1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Phenom 9850BE temperaturas e Overclock - Update

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por hellaxe, 15 de Março de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 1700)

1. hellaxe

hellaxe Power Member

Boas pessoal:

Comprei um Phenom 98520BE e coloquei na minha Asus M2N32SLI deluxe.
    Tudo bem e funciona porreiro para o que quero.
    Agora estou a dar em doido com as temperaturas que estou a ter.
    O cooler é um Zalman CNPS 9500AMD que tem credenciais para o processador em questão.
    Acontece que estou a ter temperaturas de cerca de 54/55º o que é uma enormidade com o cooler a trabalhar no máximo.
    Quando o montei meti Artic Silver 5 e a temperatura estava 3 a 4º mais baixa mas pensei que tinha posto pouca e desmontei para meter outra vez. Asneira, porque acabou e agora tem Artic MX-2 que era a que havia na loja M*** (não percebo estes gajos que não têm deste material).

Ou seja, não consigo baixar as temperaturas.
    Tenho isto em default mas se tiver em OC de 10% a temperatura em idle aumenta 1 ou 2ºC.
    É que já é a terceira vez que desmonto e monto o cooler e está tudo na mesma por isso penso que não vou a lado nenhum.
    Peço a vossa opinião e experiência neste processador/família de processadores.

Mais uma achega: a caixa é uma Thermaltake Armor Jr com boa ventilação, o cooler está limpinho e com o X2 4600+ estava a fazer cerca de 25/30ºC.

Obrigado rapazes/raparigas (:x2:)

Última edição: 21 de Março de 2009
  2. WindWalker

WindWalker Power Member

Pode ser erro de leitura, talvez actualizar a BIOS resolva.

3. hellaxe

hellaxe Power Member

Está actualizada na ultima versão.
    O que me está a fazer impressão é a diferença de temperatura para o X2.
    Se fosse uns 6 ou 10ºC ainda percebia, agora quase 20ºC???
    É estranho.

4. hellaxe

hellaxe Power Member

Pessoal preciso de ideias.........
    Outra coisa que aconteceu e esqueci-me de relatar, ao colocar o multiplicador acima dos 12.5X o processador não altera a velocidade. Como é um BE com o multi desbloqueado não devia aumentar a velocidade sem ser necessário mexer na voltagem ou FSB??

5. Crusher

Crusher Power Member

Eu até diria que essas temperaturas são normais, já que essa série de Phenoms não são conhecidos por serem muito meigos no que toca aos consumos.

O facto do CPU ter tido pouca saída por cá talvez fosse boa ideia procurar alguma info em forums internacionais ou mesmo olhando para algumas reviews, para chegares à uma conclusão melhor.

6. latenhas

latenhas What is folding?

Penso que tens que ter o cool n quiet desligado.
    Pelo menos no meu se tivesse o cool n quiet ligado ele n passava dos 2.5Ghz.
    Já agora digo te que com o meu cooler em 2.7Ghz e 1.37 vcore, com a ventoinha em default (1000 rpm), com artic silver 5, tenho em idle cerca de 37 graus, já em full n passa por volta dos 55 graus.

EDIT: a minha caixa é uma CM 690 e as ventoinhas tão no minimo.

Cumps

Última edição: 16 de Março de 2009
  7. hellaxe

hellaxe Power Member

Fiz mais uns testes, conclusivos e inconclusivos.
    Como podem ver na imagem em idle está com as temperaturas lidas no everest com 41º

Depois de jogar 3 jogos de 10 minutos no PES2009, fiquei com mais 5º (46º)
    [​IMG][/url][/IMG]

No entanto a temperatura "processador" que no primeiro caso estava a oscilar entre 49º e 62º, enquanto jogava ficou-se por 55/56º estabilizada. Ou seja, não sei de onde vem esta temperatura do processador e o porquê de ser maior que dos cores individuais.

Já vasculhei um pouco pelo google e há pessoal com os mesmos problemas que eu e outros com temperaturas na ordem dos 35º.
    Também estamos com dias de muito calor e a temperatura aqui do escritório ronda os 21º, mas eu fico a pensar que se pode baixar mais com este cooler.

Já agora, Oc sem ser automático só com o cool'n'quite desligado? não percebi esta parte.
    Obrigado

8. hellaxe

hellaxe Power Member

Pessoal o que acham em que devo confiar: nas temperaturas dos cores ou do processador

9. hellaxe

hellaxe Power Member

Depois de uma procura de informação, nomeadamente no forum da AMD, verifiquei que para a minha board e outras da Asus, o auto tunning das voltagens dos cpu's é uma treta. Os valores são errados e normalmente superiores ao que deviam de ser.
    Era o que estava a acontecer-me, tinha Vcore=1.33V quando deveria ter apenas 1.25V, Com isto baixei cerca de 4ºC estando em cerca de 37/38ºC.
    Estes valores estão dentro do que é reportado pelos users do fórum da AMD para máquinas semelhantes. Estou mais descansado mas somente com o Everest consegui ver isto já que o valor que mostra a Bios é normalmente 10ºC acima dos valores dos cores e é precisamente o que apareces nas pics como "processador". Penso que me devo centrar nas temperaturas dos cores e não do "Processador".

Outra questão que me coloco é a seguinte: porque razão o Cool'n'quiet não deixa que o processador faço OC?
    Eu tinha entendido que esta função apenas permitia que caso o processador não estivesse a ser usado diminuiria a tenção, Vcore, automaticamente para diminuir o consumo e a velocidade do mesmo independentemente de estar em OC ou não.
    Aliás já vi uma referência no forum AMD a isto, alguém dizia para fazer o setup do OC e só depois ligar o C'n'Q.
    Acontece que se o ligar o processador nao passa dos 2.5Ghz originais.
    Por outro lado o Ubuntu dá erros ao iniciar por causa disso e depois funciona bem mas sempre com a velocidade máxima.
    Podem dissipar-me esta dúvida?
    Obrigado

10. rav3n

rav3n Power Member

o cool and quiet sempre ouvi dizer que atrofiova o OC, e que devia desligar. deve mexer com tensões e dá barraca por causa disso, mas tou a supor

11. hellaxe

hellaxe Power Member

Pois ele mexe nas tensões e nas frequências mas o que devia fazer era verificar o setup que estava imposto ao CPU e a partir daí fazer o controlo.
    Mas isto sou eu a dizer que tenho dúvidas.

Partilhar esta Página