1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[PHC] - Framework PHC - Funções, comados e variáveis

Discussão em 'Programação' iniciada por haztik, 12 de Março de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 7049)

1. Olá.

Comecei recentemente a trabalhar/programar com o PHC. A maior dificuldade que encontro é a falta de documentação sobre as funções internas do Framework PHC. De facto, na ajuda, encontram-se algumas referências a funções internas do Framework, mas apenas inseridas em exemplos de código.

Estou a tentar reunir uma "Knowledge base" com as funções internas do Framework, e nesse sentido, gostaria de colocar o pedido a este fórum de partilharem informação que tenham reunido sobre este assunto.

Para já, isto foi o que apurei:

IS_CLNO()
    is_clno(mno, mestab,mcheckmexer, mWhere, mSilent)

IS_FONO()
    Is_fono(mRef)

IS_STREF()
    Is_stref(mRef, mSilent, mWhere)

IS_PENO()
    Is_peno(mno)

IS_MASERIE()
    Is_maserie(mref, mSilent)

IS_LVSITE()
    Is_lvsite(mwhat)

IS_USERNO()
    Is_userno(muserno)

BOCLACT()
    Boclact(mauto, lsilencio)

FTCLACT()
    Ftclact(Mauto, mtabl, lsede, lsilencio, mtabori, meuro, lc2cliente, mtab2)

DBFUSE()
    dbfuse(Mbd, mnomebd,mext,mselect,mprikey,mupdcri,mviewindex,P_ctblrelation &47446 - P_ctblrelation = Nome Da Tabela Para Fazer Set Relation)

• Do dbfuseNomeDaTabela (Não se aplica a tabelas de utilizador)
      Exemplos: Do dbfusest (para a tabela st)
      Do dbfusesz (para a tabela sz)

DBFUSETABUSRNOME() (aplica-se apenas a tabelas de utilizador, e sem o 'u_')
    Dbfusetabusrnome(Mnometabela)

U_REQUERY()
    u_requery(malias)

Exemplos com dbfuse e u_requery

Imaginemos que pretendemos carregar em memória a tabela BI com os registos de determinado dossier

If !used('bi') && Certifica-se que a área não está carregada ainda
    Do dbfusebi && carrega a área BI em memória
    Endif

v_bibostamp = '[stamp do dossier bostamp]' && esta variável é formada com a seguinte estrutura: v_[NomeTabela][StampRelação]
    u_requery('bi')

BROWLIST()
    Browlist(
    Nome da Lista (string)
    , Cursor/recordsource (string
    , [Cursor para guardar definições (string)]
    , [Permite alterar registos (Logic .F.) ]
    , [Permite inserir novos registos (Logic (.F.)]
    , [Permite Excluir Registos (.F.)]
    ,[Ficheiro de exportação seleccionável (Logic .F.)]
    , [Reinicia definições da Grelha (Logic (.f.)])
    )

U_STAMP()
    u_stamp(mrrec,p_lNoInis)

U_TABUPDATE()
    u_tabupdate(P_lallrows, P_lforce, P_calias)

FECHA()
    Fecha(mbd)

DOREAD()
    Doread(cNomeForm, cNomeObj, cParas, cModal, lExpandParas, lchkMexendo, ldobytimer)

GETNOME()
    Getnome(Ctitulo, xdefeito, cnotas, cpicture, nbutao, lpasswordmode, ccombrws, lretlistindex, ccaption, nvalormin, nvalormax, ctypeget, objparametros)

Showsave (comando para apresentar save nos ecrãs)?
    Exemplo: sst.showsave

Refrescar (comando para refrescar ecrãs)?
    Exemplo: sst.refrescar

Última edição: 12 de Março de 2009
  2. sapropel

sapropel Power Member

PHC IS_CLNO - no google returnou 0 resultados, de certeza que isso está bem? o mesmo para várias outras funções.
    isso deve ser uma framework MUITO especifica, a unica cena que encontrei no google foi "PHC the PHP compiler", gostava de ajudar mas sem mais informação não ha nada a fazer.

também encontrei resultados referentes a emprego "candidato tem de conhecer a framework PHC", era fixe se conseguisse encontrar mais informação sobre ela lol.

suponho que seja algo de base de dados ou mesmo de gestão? foi o que me deu a entender.

3. Exacto...hehehe... é especifica do PHC Enterprise, e no Google pouco ou nada vais encontar, por isso decidi por aqui um tópico sobre isso. Mas obrigado pelo tempo a pesquisar :)

http://www.phc.pt/portal/programs/ewpview.aspx?codigo=terp

4. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Eu lembro-me de ter um ficheiro de Help enorme (> 30 megas, acho) com muitos exemplos e descrições de funções.
    É nesse que procuraste e não encontraste nada?
    As que realmente não encontrava, eram aquelas funções para, por exemplo, actualizar os valores de uma factura... "dantes" era feito à mão, analisando as linhas todas, por código.

5. Não, esse não tenho... o meu ficheiro de ajuda (ajuda.chm tem cerca de 17 Mb) intitulado 'Manual único Enterprise 2008'. É o manual do utilizador.

As unicas funções internas que conheço são as que publiquei no Post inicial, encontrei-as quase todas nessa ajuda, e as restantes foi experimentando... :)

6. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Pois, esse não deve ter tanta coisa.
    Está lá a função "mostrameisto", por exemplo?

7. Não. mostrameisto não aparece na ajuda

8. Acabei de experimentar a função mostrameisto(), é quase o mesmo que browlist(). Será que me podes arranjar esse tal manual?

P.S. Não usei o feedback por causa disto:

haztik, você não tem permissão para aceder a esta página por uma das seguintes razões:

1. A sua conta não tem previlégios suficientes. Informe-se junto da Administração do Forum
    2. Esta página está desactivada pelos responsáveis do forum.

Última edição: 12 de Março de 2009
  9. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Infelizmente, não.
    Tive contacto com ele numa empresa onde trabalhei 6 meses, mas já não estou lá desde Outubro passado...
    Posso tentar arranjar alguns contactos, mas é difícil...
    Se alguém aqui tiver acesso a ele, era bom.

10. Tive contacto com o PHC nas versões 7, 2003 e 2004 e realmente a framework é muito específica. Isto porque é criada pela própria PHC e como tal não vem divulgada na net.
    Nas versões antigas a base da aplicação era o DBase e e Visual Fox-Pro e muita coisa é parecida com fox-pro.
    Eles são extremamente acessíveis e não sei qual o tipo de relação que tu ou a empresa têm com eles mas no "meu tempo" eles davam apoio ao desenvolvimento e se lhes pedires os ficheiros de ajuda e não têm problemas em dar e até auxiliam no dev.
    Ainda para mais na versão Enterprise... só pelo preço...
    (Isto claro se a coisa não mudou muito...)

11. Essa informação está disponível na enciclopédia da PHC.

Partilhar esta Página