photoshop para mac/windows

rcruca

Membro
Boa tarde.
Não sou utilizador mac mas estou tentado a ser um dos vossos!
Trabalho com photoshop e preciso de ter um no macbook que penso comprar.

Tenho de adquirir um photoshop novo para mac ou posso utilizar o que tenho no windows?
É possível fazer upgrade do photoshop windows em mac?

Já agora, como é trabalhar com photoshop nos mac?

Agradeço opinião.
 
Já agora, como é trabalhar com photoshop nos mac?
A principio igual a trabalhar num windows
:lol:

Quanto a tua duvida, a nao ser que o cd (ou dvd suponho) contenha um ficheiro dmg. tens que arranjar um novo. Mas só um utilizador photoshop em mac te pode dar as certezas!
 
Olha, posso dizer que sou um hardcore user de photoshop desde o Photoshop 6 (sempre em Windows). Comprei o MacBook há 1 ano, e na altura com o PhotoshopCS2. Este era lento e com muitas falhas (devido a não correr o software nativamente, mas sim por emulação via Rosetta). Entretanto com o CS3 as coisas melhoraram e MUITO!

Quanto à utilização em si, devo dizer que se comparar a minha produtividade entre usar o PS no Mac ou no Windows, no Mac trabalho a meio gás, mesmo ao fim de um ano. Há certos hábitos que são difíceis de mudar (arrastar fotos para a janela do Photoshop para as abrir em Mac não funciona, os atalhos são ligeiramente diferentes, e em alguns nem sequer encontro correspondência) e isso torna o workflow muito mais moroso.

Também não posso fazer comparações de velocidade (pelo menos comparações justas) pois o meu Macbook C2D 2.13GHz com 2GB de RAM ficará sempre aquém do meu C2D 2.4GHz com 3GB de RAM que uso em casa como máquina de trabalho. No entanto, acho o photoshop no macbook muito muito rápido. Não comparável com a máquina windows que uso, mas ainda assim, acho-o surpreendentemente rápido em algumas tarefas (nomeadamente tudo o que envolva cálculo, tal como Blurs, feathers, etc).

Por último, a resolução do macbook é uma anedota para trabalhar em Photoshop. Aconselho um monitor externo para estes trabalhos, pois os 1280x800 são manifestamente fracos para qualquer trabalho de imagem.

Espero ter ajudado.

Afonso
 
... e há aquela diferença fundamental... o PC não tem tecla da maçã... no Photoshop Mac usas esta tecla para quase tudo que no PC usas o Control.
 
Quanto à utilização em si, devo dizer que se comparar a minha produtividade entre usar o PS no Mac ou no Windows, no Mac trabalho a meio gás, mesmo ao fim de um ano. Há certos hábitos que são difíceis de mudar (arrastar fotos para a janela do Photoshop para as abrir em Mac não funciona, os atalhos são ligeiramente diferentes, e em alguns nem sequer encontro correspondência) e isso torna o workflow muito mais moroso.

Para abrir novos ficheiros de imagem, podes sempre arrastá-los para cima do icon do Photoshop na dock.
 
Por último, a resolução do macbook é uma anedota para trabalhar em Photoshop. Aconselho um monitor externo para estes trabalhos, pois os 1280x800 são manifestamente fracos para qualquer trabalho de imagem.
Para isso se inventou o MacBook Pro ;)
Mas voltando a uma das duvidas do rapaz. Ao comprar o DVD de instalação do Photoshop este inclui ficheiros tanto para windows como para mac?
 
ora bem, normalmente o CD do Photoshop vem com versões para os dois S. Operativos.

Licenciamento:
A partir do momento em que registas o teu software, só podes usar essa licença no SO em que este foi registado.
Ou seja, se registares o PShop num Mac, apenas podes usar essa licença num Apple. E vice versa ;)
Informaçoes dadas pelo representante da Adobe em PT, há coisa de 2/3 semanas.

cumps
 
Essa busca rápida também devia ter revelado que há versão windows, versão mac e versão com ambos.

A versão com ambos surge na última página, apenas em 3rd party sellers (used & new), e com uma designação algo estranha (canadian french?), daí o meu erro.

De qualquer forma, já foi satisfeita a dúvida.
 
Olha, posso dizer que sou um hardcore user de photoshop desde o Photoshop 6 (sempre em Windows). Comprei o MacBook há 1 ano, e na altura com o PhotoshopCS2. Este era lento e com muitas falhas (devido a não correr o software nativamente, mas sim por emulação via Rosetta). Entretanto com o CS3 as coisas melhoraram e MUITO!

