1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Photoshop

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Leandro Santos, 28 de Novembro de 2006. (Respostas: 25; Visualizações: 2436)

  1. Leandro Santos

    Leandro Santos Power Member

    Boas.Alguem me podia ajudar e dizer-me o que é fazer "smick" (acho que é assim que se escreve e que se chama) no photoshop aquando do tratamento de fotografias?
    Obrigado
     
  2. lfdesign

    lfdesign Power Member

    CMYK... É isto o que tu queres...

    Basicamente é um sistema de cores, tal como o RGB o é...

    Quando crias uma nova imagem podes escolher qual o que queres usar...
     
  3. Leandro Santos

    Leandro Santos Power Member

    Ok...Mt obrigado.Já tou a ver o que é.Já agora, uma ultima duvida se n for pedir mt.Qd tenho uma imagem, digamos por exemplo um anel, como faço, se quero ter e usar a imagem apenas do anel, ou seja, n quero o fundo branco que é normal de uma imagem.Em que opção faço isso no Photoshop para posteriormente usar isso no Indesign?Em que formato posteriormente devo guardar para ficar assim sem fundo?
     
  4. JKL22

    JKL22 Power Member

    Usa a eraser magic tool (acho que o nome é este) e depois guarda como png.
     
  5. MKPlus

    MKPlus Power Member

    CMYK= Formato de imagem que se usa para impressão tipográfica!

    Para se recortar uma imagem no photoshop, existem várias técnicas e ferramentas ( uma delas pode ser o Magic Eraser Tool)

    Para abrir uma imagem "transparente", no InDesign, pode ser nos formatos, psd e png !
    Todavia pode-se usar a forma mais prática:
    -Com o Photoshop e InDesign abertos: Copy e Paste........:)
     
  6. Savage

    Savage Power Member

    Olha que não, olha que não... Se o rapaz que saber o que é CMYK, é porque está a fazer um trabalho para impressão Offset/Tipográfica... E qualquer pré-impressor o vai chatear por entregar o trabalho com as imagens embebidas em vez de linkadas (eu pelo menos chateio-me e exijo sempre os links e as fontes à parte.):)
     
  7. Leandro Santos

    Leandro Santos Power Member

    E como raio faço eu para as imagens irem embebidas visto que é de facto para impressão. (dps mando uma copia da revista :)
     
  8. Savage

    Savage Power Member

    É ao contrário... É suposto não mandares as imagens embebidas!
    Usa sempre o comando File->Place para colocares as imagens no documento. Nunca um Copy/Paste de outra aplicação.

    Dica: Quando acabares a revista fazes File->Preflight. Se aparecerem erros, tens que ver quais são e corrigir. Se não aparecer erro nenhum (nenhum triângulo amarelo com ponto de exclamação), fazes File->Package, e mandas a pasta daí resultante para a Gráfica... Também ajuda se mandares juntamente com essa pasta um PDF de alta resolução. (File->Export->PDF - Press Quality).
     
  9. MKPlus

    MKPlus Power Member

    Olha que sim Savage! :) Quando digo Copy/Paste é um método de trabalho para simplificar a importação de imagens no InDesign, não tem nada a ver com o trabalho de preparação para uma gráfica!
    Quanto aos links e fontes á parte não será preciso fazer se enviar, (para a gráfica) o ficheiro em TIFF!
    Como o vais fazer Leandro Santos? Vou explicar:
    Depois de finalizado o teu trabalho no InDesign,exportas em PDF
    Abre o photoshop e faz: Open/ vai buscar o PDF/ Open :)
    Na janela que se abre "Import PDF" onde está Resolution 72, escreve 300 / OK
    No photoshop: na palete de layers e na "seta em cima" / Flatten Image
    Faz: SaveAs, (dá o nome) e escolhe TIFF (para uma pasta com o nome gráfica)
    Já tens um ficheiro TiFF/RGB nessa pasta!
    Ainda com o doc. aberto no Photoshop:
    Vai a Image/Mode (e escolhe) CMYK (vais reparar que a imagem mudou os tons das cores)
    Faz: Save As (dá o mesmo nome) escolhe TIFF (envia para a mesma pasta da gráfica)
    Dentro dessa pasta tens dois ficheiros: 1 TIFF/RGB + 1 TIFF/CMYK
    É o que vais enviar para a gráfica, O ficheiro RGB servirá para visualização e o CMYK para impressão!

