Philips Demonstrates 16x DVD+R Writing Speeds

paraver

Power Member
While DVD-R recording speeds have finally reached 8x, Philips is taking DVD+R technology to the next level. According to Philips, they have been able to write to DVD+R media at 16x using an experimental setup in their labs.
Philips has demonstrated the world's highest ever recording speed of recordable DVD (DVD+R) in an experimental set-up built at Philips Research. The system is able to record 16 times faster ('16x') than the normal playing speed of video DVDs, allowing to burn a DVD+R with video or data up to the maximum capacity in less than 6 minutes. This recording speed is close to the highest possible speed, which means that this represents the ultimate performance of any DVD recording system. The results were presented at the International Symposium on Optical Memory (ISOM, Nara, Japan, 3-7 November) and received the best-poster award there. The Philips technology will form the basis for the 16x DVD+R recording standard to be defined by the DVD+RW Alliance in the course of 2004...

...Besides the write strategy, improvements on the recorder set-up were needed to realize recording at 16x speed. Especially the design of an accurate and stable system for tracking and focusing the laser beam to the right position on the disc was challenging. Another demanding task was the development of fast laser driving electronics, which runs at a 420 MHz clock at 16x DVD speed. Furthermore, a prototype high-power laser was utilized to achieve the recording power needed. Finally, Ricoh provided the DVD dye discs for the recording experiments.


Fonte: cdrlabs.com
 
deve equivaler mais ou menos ao tempo que um cd-rw de 16x leva a gravar um cd inteiro. A continuar assim mais 1 ou 2 aninhos e andam nos 40x :P
 
Sabendo eu que em informática, se estivermos à espera do momento ideal, nunca se compra nada, sabendo à priori que virá sempre algo melhor, faço uma pergunta:

Será este o melhor momento para se comprar um DVD-RW ? Isto é, para quem não necessitar urgentemente de um (como para dvd backups... etc, etc, etc... :D )? É que o DVD-RW ainda me parece muito verde. E brevemente vai haver boas novidades nesta àrea.

E já agora, um bocado fora do contexto, alguém sabe em que estado anda o bluedisc (acho que é assim o nome), no Japão já se comercializa, né?´

Quanto à thread, não deixa de ser fantástico como a Philips consegue sempre grandes progressos na àrea do óptico. E a partir de agora, deve ser sempre a crescer a velocidade de gravação (penso eu...).
 
Originally posted by greven
Sabendo eu que em informática, se estivermos à espera do momento ideal, nunca se compra nada, sabendo à priori que virá sempre algo melhor, faço uma pergunta:

Será este o melhor momento para se comprar um DVD-RW ? Isto é, para quem não necessitar urgentemente de um (como para dvd backups... etc, etc, etc... :D )? É que o DVD-RW ainda me parece muito verde. E brevemente vai haver boas novidades nesta àrea.

E já agora, um bocado fora do contexto, alguém sabe em que estado anda o bluedisc (acho que é assim o nome), no Japão já se comercializa, né?

A tua 1ª fase diz tudo.
Se arranjares um de uma boa marca a um preço interessante..........
E sim, ainda está tudo muito verde ( mas mais "maduro" que os primeiros gravadores de cd's ).

Não é bluedisc é blueray..........acho que ainda está um bocado caro :D. Daqui a uns 6/7 anos deve aparecer em força.

Quanto a esta noticia da Philips.........venham eles.
 
Originally posted by Nemesis11
A tua 1ª fase diz tudo.
Se arranjares um de uma boa marca a um preço interessante..........
E sim, ainda está tudo muito verde ( mas mais "maduro" que os primeiros gravadores de cd's ).

Não é bluedisc é blueray..........acho que ainda está um bocado caro :D. Daqui a uns 6/7 anos deve aparecer em força.

Quanto a esta noticia da Philips.........venham eles.

Blueray, eu sabia que era qq coisa assim. Sim, que está caro eu sei, mas a tecnologia é simplesmente um show! Quando isso estiver no mainstream da informática, aí vai ser possível fazer grandes backups de discos para um CD! 8o

Eu por enquanto ainda não vou aderir ao DVD-RW, isto claro porque não lhe ia dar grande uso, apesar de dar sempre jeito!
Como dizia na anedota: "Deixem-nos pousar..." :P
 
Originally posted by greven
Blueray, eu sabia que era qq coisa assim. Sim, que está caro eu sei, mas a tecnologia é simplesmente um show! Quando isso estiver no mainstream da informática, aí vai ser possível fazer grandes backups de discos para um CD! 8o

Quando aquilo for mainstream vais ter discos com mais de 1 tera.............e aquilo só leva 27 gigas.
 
Originally posted by XiMaBaRa
DVD inteiro??? 6 minutos?? nao... debe ser pai uns 10 minutos....

Contas:

CD
40(x)/80(min)=2min(teoricamente) é claro k um gravador d 40x n prática n demora apenas 2min a gravar um cd de 80 pk a velocidade d gravaçao inicial é d 20~25x e so atinge 40x perto dos 70~80min... logo temos k adicionar algum tempo dá cerca d 3min e kalker coisa...

DVD
16(x)/90(min)= - de 6min (isto teoricamente) ms tb n deve ser mt mais k isso, 8 tlvx...

Digam alguma coisa s n tiver errado...
 
Não tenho a certeza quanto à velocidade dos DVD's, mas no site da Asus, na definição do leitor deles de 16x tem lá 21640 KB/s.

