1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[PHP]erro lógica

Discussão em 'Programação' iniciada por Gurzi, 6 de Setembro de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 862)

1. Gurzi

Gurzi Power Member

Bem agora estou aqui com um erro marado que não percebo a lógica disto

Indo á BD tenho estes valores

Username : teste
    Password : 698dc19d489c4e

Ora como devem ter percebido, trata-se de uma password com encriptação md5 em cima...

Agora estou a testar a coisa mais simples do mundo e simplesmente não funciona... Diz que não encontrou ninguem com a password.

<?php
    $connect = mysql_connect('localhost', 'admin', 'password');
    $ch_db = mysql_select_db('bd', $connect);
    $pass='698dc19d489c4e';
    $member_id = mysql_query("select * from USERS WHERE PASSWORD='".$pass."'");

$found = mysql_num_rows($member_id);
    print $found;
    ?>

simplesmente o $found retorna 0...

já tentei tambem por "teste" num $_POST e depois fazer o md5 mas vai dar ao mesmo..

ando nisto à horas [​IMG]

2. spastikman

spastikman Banido

para já tens um erro ...

uma hash de md5 é constituida por 128bits (32 caracteres em hexadecimal)

corta a ultima parte e substitui por :

$result = mysql_fetch_array($member_id);
    print $result['username'];

3. Gurzi

Gurzi Power Member

Pois mas quando faço o registo do utilizador faço isto:

$PASSWORD = MD5($PASSWORD);
    $REGISTO= "INSERT INTO USERS(NOME, NICKNAME, PASSWORD, EMAIL) VALUES('$NOME', '$LOGIN',' $PASSWORD', '$EMAIL');";

e não entendo porque não aparecem os 32 caracteres

4. spastikman

spastikman Banido

foste tu que criaste a BD ?

Se sim, por acaso criaste o campo com espaço suficiente ? (tipo password varchar(32))

5. Gurzi

Gurzi Power Member

Boa..

PASSWORD VARCHAR(15)

acho que então está descoberto o grande problema, agora como faço um change de quantos caracteres quero no campo ?

edit: ALTER TABLE 'USERS' CHANGE 'PASSWORD' 'PASSWORD' VARCHAR(32) CHARACTER SET latin1 COLLATE latin1_swedish_ci NOT NULL

já agora:

Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/gendra/public_html/teste.php on line 23

$member_id = mysql_query("select * from USERS WHERE PASSWORD='".$password."' AND NICKNAME='".$username."'");

$found = mysql_num_rows($member_id);

thnks :P

Última edição: 6 de Setembro de 2006
  6. spastikman

spastikman Banido

presumi que fosse esse problema pq já me conteceu o mesmo ;)

A sintaxe é essa, mas para te facilitar, aconselho a instalares o phpmyadmin ;)

7. Gurzi

Gurzi Power Member

Eu tenho e uso o phpmyadmin..

agora a cena estúpida é que criei isto

CREATE TABLE USERS( N_REGISTO INTEGER NOT NULL AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY, NOME CHAR(20),
    NICKNAME CHAR(20) NOT NULL, PASSWORD CHAR(32) NOT NULL, DATA_DE_NASCIMENTO DATE,
    EMAIL CHAR(30) NOT NULL, MSN CHAR(30), AVATAR INTEGER);

e quando faço

$PASSWORD = MD5($PASSWORD);
    $REGISTO= "INSERT INTO users(NOME, NICKNAME, PASSWORD, EMAIL) VALUES('$NOME', '$LOGIN',' $PASSWORD', '$EMAIL');";

o gajo na coluna "PASSWORD" so guarda 31 caracteres ao invés dos 32 que o md5 retorna..
    não me perguntes porquÊ. porque eu também ando à dia e meio a tentar perceber.

8. MX+

MX+ Power Member

The CHAR and VARCHAR types are declared with a length that indicates the maximum number of characters you want to store. For example, CHAR(30) can hold up to 30 characters.

[ http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/char.html ]

Posto isto está explicado o problema. Tens de usar o campo password como varchar(32).
    Agora já vais conseguir trablhar com os logins dos utilizadores sem problemas.

Deixo mais um conselho porque desde que começei a programar mais seriamente em PHP começei a usar biibliotecas de BD. Qualquer coisa envia-me um PM.
    Para resolver o problema do mysql_num_rows, basta pores um @ antes da função, assim já nao retorna erros.

PHP:

$rows 
    = @mysql_num_rows$query );
    Cumprimentos.

Partilhar esta Página