    Boa sorte:)
     
  10. Savage

    Savage Power Member

    :wow: Só podes estar a gozar!
    Não te ofendas, mas com essa técnica de certeza que não trabalhas no ramo...
    Para começar, uma gráfica minimamente decente que tenha um CTP e uma Offset de 4c, em trabalho de revista nunca faz menos de 175lpi... Ou seja, os tiffs tem que estar no mínimo a 350dpi e não a 300. Em Tiff não há overprints, não há trapping, e com a técnica que dás (passar o tiff depois de aberto de RGB para CMYK), o texto a preto fica em 4 cores em fez de ficar só em preto... Por muito boa que seja a Offset, em letras pequenas é IMPOSSÌVEL o trabalho sair bem. Depois, estás a falar de uma revista feita por um amador (pelas perguntas que faz é óbvio)... Não sabe (quase de certeza) o que é, por exemplo, um bleed, logo não o vai usar mesmo que seja preciso, e isso tem que ser corrigido pelo pré-impressor para que a revista sai bem...
    Garanto-te que se aqui recebesse algum trabalho assim, o devolvia na hora porque nunca ia obter uma qualidade miníma aceitável!!! Bitmaps quando podiam ser vectores???!!! Ainda que falasses em mandar só o PDF para a gráfica, ainda era aceitável (embora não o ideal, depende de quem pagina a revista e dos parametros usados no PDF), agora em Tiff... Desculpa, mas isso é um absurdo!:wow:
     
  11. MKPlus

    MKPlus Power Member

    Olha meu caro Savage achas que fazia um post desses se não fosse profissional?
    Em termos profissionais toda a gente sabe que para a generalidade das tipografias, o formato de imagem TIFF, a resolução 300 dpi e CMYK color,são as normas de eleição para se produzirem trabalhos de grande qualidade.
    Claro que existem algumas tipografias que preferem resoluções maiores de 300 dpi, já trabalhei com uma que preferia 320.4 dpi, mas 300 dpi por norma é a medida standard (tendo isto em conta sugere-se que qualquer criativo ou grafico, saiba antecipadamente onde vai ser impresso o trabalho e qual resolução que a gráfica usa).
    Garanto-te que se recebesses um trabalho meu não era recusado ...lol...pois fazia exactamente tudo o que disse..:) Ah e informava-me então qual a resolução que por aí se trabalha.
    O trabalho iria pronto a imprimir, era só preciso fazer a seleccção de cor...é assim que trabalho e toda a gente gosta :)
     
  12. Savage

    Savage Power Member

    Tens toda a razão nesta parte... Mas isso é para as fotos que entram (neste caso) numa revista... Nenhuma gráfica que se preze pela qualidade ia aceitar um trabalho de qualidade (uma revista por exemplo) com a paginação em Tiffs!!!8|

    Se és profissional, explica-me qual é a lógica de teres um formato de alta qualidade no texto (vectores), num programa de paginação profissional (Indesign), e coverteres o mesmo para bitmaps (qualidade muito inferior), para quando chega ao destino, esses bitmaps terem de novo que serem colocados de novo num programa de paginação profissional (Indesign, que até é o programa onde foi feito inicialmente, logo não havia necessidade da conversão), para serem transformados em POSTSCRIPTS (que esse sim é o formato standart da industria para trabalhos sejam de qualidade ou não), para esse Postscripts passarem para um programa de imposição, para depois serem ripados para um CTP!... E acabas com um trabalho com qualidade muito inferior porque não tem por exemplo trapping...

    Desculpa mas torno a repetir:
    1- Não te quero ofender, mas tu só podes estar a gozar comigo!
    2- Um trabalho desses (revista) que chegasse até mim com a paginação em Tiff era recusado, porque nunca na vida ninguém na minha empresa permitia que uma revista saísse para a rua, com a ficha técnica a informar que tinha sido impresso nela, com a falta de qualidade que um Tiff proporciona!
     
    Última edição: 30 de Novembro de 2006
  13. Punkas

    Punkas I fold therefore I AM

    Savage acho que estás a exagerar, se tiveres dois ficheiros de um trabalho, um em tiff e outro em vectorial, se tiverem a mesma resolução e dpi's, ao converter pra EPS a qualidade fica muito boa na mesma.
     