Quanto à utilização em si, devo dizer que se comparar a minha produtividade entre usar o PS no Mac ou no Windows, no Mac trabalho a meio gás, mesmo ao fim de um ano. Há certos hábitos que são difíceis de mudar (arrastar fotos para a janela do Photoshop para as abrir em Mac não funciona, os atalhos são ligeiramente diferentes, e em alguns nem sequer encontro correspondência) e isso torna o workflow muito mais moroso.

Também não posso fazer comparações de velocidade (pelo menos comparações justas) pois o meu Macbook C2D 2.13GHz com 2GB de RAM ficará sempre aquém do meu C2D 2.4GHz com 3GB de RAM que uso em casa como máquina de trabalho. No entanto, acho o photoshop no macbook muito muito rápido. Não comparável com a máquina windows que uso, mas ainda assim, acho-o surpreendentemente rápido em algumas tarefas (nomeadamente tudo o que envolva cálculo, tal como Blurs, feathers, etc).

Por último, a resolução do macbook é uma anedota para trabalhar em Photoshop. Aconselho um monitor externo para estes trabalhos, pois os 1280x800 são manifestamente fracos para qualquer trabalho de imagem.

Espero ter ajudado.

Afonso

Explica lá melhor isso do arrastar a imagem?? É que os OSs da Apple sempre foram os mais intuitivos e no que toca a Drag&Drop sempre foram os "reis".
 
Explica lá melhor isso do arrastar a imagem?? É que os OSs da Apple sempre foram os mais intuitivos e no que toca a Drag&Drop sempre foram os "reis".

Arrastas para cima do ícone do Photoshop na Dock e já está.

P.S.: Isto é possível com um sem número de aplicações.
 
Já agora, respondo à pergunta de como é a utilização do Photoshop no Mac, em comparação com a sua utilziação no Windows.
Em máquinas equivalentes, não me perguntem porquê, o Photoshop é ligeiramente mais rápido no Mac.
Esquecendo a velocidade (que é quase a mesma), há a situação da gestão de cor. No Mac é possível ter um workflow CMYK que é quase igual no ecran ao que vai ser impresso. No Windows, a gestão de cor é... como direi? Não é. Não existe. Não dá. Nicles!

Rui Batista
 
Última edição:
Arrastas para cima do ícone do Photoshop na Dock e já está.

P.S.: Isto é possível com um sem número de aplicações.

Bom, isto não era uma pergunta. Eu queria era despistar a questão de quem a colocou. É que questionar a utilização geral do OS X em relação ao Windoze e as aplicações que neles correm, achar que no Mac é mais difícil é no mínimo estranho.
 
Bom, isto não era uma pergunta. Eu queria era despistar a questão de quem a colocou. É que questionar a utilização geral do OS X em relação ao Windoze e as aplicações que neles correm, achar que no Mac é mais difícil é no mínimo estranho.

Nem é mais fácil nem mais difícil, imho.

Vejo imensa gente a chorar e a queixar-se do Gimp, porque tem as janelas todas desagrupadas, e blablabla, mas o photoshop no OSX (e dezenas de outros programas) sempre tiveram esta disposição e nunca ninguém chorou por causa disso. Eu, que já uso esta disposição faz muitos anos, acho-a mais prática que a modalidade "tudo dentro de uma janela" tão em voga nos programas para windows, nas é uma questão de hábito, e nem é melhor uma nem outra. Como foi dito acima, o facto de as janelas estarem desagrupadas no PS em conjunto com o exposé dá um jeitão enorme, para quem trabalha com vários ficheiros de imagem ao mesmo tempo.

Quanto à rapidez do PS, pelo menos na versão CS3 concordo com quem disse que em geral corre mais rápido (mais fluído, mais suavemente, talvez) que a versão windows, em máquinas iguais, mas não é nada do outro mundo.

Quanto às versões do PS, no CS3 há de facto a versão standalone para windows, para Mac, e a versão que dá para ambos, não querendo isto dizer que se pode instalar em ambos, porque a licença. como já foi explicado, só dá para uma única máquina (para uma instalação, vá). Eu tenho uma versão de upgrade, e fiz upgrade de PS7 de windows para PS CS3 para Mac sem problemas.
 
Back
Topo