duas bases de dados ao mesmo tempo? "This is madness!".
    Acho que a melhor solução é sincronizar, de X em X tempo (1 hora? 10 minutos?) as duas bases de dados. Senão assim é, realmente, impraticável.

Sei de uns gajos que fizeram um género de CMS ("LvEngine", se bem me lembro) que fazia essas coisas todas. Um dos módulos era precisamente o da sincronização entre a base de dados do website e a do PHC. Era feito através de uma VPN, entre os dois servidores.

4. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Não há nenhuma relação entre familias, no PHC.

Pode-se adicionar essa funcionalidade, com um campo de utilizador "é sub-família de".

Os que têm esse campo vazio, são famílias "da raíz".

Se precisarem de alguma ajuda com isso, tenho alguma experiência a desenvolver para PHC :)

5. Obrigado a tds pelos comentarios,

CrazyBomber, agradeço a ajuda mas neste momento eu so preciso de algumas dicas/comentarios para espetar na P**a da cara dos instaladores, porque das duas uma, ou o PHC é so uma grande fachada e nao vale um charuto a BD organizada por baixo, e/ou quase todos instaladores nao vêm nada daquilo.

Eu o que realmente queria tirar a limpo para nao andar a mexer na BD era se realmente da para organizar as coisas por subfamilias internamente e nao como me parece que fizeram colocar um campo com o nome da subfamilia. Este ultimo metodo nao vale nada porque se nao houver uma lista do que esta dentro de cada familia, o programa ou programador sem conhecimento previo do que pretence a que, nao adivinha.

Falei aqui no anterior post no emails do instaladores de PHC, na versao Enterprise, e o que eu gostava de saber era se realmente a versao advance nao suporta estes niveis (familias, subfamilias, sub-sub-familias) e por isso nao consegue le-las de outra maneira, ou se está mal estruturado do inicio devido a uma importacao mal feita de unix. Claro esta que mesmo depois de importacao é possivel "á la pata" organizar a BD, o que supostamente ja foi feito mas simbolicamente usando um campo de texto de "sub-familias". A questao sumariada é a seguinte, o PHC advance pode ou nao trabalhar com sub-familias de maneira a que outro prog, faça uma query ao SQL (tipo o MYSQL) e veja uma organizacao das sub-familias, tipo um menu que vai abrindo e mostrando o que tem dentro de cada sub-menu. É que se nao tem, o PHC é o valente porcaria. Este software com modulos+instalacao+formacao ja vai em 30000€, e para o que faz actualmente nao vale mais de 300€.

NAo vou massacrar mais.......Ajudem no que puderem por favor

6. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Acho que estás a ir atrás do que os gajos do Website (que, pelo email que li, também não parecem ser muito bons em termos de "conhecimentos" - por amor de deus, ir buscar dados a 2 BD's ao mesmo tempo??) te dizem.

De facto, o PHC não tem a noção, de origem, de sub-famílias. Mas há sempre volta a dar. Seja com o tal nome "familia1"-"subfamilia1"-"subsubfamilia1"-etc, seja com um campo de utilizador (a maneira mais correcta).

A resposta é: Sim, há maneira, independentemente do método usado. Pode dar mais ou menos trabalho, mas dá. Em relação ao "ver uma organização das sub-famílias", isso é completamente dependente da tal empresa de webdesign, não tem nada a ver com os instaladores do PHC. A informação está lá. Se eles não a sabem extrair, o problema é deles.

Se puderes mandar uns screenshots do ecrã das famílias, dava para te dar uma ideia da maneira "possível" de obter essa informação.

7. ppaulo

ppaulo Power Member

Dá ideia que não tiveste uma noção prévia do real funcionamento do PHC. Não coloques a culpa no software. O CrazyBomber forneceu-te algumas dicas como dar a volta à situação.

8. Thanks CrazyBomber.

Isto ta complicado, pq mesmo com os screenshoots é preciso uma explicacao complexa da coisa. Tive a tentar investigar as tabelas de SQL mas nao tenho dicas nenhumas dos nomes usados para cada uma.

Os instaladores de PHC "mudaram" os nossos nomes de familia de Axxx para Cxxx, se vir-mos no tab de cada produto aparece assim abaixo, mas se carregar no botao ao lado para procurar por "familia mae" ou "familia" aparece na mesma as comecadas por Axxx

Estou a tentar investigar as tabelas dos produtos no SQL, alguem me pode dar uma dica do nome das tabelas ja que sao mais de 3000 tabelas!?
    Isto parece uma molhada de broculos, pois o campo "sub-familia" no tab principal de Stocks e Servicos é diferente do "familia mãe" ou "familia" no tab informação, entao como é que internamente isto pode estar tudo ao mesmo nivel?

Tenho a consciencia que nao fui muito explicito desta vez, mas espero que com a vossa ajuda possa dar informacoes mais concretas.

Obrigado,

9. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Para veres o nome da tabela, e dos campos, podes fazer clique direito => ecrã => dicionário de dados.

Artigos - "st"
    Famílias - "stfami"

Decididamente esse esquema de famílias ficou MUITO estranho.

Um artigo pertence a uma família. Essa família é que tem uma familia-pai (ou mãe lol).
    Que raio de ideia 0_o

10. epá.......isso do click direito aqui neste PHC v2007 nao funciona!!!
    Dava um certo jeito identificar assim directamente algumas variaveis.
    Será alguma opcao que nao esteja actividada?

Com a tabela de artigos e a saber que se chama "st" ja devo chegar a mais algumas conclusoes.