  14. MKPlus

    MKPlus Power Member

    O Punkas ja o disse e eu concordo!
    Para informação: Nem todas as gráficas usam o InDesign, algumas usam Corel, outras até QuarkExpress, ou mesmo Freehand.
    Se eu enviar para a gráfica um trabalho em TiFF/CMYK,com as margens de corte defenidas, a gráfica resume-se a fazer a selecção de cores e imprimir.....mais nada! Ninguém tem nada que mexer no trabalho! É assim que se trabalha!
     
  15. Punkas

    Punkas I fold therefore I AM

    Atenção que isto não quer dizer que concordo com o teu método de trabalho, no meio de tanta conversão e copy/paste alguma qualidade se irá perder.
     
  16. Savage

    Savage Power Member

    Errr... Vectorial não tem resolução... Por isso é que é vectorial.

    Se trabalhas na àrea, experimenta compor um texto num corpo pequeno (<10), e exportas para tiff. Depois colocas esse tiff num programa de paginação, e ao lado metes o mesmo texto em fonte, ou em vectores. Mandas para uma gráfica e pedes para imprimir em Offset. Depois diz-me se não notas a diferença, além de que no photoshop, com o método que ele referenciou, o preto fica em 4 cores. O trapping é uma função essencial para um trabalho de qualidade... O Photoshop não o suporta... Por isso não, a qualidade nunca é comparável...
     
    Última edição: 1 de Dezembro de 2006
  17. Savage

    Savage Power Member

    Claro que nem todas usam o Indesign... Nem 25% das gráficas nacionais o usa (numero por alto).
    Quando ao "É assim que se trabalha". Se souberes a diferença entre um vector e um bitmap. Se souberes o que é trapping (que o Photoshop não suporta), se tiveres consciência que o método que utilizas vai transformar um preto simples num preto composto. Se souberes o que é um Pantone, e que não há rips a suportar tiffs com mais do que 4 canais, vais perceber que NÃO É ASSIM QUE SE TRABALHA!!!

    Se tu enviares um trabalho para a gráfica onde eu trabalho, em tiff/Cmyk (um flyer com uma tiragem pequena, por exemplo), nós avisamos-te para a menor qualidade que esse trabalho vai ter em comparação com outros formatos (pdf por exemplo), e imprimimos o trabalho.
    Se trouxeres uma paginação de uma revista em tiff, o trabalho é recusado. Uma revista, pelo tipo de papel em que normalmente é impresso (couchés) é um trabalho que alta qualidade. Nunca íamos aceitar imprimir um trabalho de alta qualidade entregue nessas condições.
    A título de exemplo, posso dizer-te que a gráfica em que trabalho está entre as 50 maiores gráficas nacionais, temos clientes em Portugal, França, Suiça, E.U.A, Canadá, Inglaterra, entre outros. Fazemos mais de 3000 obras por ano, algumas com tiragens de mais de meio milhão, e nunca, em mais de uma década que eu trabalho nesta área e nesta empresa, NUNCA recebi um trabalho de paginação em Tiff, ou noutro qualquer formato de imagem. Já recebi trabalhos em Corel, Freehand, Indesign, Pagemaker, Quark... (Até em Word:blubomte:)... Formatos como PDF e Eps são ainda largamente utilizados... Mas paginações em bitmaps NUNCA!

    É claro que o método de trabalho que utilizas é imprimível, mas não é o correcto, quer pela pouca qualidade que oferece, quer pelo trabalho redundante a que obriga (paginação->PDF->Tiff->Paginação->Postscipt/pdf->Saida final)8| ... E sinceramente, és a única pessoa nesta área (e conheço bastantes) a utilizar esse método...
    Se ele funciona contigo e estás satisfeito com os resultados tudo bem, mas por favor, não aconselhes outros a usá-lo!:)
     
  18. MKPlus

    MKPlus Power Member

    Não estou para estar a discutir métodos que se usam em cada gráfica! Vocês têm os vossos, mas também existem outros!
    Pela experiência e trabalhos efectuados todos com grande qualidade, continuarei a recomendar o método usual e standard de envio para gráficas, em "ficheiros TIFF/CMYK ".
    OFF.........:)
     
  19. MKPlus

    MKPlus Power Member

    Já agora sobre TIFF...........link
    :)
     
  20. eXcept

    eXcept Power Member

    que confusão tremenda... Um CTP (a uma e quatro cores )a ripar o ficheiro de Indesign e a converter para PDF em alta qualidade não resolve o problema?
     

Partilhar esta Página