PHP & (ASP e/ou ASP.NET)

Mr.Ice

Power Member
Boas..
Se calhar uma pergunta já respondida, se for desculpem..

Programo em VB.NET e faço Windows Applications, com base no .NET 2 e base de dados SQL Server...

Neste momento, tenho e vou fazer formação especifica para começar a programar em Web Applications. A minha questão é: PHP ou ASP?
Pelo que sei são as duas linguagens mais "populares" e/ou usadas. Mas qual escolher?
Qual será mais fácil para mim? Têm IDE gratuitos? A comunidade de suporte é boa?

Onde posso obter formação qualificada para uma delas? (de preferencia financiada e na zona norte)

Desde já muito obrigado..
Estou um bocado confuso para escolher por isso agradecia, uma ajuda..:eek:

Cumprimentos..;)
 
Se estás habituado a VB.NET, obviamente que mais facilmente te vais dar bem com asp.net.

Quando a um IDE gratuito, tens o Visual Web Developer 2008 Express.

A comunidade de suporte é enorme, se tens um problema facilmente encontras solução na internet.
 
Vamos por pontos talvez:

1. Custo -> PHP
- O PHP corre em Linux, ASP em Windows.
- MySQL & MS SQL

2. Velocidade -> PHP
- Já em termos de OS, o PHP levava alguma vantagem aqui além de que o ASP consome mais memória, devido ao seu suporte extenso, e executa um processo para cada tag ASP e depois de fazer um parse, retorna para o HTML.

3. Compatibilidade de Plataformas -> PHP
- ^^

4. Código -> PHP
- PHP = OpenSource
- PHP é a linguagem web com mais suporte em toda a Internet.
- PHP é similar em termos de código a C\C++, e ASP ao VB.
- Toda a gente também concorda que em menos linhas de PHP se replica qualquer código de ASP e que o POST e o GET sendo variáveis globais do PHP em comparação ao objecto do ASP - REQUEST, torna o PHP ainda mais fácil de usar.


No fundo, é tudo muito relativo... e se passaste anos a programar VB e não gostas de C, então secalhar vais simpatizar com ASP!
 
Depende muito dos meios financ€iros disponiveis e se estás integrado numa empresa (o que esta espera de ti) ou se estás como freelancer.
Qual a tua situação?

PS: para alguém como eu, que tem de programar em, digamos 4/5 linguagens por semana, um bom IDE é o nosso melhor amigo.
 
(ASP e/ou ASP.NET)

E os pontos que eu disse muito deles são aplicaveis nas duas.

O PHP já está na 5º revisão, é OpenSource e tem uma comunidade online gigantesca, maior que qualquer outra.
 
Trabalho numa instituição, e como já disse crio aplicações para windows, queria passar para Web Application, porque tem algumas vantagens do meu ponto de vista e para além disso vou precisar começar a criar páginas dinamicas com formularios, com acesso para inserção dados, etc...
E preciso aprender uma destas linguagens.. Só que estou na dúvida..
Para além desta questão, preciso encontrar um sitio para tirar a formação. Conhecem?

Desde já obrigado a todos..
 
2. Velocidade -> PHP
- Já em termos de OS, o PHP levava alguma vantagem aqui além de que o ASP consome mais memória, devido ao seu suporte extenso, e executa um processo para cada tag ASP e depois de fazer um parse, retorna para o HTML.

Se falares de ASP tens razão, se falares de asp.net, já não é bem assim... ;)

É igual para o teu 4º ponto, em que dizes que ASP é VB, quando em asp.net podes programar em vb, c# e java.
 
Se estás habituado a trabalhar com VB vais ter provavelmente mais facilidade com ASP.NET.

ASP.NET tem bom suporte, entre muitos a comunidade oficial.
 
É tudo muito relativo. Depende, se aonde tu trabalhas ja têm servidores Windows ou Linux, se ja existem licenças do Visual Studio ou nao, ou de outras condicionante, que tu mais que ninguem, saberá
Qualquer uma das duas sao capazes de executar qualquer trabalho.

opiniao: asp<PHP=ASP.net

apesar de ter sentido algumas "dificuldades" na transição de asp para php (para mim picuisses como o php ser case-sensitive, colocação de ";" no fim de cada instrucção, inicio/fim de ciclos com "{" e a maior, a falta de um IDE(gratuito) á altura da linguagem que o php é), o php é sobejamente superior ao asp. Em relação ao asp.net, as duas linguagens sao muito semelhantes em potencial, apesar de apresentarem modos diferentes de fazer a mesma coisa, ou seja,por exemplo tu em asp.net tens acesso a n objetos visuais, sem necessitares de os programares (tabelas, webmap's, etc, etc). Em php, nao tens nada disso, de raiz, apesar de poderes instalares frameworks que te permitam ter opções semelhantes.

Basicamente, php é semelhante ao C/C++ em termos de sintaxe. E depois tens o Asp.net, em que podes escolher C# ou Basic como linguagem (o j# ainda existe no VS2008??).

essa escolha tem que ser feita por ti, nós só te podemos apontar as vantagens/desvantagens de cada uma das linguagens.

Mas nada do que experimentares as duas, tens o Visual Web Developer 2008 Express, em que podes ter um cheirinho do que o VisualStudio 2008 te pode proporcionar e para o php, podes sacar uma distro Wamp/Lamp e como IDE usares o Aptana(por exemplo).

para a formação tens a Rumos e Galileu, que devem ter cursos para as duas linguagens (penso eu de que...)

cumprimentos
 
Nao digo que nao seja completa. Simplesmente o VS ainda é mais completa.
E com o webdevExpress, nao o podes usar para fins comerciais.
 
A minha conclusão:
PHP é superior ao ASP, mas não ao ASP.NET
Tendo em conta que programo em VB.NET há 4 anos, a transição para ASP.NET deve ser mais fácil.
 
slack_guy, garanto-te que o asp é muito inferior ao PHP.
Em relação ao PHP e asp.net, o que uma faz, a outra tambem. de modos diferentes, é certo.
agora se é framework, é ... em que tens 2 ou 3 linguagens (j#??) á escolha... :p

prontos... mudo para "asp.net a programar em C# ou vb (ou j#??)".
vocês sabem muito bem o que quero dizer, nao vale "purismos";)

abraço

edit: asp tambem é uma framework, que permite programar em vbscript ou jscript
 
Back
Topo