PHP - Como Saber Que o User Abriu a Newsletter no E-mail

AndreLC

Power Member
Boa tarde a todos,

A minha dúvida é que estou a actualizar a lista de contactos que tenho para envio de newsletter e gostaria de implementar um script para saber quais os utilizadores que abrem realmente a newsletter no seu e-mail.

Já estive a estudar um pouco e vi que existe a técnica "Web Beacon", mas também li que poderia ser considerada spam, correto? E o senão de que a maioria das vezes no e-mail é-nos bloqueada as imagens...

A minha ideia era inserir o e-mail do utilizador que leu a newsletter na Base de Dados, alguém tem alguma ideia para fazer isto da melhor maneira (clean) possível, sem referenciar spam?

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,

AndreLC
 
Não sei exactamente como fazer mas eu usaria um JPEG dentro da newsletter com um nome diferente de acordo com o recebedor.

Exemplo:

banner001.jpg -> [email protected]
banner002.Jpg -> [email protected]

Programaria o servidor para que assim que alguém fizesse download do banner001.jpg ele validasse o user001 como leitor que leu a NL.

Nem precisa de 1 imagem para cada user.

Basta que o script diga "para qq leitura de banner***.jpg -> mostrar banneroriginal.jpg.
 
Esse método falha se o cliente de mail estiver configurado para não abrir automaticamente imagens externas, o que é comum por questões de privacidade e segurança. Além de que abrir a imagem não significa que a pessoa tenha lido a mensagem. Se o objetivo é saber quem lê e pode estar interessado em continuar a receber a newsletter, porque não pedir uma confirmação de leitura? (Costuma ser uma opção nos clientes de mail.) As pessoas só respondem se quiserem, mas não é isso que se pretende?
 
Esse método falha se o cliente de mail estiver configurado para não abrir automaticamente imagens externas, o que é comum por questões de privacidade e segurança. Além de que abrir a imagem não significa que a pessoa tenha lido a mensagem. Se o objetivo é saber quem lê e pode estar interessado em continuar a receber a newsletter, porque não pedir uma confirmação de leitura? (Costuma ser uma opção nos clientes de mail.) As pessoas só respondem se quiserem, mas não é isso que se pretende?

Não significa q leu mas significa que fez o download de imagem. Eu costumo fazer downloade de imagens muitas vezes e normalmente passo os olhos pela NL...
 
O que interessa saber é mesmo quem leu, sim!

Uma confirmação de leitura é utilizado nos programas de e-mail, como faria um script de confirmação de leitura que X utilizador leu a NL?
 
O que interessa saber é mesmo quem leu, sim!

Uma confirmação de leitura é utilizado nos programas de e-mail, como faria um script de confirmação de leitura que X utilizador leu a NL?

Isso é um confirmação que não funciona em muito leitores de Email. Por ex o Gmail não dá essa opção de confirmação de leitura.
em qq dos casos, um DB com 5000 e-mail tem de ser tratada de forma estatística e não individual.

Se 60% dos users que fazem download da imagem lerem a NL é um dado com mais valor do que não saberes nada.

Não podemos ter tudo na vida.
 
Obrigado pelas dicas, mas não queria recorrer a programas.

Queria programar algo que não fosse referenciado como spam, acham possível?

Obrigado pela vossa ajuda.
 
Obrigado pelas dicas, mas não queria recorrer a programas.

Queria programar algo que não fosse referenciado como spam, acham possível?

Obrigado pela vossa ajuda.

Tudo é possivel desde q haja vontade.

Uma forma de não ser considerado SPAM é abolir o uso do BCC e enviar os e-mail 1 a 1.
 
Essa hipótese de 1 a 1 está excluída! Pois, existe aqui um programa para o envio das newsletters.

Para além que me rectifico pois, não são 5.000, mas sim 50.000 e-mails. Enviar 1 a 1 nunca mais enviava isto...
 
Essa hipótese de 1 a 1 está excluída! Pois, existe aqui um programa para o envio das newsletters.

Para além que me rectifico pois, não são 5.000, mas sim 50.000 e-mails. Enviar 1 a 1 nunca mais enviava isto...

Depende do servidor...

Mas se a DB tem 50000 destinatários o universo é imenso. Tens de pensar em segmentar clientes de alguma forma...
 
Penso que devias segmentar os clientes (são muitos), um script no crontab (para correr numa altura de pouco load) que basicamente vai buscar uma parte dos clientes e faz um ciclo para enviar os mails 1 a 1 sem bcc (caso contrario deve ser flagged como spam quase de certeza) e um script para registar o download da imagem. Possível problema: não sei até que ponto os clientes de email vão bloquear a imagem com src=*.php, existem ainda outros clientes que bloqueiam todas as imagens.

Outra alternativa podia ser a utilização dos logs de acesso do servidor e enviar a imagem isco no formato original (ou até um ficheiro .css isco, penso que é menos comum o bloqueio de css), basicamente fazias mais um script (também podias meter no crontab) para ler o log de acesso, se o servidor for unix usa o comando grep para procurar apenas as linhas com o teu ficheiro isco.

Seja como for, a teoria por trás do que estas a fazer pode ser considerado um ataque, logo não vais ter uma solução "fácil" à prova de bala.
 
Back
Topo