Thks Crazybomber

11. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Não funciona? Por acaso, não experimentei o 2007... só o 2008 e o 2009 :sad:

Mas tens o ícone de opções diversas, no topo esquerdo. É o equivalente ao "clique direito" :)

12. Ta la sim a opcao, ja tive a investigar toda a tarde as tabelas e valha-me nossa Senhora dos Frigorificos!!!!
    Ha mesmo empresas que poem a frente pessoal que se diz entendido nas materias e nao veem um boi.
    Eu com um manual online de SQL e alguns conhecimentos de programacao cheguei la ao que dizem ser impossivel de fazer.
    Numa das tabelas que se chama ST.FAMI ta la a informacao toda, so que o mal é que tem la 537 familias formadas para uma coisa que na realidade existem 30/40 familias. Ta la o lixo todo <nao-catalogado>, e pudera, assim nada feito!!!
    Mais uma vez obrigado pela ajuda,

13. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Da minha parte, não tens que agradecer :)
    Espero que corra melhor, agora.

PS: Às vezes surpreende a incompetência que há por este mundo fora, não é?

14. Boas, aproveitando o tópico, precisava de exportar alguns dados da base de dados do PHC, estive a ver a estrutura da base de dados e até que assustei!!!! 8|

Alguém sabe onde posso encontrar alguma informação sobre o nome das tabelas, precisava de encontrar as vendas a dinheiro, facturas e notas de crédito!

Um abraço!

15. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Isso está tudo na tabela ft (documentos de facturação), ft2 (informações adicionais) e fi (linhas).

Para saberes isso, tens de encontrar o dicionário de dados. No ecrã (por exemplo, o ecrã de facturação) vai às opções diversas, opção "ecrã", sub-opção "dicionário de dados".

E sim, assusta um bocado :)

16. Á custa deste dicionario de dados que tem la as variaveis todas ja me safei a fazer listagem e filtros especificos. Coolllll

17. Deixo-vos umas dicas acerca do PHC.
    Em primeiro lugar, dou a minha opinião pessoal acerca dos gajos do website...
    ...mudem de empresa, eles não sabem o que fazem, nem sabem lá muito bem o será um ERP... ou que um site pode ser ligado a um ERP já com um estrutura, basta ter conhecimentos para isso...
    ...mas pronto!
    O PHC é sem dúvida o melhor ERP Tuga (myOpinion), chega a ser melhor que o Navision da Microsoft (e alguém está a pensar que sou louco), mas se virmos com cuidado, o PHC está adaptado à realidade documental portuguesa, ao contrário de outros softwares mais complexos, mais parametrizaveis, blá, blá, blá, ou tirem lá o modelo 22 ou o apuramento do iva num ERP internacional. (good luck)
    Não desgosto da organização interna do PHC e se alguém se justificar com: "Nesta gama isso não está disponivel", desconfiem. A base de dados da gama Enterprise (para grandes empresas) é exactamente a mesma da gama Corporate (para mini-empresas), a estrutura é a mesma, as tabelas são as mesmas, os nomes, etc, etc, as diferenças passam pelas funcionalidade. De facto, construir tabelas no sql não é impossivel, utilizá-las dentro do phc análogamente a outra tabela, só mesmo com o Enterprise.

myky, exploradores phc e exportadores de dados:
    Queres vendas a dinheiro: select * from ft where ndoc=3
    Queres coisa mais inteligente que três tabelas para todos os documentos de facturação, em que numa guardas os cabeçalhos, noutra as linhas das facturas e noutra os outros dados da factura. Cada tipo de documento tem um numero, clique com o botão direito em cima do nome do documento de facturação e vais parar à configuração do documento, onde tens um numero, que na tabela corresponde ao campo ndoc. ndoc=1 facturas, ndoc=2 something, ndoc=3 vendas a dinheiro, etc, etc, mediante o implementador os numeros dos docs podem mudar.
    Ao fazeres a query que apresentei em cima, ficas com todos os registos correspondentes apenas aos documentos de facturação do tipo vendas a dinheiro. Cada tabela no phc tem um stamp (é chave primária), em todas as linhas de facturação tens guardado o ftstamp, que corresponde ao cabeçalho, sendo assim:
    select * from fi inner join ft on (fi.ftstamp=ft.ftstamp)
    e ficas então com todas as facturas (se precisares liga também a ft2, outros dados).
    Aceder ao dicionário de dados já sabes, o conceito de dicionário de dados (caso não saibas o que é) deixo para o google. E se estiveres do lado do sql server a tabela do dicionário de dados chama-se DIC.
    O dicionário PHC tem também as tabelas pais e filhas (conceitos que deixo para o google), mas que dão um jeitão.
    CrazyBomber concordo contigo, sincronização, ler de duas bds ao mesmo tempo não faz sentido... aliás, neste caso até valia a pena usar views com apenas os dados necessários.
    Se tiveres duvidas com a stfami, posta aí.
    A resposta dos gajos da web é um pouco demasiado simples, mas olha que o implementador de PHC (e não posso falar muito pq não conheço o projecto), não me parece que tenha apresentado a melhor solução para as subfamilias, mas de longe a resposta dos gajos phc é a menos errada.
    Bom trabalho!

18. Boas,
    Por acaso sou consultor PHC já há alguns anos, o que te posso dizer é para restaurares uma bd para testes e começar a partir pedra, tens o dicionário de dados que já te dá muita informação, em ultimo recurso pões o Profiler do SQL a correr e tentas descobrir que tipo de operação está a ser executada na base de dados.
    Nunca disse "não dá para fazer" a nenhum cliente, em nenhuma gama PHC, em Advanced não dá para criar tabelas? Dá!!!! Claro, tem é que ser criado a nivel de base de dados e depois toca a desenvolver tudo em X-Base...

De resto só posso concordar com o que foi dito pelo paposino.

Alguma coisa apita.

Abraço

19. Olá viva, então e Business Intelligence sobre o PHC (compras, vendas, ...)?

Partilhar esta Página