Já agora, deixo aqui a resposta bastante rápida da Philips, alguns testes mas basicamente vou ter de contactar por tlf para resolver a situação.
"Obrigado por contactar o Suporte Técnico Philips TV.
Para que possamos identificar a causa por detrás do pixel escuro ou brilhante que aparece na sua televisão
Philips 58PUS8555/12, pedimos-lhe que siga as seguintes instruções:
Cenários:
Um ou mais pixels no ecrã permanecem escuros
Um ou mais pixels no ecrã permanecem brilhantes, brancos ou da mesma cor
Garanta que:
O ecrã está limpo de poeira e sujidade
A iluminação da sala não influencia a imagem no ecrã da televisão
O ecrã da televisão não está exposto a uma fonte de luz direta
A sala é moderadamente iluminada em cerca de 75 Nit. Por exemplo, à noite com apenas duas lâmpadas economizadoras de 11W cada.
1. Verifique se o problem está presente no vídeo de demonstração em HD
Teste se os pixels também permanecem escuros ou brilhantes ao assistir ao conteúdo gerado pela própria televisão, por exemplo, o ecrã de inicialização do logotipo Philips, o vídeo de demonstração em HD ou a estrutura do menu.
2. Redefina a televisão para as configurações de fábrica
Pressione o botão Home no telecomando da televisão e selecione:
[Configuração]> [Configurações da TV]> [Configurações gerais]> [Configurações de fábrica] (este caminho de menu pode ser diferente em algumas TVs)
3. Pixels escuros ou brilhantes
Caso um ou mais pixels no ecrã permaneçam escuros ou da mesma cor
---> avance para a etapa 3A quando manchas escuras estiverem visíveis no ecrã,
---> avance para a etapa 3B quando pontos brilhantes estiverem visíveis no ecrã,
3A: pixels escuros são visíveis no ecrã
Image_2021-03-01_11-41-05.png
Se mais de 7 pixels forem visíveis como pontos escuros no ecrã, vá para a etapa 5A
De outra forma:
Se os pontos forem visíveis a uma distância de 4 vezes o tamanho do ecrã (por exemplo, 4 x 40 polegadas = 160 polegadas = ~ 4 metros de distância da televisão). Sim, prossiga para a etapa 5A
Se os pontos não forem visíveis a uma distância de 4 vezes o tamanho do ecrã (por exemplo, 4 x 40 polegadas = 160 polegadas = 4 metros de distância da televisão), prossiga para a etapa 5B
3B: pixels brilhantes são visíveis no ecrã
Image_2021-03-01_11-42-12.png
Um ponto brilhante deve ser claramente visível numa imagem cinza para que o problema caia na garantia. Para testar isso, vá para a etapa 4.
4. Teste cinza
Descarregue o seguinte ficheiro que contém um padrão cinza de 50%:
https://app.box.com/s/3inaacgur5ozswnb4j7r
Salve o ficheiro numa unidade USB
Insira a unidade USB na televisão
Image_2021-03-01_11-43-43.png
A lista de conteúdo USB aparecerá automaticamente
Veja a imagem do teste cinza na televisão selecionando o ficheiro '50% grey test pattern FHD.jpg' da unidade USB
Verifique se o pixel brilhante ainda está visível na imagem do teste cinza. Fique a uma distância de 4 vezes a distância do tamanho do ecrã (por exemplo, 4 x 40 polegadas = 160 polegadas = ~ 4 metros de distância da televisão). Sim, prossiga para a etapa 5A, caso contrário, prossiga para a etapa 5B
5A Contate a Philips
Entre em contato com o departamento de Atendimento ao Cliente da Philips TV.
5B Dentro dos padrões da indústria
Este produto LCD possui um grande número de pixels coloridos. Embora tenha pixels efetivos de 99,9999% ou mais, pontos pretos ou pontos de luz brilhantes (vermelhos, verdes ou azuis) podem aparecer constantemente no ecrã. Esta é uma propriedade estrutural do monitor (dentro dos padrões comuns da indústria) e não é um defeito.
No que diz respeito à reprodução de conteúdos em 4K/HDR na aplicação Disney+, necessitamos que nos envie o número de série da sua televisão para nos certificarmos da possibilidade de aplicarmos uma actualização de software recente, que poderá corrigir esse comportamento anormal."