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Power Member
Phonak Audéo PFE 112 - Review
Site oficial
http://www.audeoworld.com/en/ROW/default.htm
Modelos
Phonak Audéo PFE 1xx:
111 (s/micro, branco)
112 (s/micro, preto)
121 (c/micro, branco)
122 (c/micro, preto)
Especificações
Driver: Single Balaced Armature
Sensibilidade: 107 dB SPL/mW, 1 kHz
Impedância: 32 Ohm, 1 kHz
Amplitude de frequências: 5 Hz – 17 kHz
Comprimento do cabo: 120 cm
Preços
Não os comprei, a análise resulta de um empréstimo.
De qualquer forma, aqui ficam os preços que encontrei:
Oficiais: €129/€149 - sem/com micro - Penso que não enviam para Portugal
Ebay: existem negócios interessantes no Ebay, a partir de £97, envio incluído.
Outros: Advanced MP3 Players, com micro, £109.
Análise
Os Phonak PFE 1xx são o actual IEM topo de gama da empresa suíça Phonak Audéo, tradicionalmente ligada à produção e comercialização de aparelhos auditivos. Futuramente será lançado um IEM com 2 drivers balanced armature.
Os PFE 1xx utilizam apenas um driver balanced armature, que é suficiente para a reprodução adequada de todo o espectro sonoro.
É, no entanto, um driver que necessita uns toques adicionais no botão do volume, comparativamente à grande maioria de IEM. Nada que um leitor portátil não consiga guiar devidamente em volumes normais.
Qualidade de construção
A qualidade de construção parece adequada, com cabos resistentes mas maleáveis e confortáveis, apresentando, no entanto, "strain reliefs" algo rígidos, principalmente nas caixas dos IEM.
Conforto
A sigla PFE, parte do nome do modelo, significa "Perfect Fit Earphones".
E é apropriado. São os segundos IEM mais confortáveis que usei, logo a seguir aos Apple In-ear, tendo tendência a desaparecer nos ouvidos. Usam-se passando o cabo por detrás da orelha ("over the ear"), o que reduz os barulhos transmitidos pelo cabo ao mínimo.
As tips são igualmente muito boas e confortáveis, maleáveis e suaves.
Filtros
Os PFE podiam, também muito apropriadamente, chamar-se PBE - Perfect Balance Earphones.
Não só porque têm um som muito equilibrado, sem destacar nenhuma frequncia, mas também porque se conseguem ajustar à nossa noção pessoal de "equilíbrio" pelo uso de 2 filtros que afectam diferentemente o som:
-cinzentos, que devem apenas atenuar um pouco os agudos, deixando transparecer todo o detalhe que os PFE 1xx são capazes de reproduzir;
-pretos, que atenuam de forma mais acentuada os agudos e os médios-altos, fazendo com que os médios-baixos e principalmente, os baixos, ganhem maior destaque, sacrificando algum detalhe e brilho por um som mais quente, encorpado.
O principal, o Som
Fonte: Ipod Classic / iPhone 3G
Música: Variada - REM, Radiohead, Pearl Jam, Nirvana, Joanna Newsom, Diana Krall, Jamie Cullum, Arctic Monkeys, Chopin
Globalmente:
O que se destaca, independentemente dos filtros utilizados, é a apresentação equilibrada e detalhada do som. Boa separação dos instrumentos, palco aceitável para uns IEM, som detalhado e preciso como é característica deste tipo de drivers, mas muito suave.
Nenhuma frequência do som se destaca demasiado das restantes: apesar de os filtros puxarem esse destaque para direcções opostas, fazem-no de uma forma não exagerada.
Em termos de apresentação global, transmitem à música menos energia que os DBA-02 e os SM3. Os primeiros têm talvez demasiada energia nos agudos, os SM3 conseguem transmitir energia em todo o espectro de som equilibradamente. Com os filtos pretos esta falta de energia é acentuada com os agúdos muito contidos.
Com os filtros cinzentos:
Aproximam-se daquilo que é normalmente considerado um som analítico, à semelhança dos DBA-02.
Apresentam, por um lado, menos impacto, detalhe, e textura que os DBA-02.