Tomando este valor como certo tem-se que:

DVD: 4 700 000 000 Bytes / 1024
= 4589843.75 Kbytes

Ora 4589843.75 KBytes / 21640 KB/s
= 212.1 segundos

212.1 segundos / 60
= 3.535 minutos

Por isso, se eu não me enganei nas contas, teoricamente um DVD+RW a 16x gravaria um DVD de 4.7GB em aproximadamente 3 minutos, 32 segundos e 60 centésimos. :D

Claro que isto é tudo treta teórica da minha parte... :D
Os CD-RW demoram uma eternidade no lead-in/out e trabalham em CAV, por isso para os DVD+RW também temos de ter isso em conta.
 

Claro que isto é tudo treta teórica da minha parte... :D
Os CD-RW demoram uma eternidade no lead-in/out e trabalham em CAV, por isso para os DVD+RW também temos de ter isso em conta. [/B]


Quanto a esta parte estás enganado, os DVD-RW fazem lead-in/out os DVD+RW não o fazem.

Cmps.
 
Originally posted by bcunha
Quanto a esta parte estás enganado, os DVD-RW fazem lead-in/out os DVD+RW não o fazem.

Cmps.
tens a certeza??... o portatil da mminha irma graba +rw a 2.4x... (melhor k nada) debe demorar um pouco mais de 30 mim...
 
Vale a pena ter um dvd-rw sim senhor!!

Pois agora um dvd-r a 4x(15min) custa 0.99€ e é aproximadamente igual a 7 cd-rs!!
E se gravares 7 cd-rs a máxima velocidade de hoje ainda é capaz de ficar um tempinho acima + o desgaste de abrir e fechar o gravador + 6 vezes!!
E os dvd-rws a 2x já custam 1.60€!!
E os gravadores a 4x já custam só 125€!!
 
Originally posted by XiMaBaRa
tens a certeza??... o portatil da mminha irma graba +rw a 2.4x... (melhor k nada) debe demorar um pouco mais de 30 mim...

Tenho, uso um DRU-500A e n faz lead-in/out, se fores ver na net uma das specs que diferencia o + do - , e muito importante, é que um faz e outro n?o, dai o + poder ser usado como um disco rigido e n?o precisares de fazer o close session. Esses mais de 30 minutos n?o s?o normais, ora 30 minutos s?o 1800 segundos, um dvd a gravar a 2.4x faz 3312 kb/s logo 3312*1800=5961600 o que dá 5822MB um dvd tem mais ou menos 4472MB livres logo esse gravador esta a demorar tempo demais, conheço mais gente que tem estes gravadores e demora o mesmo tempo que o meu, 30 minutos é demais.
 
Mais info:

Customer Benefits
DVD+R/+RW
Simple - Compatible - Creative
No other format can match DVD+R/+RW's functionality, simplicity and compatibility. DVD+R/+RW was designed from the beginning with both data and video recording uses in mind. Compatibility with existing DVD players and DVD-ROM drives is a major strength of the DVD+R/+RW format. Because there are no confusing recording modes, you don't have make trade-offs between compatibility and flexibility.

DVD+RW video recorders allow users to add, delete or divide titles, overwrite titles in whole or in part, create or modify play lists and make other changes without losing compatibility with existing DVD players, unlike other formats. DVD+R/+RW also allows instant use and instant eject - you don't have to wait for the disc to format or finalize. And DVD+R/+RW recorders offer the same type of operation you're used to seeing on DVD players.

For PC users, DVD+RW offers direct editing on disc, background formatting so you don't have to wait before you can use the disc, built-in defect management, multi-session writing, and other unique recording features. DVD+R/+RW uses the same disc for both video and data. You can share recordings between your home electronics and computer equipment, add new recordings or even edit directly on the same disc.

Supported by leading companies such as Dell, HP, Philips, Sony, Ricoh and close to one hundred other hardware and software leaders, DVD+R/+RW is the smart format for beginners and experts alike.



DVD+R/+RW Video Recorders



No different recording modes: Always DVD-Video compatible, always all features available
From 1 up to 8 hours recording per (single sided) disc
Create playlists of your favourite scenes, and play them on other players
Index Picture Screen gives you a visual overview of the recordings, even on other players
Easy to understand operation, including VCR-like direct partial overwriting of recordings
No finalization for DVD+RW: no waiting time, the disc is always immediately compatible


DVD+R/+RW PC Drives



Compatibility with DVD-ROM drives and DVD-Video players
Direct On-disc editing of video recordings using suitbale software, no need to transfer to harddrive first
No manual formatting or finalization required for DVD+RW discs
Full random access support for powerful data storage applications
8x DVD+R and 4x DVD+RW are the fastest recordable and rewritable technologies around
One disc for video/data
Fully supported by Microsoft - Mt. Rainier capable

E isto sobre a gravaç?o a 16x (atenç?o, se tiverem o azar do dvd estar a rodar a 16x quando abrirem o gravador podem ficar sem pescoço):

The results mark a next step in the speed race for recordable DVD. It is generally agreed that the now achieved recording speed is close to the ultimate limit, which is set by the highest safe rotational velocity of the polycarbonate discs. At the currently reached 16x recording speed, a disc makes 180 rotations per second, corresponding to a linear velocity of 56 meters per second (over 200 km/h), while marks are burned with a precision of less than 0.05 micrometer!

Cmps.
 
Back
Topo