Em contrapartida, sao mais equilibrados, menos agressivos, com os agudos a continuarem a ser muito detalhados e brilhantes mas mais contidos, sem serem destacados do resto do som, o que acontece com os DBA-02.
Os baixos têm mais ou menos o mesmo nível de presença dos DBA-02, mas com menos impacto e com menos textura.
Os médios são um pouco mais densos, mais encorpados e, também por isso, apresentam menos claridade e textura que os DBA-02.
Globalmente, menos agressividade, vivacidade, maior equilíbrio.
(É de salientar que os DBA-02 são um caso "especial" dentro dos IEM analíticos, ao apresentarem o som de uma forma agressiva, altamente texturada, que salienta ainda mais o detalhe que o driver é capaz de reproduzir.
Assim, não posso dizer que a apresentação do detalhe nos Phonak seja inferior, apenas diferente.)
O palco é mais preenchido que o dos DBA-02, com menos ar em volta dos instrumentos. É também menos amplo, mas adequado.
Apresentam um som mais "de conjunto", com menor separação dos instrumentos.
Apesar de todo o equilíbrio e suavidade, notei alguma sibilância com os filtros cinzentos, por exemplo em "Love me like a man", Diana Krall, o que não acontece com os DBA-02, mesmo com todo o brilho e energia que transmitem à música.
Com os filtros pretos:
Ficam a meio caminho entre aquilo que normalmente se considera um IEM analítico (DBA-02) e um IEM denso mas equilibrado (SM3).
Comparativamente aos cinzentos, os filtros pretos aproximam o som do dos SM3: agudos mais contidos, não destacados, som ainda mais de conjunto, menor separação, mais baixos em quantidade e no efeito que têm sobre os médios. Diminuem a percepção do detalhe e criam um som mais abafado.
Conclusão
Concluindo, é difícil não recomendar os Phonak PFE 1xx: preço adequado, som excelente, equilibrado e personalizável através dos filtros, qualidade do conjunto IEM+acessórios.
Uma alternativa equilibrada e de qualidade para quem está indeciso entre um som mais analítico (que alguns consideram cansativo) e um som mais quente e denso (que outros consideram demasiado abafado e, em alguns casos, também cansativo pela presença dos baixos).
Site oficial
http://www.audeoworld.com/en/ROW/default.htm
Modelos
Phonak Audéo PFE 1xx:
111 (s/micro, branco)
112 (s/micro, preto)
121 (c/micro, branco)
122 (c/micro, preto)
Especificações
Driver: Single Balaced Armature
Sensibilidade: 107 dB SPL/mW, 1 kHz
Impedância: 32 Ohm, 1 kHz
Amplitude de frequências: 5 Hz – 17 kHz
Comprimento do cabo: 120 cm
Preços
Não os comprei, a análise resulta de um empréstimo.
De qualquer forma, aqui ficam os preços que encontrei:
Oficiais: €129/€149 - sem/com micro - Penso que não enviam para Portugal
Ebay: existem negócios interessantes no Ebay, a partir de £97, envio incluído.
Outros: Advanced MP3 Players, com micro, £109.
Análise
Os Phonak PFE 1xx são o actual IEM topo de gama da empresa suíça Phonak Audéo, tradicionalmente ligada à produção e comercialização de aparelhos auditivos. Futuramente será lançado um IEM com 2 drivers balanced armature.
Os PFE 1xx utilizam apenas um driver balanced armature, que é suficiente para a reprodução adequada de todo o espectro sonoro.
É, no entanto, um driver que necessita uns toques adicionais no botão do volume, comparativamente à grande maioria de IEM. Nada que um leitor portátil não consiga guiar devidamente em volumes normais.
Qualidade de construção
A qualidade de construção parece adequada, com cabos resistentes mas maleáveis e confortáveis, apresentando, no entanto, "strain reliefs" algo rígidos, principalmente nas caixas dos IEM.
Conforto
A sigla PFE, parte do nome do modelo, significa "Perfect Fit Earphones".
E é apropriado. São os segundos IEM mais confortáveis que usei, logo a seguir aos Apple In-ear, tendo tendência a desaparecer nos ouvidos. Usam-se passando o cabo por detrás da orelha ("over the ear"), o que reduz os barulhos transmitidos pelo cabo ao mínimo.
As tips são igualmente muito boas e confortáveis, maleáveis e suaves.
Filtros
Os PFE podiam, também muito apropriadamente, chamar-se PBE - Perfect Balance Earphones.
Não só porque têm um som muito equilibrado, sem destacar nenhuma frequncia, mas também porque se conseguem ajustar à nossa noção pessoal de "equilíbrio" pelo uso de 2 filtros que afectam diferentemente o som:
-cinzentos, que devem apenas atenuar um pouco os agudos, deixando transparecer todo o detalhe que os PFE 1xx são capazes de reproduzir;
-pretos, que atenuam de forma mais acentuada os agudos e os médios-altos, fazendo com que os médios-baixos e principalmente, os baixos, ganhem maior destaque, sacrificando algum detalhe e brilho por um som mais quente, encorpado.
O principal, o Som
Fonte: Ipod Classic / iPhone 3G
Música: Variada - REM, Radiohead, Pearl Jam, Nirvana, Joanna Newsom, Diana Krall, Jamie Cullum, Arctic Monkeys, Chopin
Globalmente:
O que se destaca, independentemente dos filtros utilizados, é a apresentação equilibrada e detalhada do som. Boa separação dos instrumentos, palco aceitável para uns IEM, som detalhado e preciso como é característica deste tipo de drivers, mas muito suave.
Nenhuma frequência do som se destaca demasiado das restantes: apesar de os filtros puxarem esse destaque para direcções opostas, fazem-no de uma forma não exagerada.
Em termos de apresentação global, transmitem à música menos energia que os DBA-02 e os SM3. Os primeiros têm talvez demasiada energia nos agudos, os SM3 conseguem transmitir energia em todo o espectro de som equilibradamente. Com os filtos pretos esta falta de energia é acentuada com os agúdos muito contidos.
Com os filtros cinzentos:
Aproximam-se daquilo que é normalmente considerado um som analítico, à semelhança dos DBA-02.
Apresentam, por um lado, menos impacto, detalhe, e textura que os DBA-02.
Em contrapartida, sao mais equilibrados, menos agressivos, com os agudos a continuarem a ser muito detalhados e brilhantes mas mais contidos, sem serem destacados do resto do som, o que acontece com os DBA-02.
Os baixos têm mais ou menos o mesmo nível de presença dos DBA-02, mas com menos impacto e com menos textura.
Os médios são um pouco mais densos, mais encorpados e, também por isso, apresentam menos claridade e textura que os DBA-02.
Globalmente, menos agressividade, vivacidade, maior equilíbrio.
(É de salientar que os DBA-02 são um caso "especial" dentro dos IEM analíticos, ao apresentarem o som de uma forma agressiva, altamente texturada, que salienta ainda mais o detalhe que o driver é capaz de reproduzir.
Assim, não posso dizer que a apresentação do detalhe nos Phonak seja inferior, apenas diferente.)
O palco é mais preenchido que o dos DBA-02, com menos ar em volta dos instrumentos. É também menos amplo, mas adequado.
Apresentam um som mais "de conjunto", com menor separação dos instrumentos.
Apesar de todo o equilíbrio e suavidade, notei alguma sibilância com os filtros cinzentos, por exemplo em "Love me like a man", Diana Krall, o que não acontece com os DBA-02, mesmo com todo o brilho e energia que transmitem à música.
Com os filtros pretos:
Ficam a meio caminho entre aquilo que normalmente se considera um IEM analítico (DBA-02) e um IEM denso mas equilibrado (SM3).
Comparativamente aos cinzentos, os filtros pretos aproximam o som do dos SM3: agudos mais contidos, não destacados, som ainda mais de conjunto, menor separação, mais baixos em quantidade e no efeito que têm sobre os médios. Diminuem a percepção do detalhe e criam um som mais abafado.
Conclusão
Concluindo, é difícil não recomendar os Phonak PFE 1xx: preço adequado, som excelente, equilibrado e personalizável através dos filtros, qualidade do conjunto IEM+acessórios.
Uma alternativa equilibrada e de qualidade para quem está indeciso entre um som mais analítico (que alguns consideram cansativo) e um som mais quente e denso (que outros consideram demasiado abafado e, em alguns casos, também cansativo pela presença dos baixos).
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