1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PHP ou VB?

Discussão em 'Programação' iniciada por ftav, 23 de Agosto de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 991)

1. ftav

ftav Power Member

Boa noite a todos. Estou com uma dúvida e precisava de ajuda...tenho de desenvolver uma aplicação para uma máquina, que faça a gestão de pacientes de um consultório (entrada de pacientes, registo das consultas, das receitas emitidas, etc).

Pensei em desenvolver em VB + SQL ou então em PHP + mySQL. A dúvida é: qual é a melhor linguagem para desenvolver este tipo de aplicações?

É que depois tenho de instalar na máquina do cliente mas para ele poder localmente o PHP + mySQL tem de ter algo tipo o XAMPP. Certo? Ou estou errado?

No caso do VB + SQL a aplicação quando é instalada basta? Ou é preciso instalar algo tipo SQL Express para a aplicação aceder à base de dados?

Desculpem as perguntas poderem ser "básicas", mas como isto é um projecto escolar...obrigado a todos os que puderem ajudar.

2. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Resposta rápida: se fizeres em VB, a máquina onde instalares tem de ter uma engine SQL qualquer compatível com o teu programa, mas fora isso, não é preciso mais nada.
    Se fizeres em PHP, a outra pessoa tem de instalar um *AMP (WAMP, XAMPP, etc), mas também dá (desde que faças um script de configuração).

Não sei com qual das linguagens te dás melhor, mas ambas precisam de uma DBMS como o SQL Express ou o MySQL. A diferença é que, fora isso, a aplicação em VB é stand-alone e em PHP precisas de a correr sobre o Apache.

Acho que aqui és mesmo tu quem tem de se decidir :P com qual delas estás mais à vontade?

3. Warlord

Warlord [email protected] Member

podes por 1 servidor num canto a correr windows/linux c/ apache e mysql, dps ate varias pessoas podiam aceder simultaneamente a aplicacao atraves dum browser (um pc na recepcao, outro no consultorio, etc)

o php tb tem a "vantagem" de conseguires fazer uma aplicacao distribuida mt mais facilmente...

4. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Sim, isso é verdade. Aliás, o próprio facto de, ao estar feito em PHP, ser executável tanto em Windows como Linux como outros sistemas operativos que há por aí.

Em contrapartida, especialmente na área da segurança, há muito que tens de ter em conta ;)

5. ftav

ftav Power Member

Obrigado pelas respostas a todos ;)

A questão é que a aplicação é só para correr numa máquina, localmente. Imaginem um médico, por exemplo, que dá consultas e quer um software para fazer a gestão dos pacientes, saber o que lhes prescreveu nas consultas, tipo um registo de pacientes com mais uns pormenores. E que não percebe nada de computadores, pelo que só quer um ícone no ambiente de trabalho que lhe permita abrir o programa e trabalhar...

Mas a propósito, o VB também não permite uma aplicação distribuída? Tipo várias pessoas a acederem à mesma base de dados? :confused:

6. anjo2

anjo2 Power Member

Dizeram é que em php é muito mais fácil uma aplicação distribuída, apenas uma máquina precisa de correr e depois todos os outros correm por rede através de um browser.

7. Warlord

@Kayvlim: se e pra correr em ambiente fechado n precisas preocupar tanto c/ seguranca... mas claro k nao convem cometer erros basicos :lol:

@ftav: o medico pode kerer consultar a lista de prescicoes de receitas k passou a um doente, pode kerer a data da consulta passada, etc. mas ele n tem uma secretaria k atende o telefone e marca as consultas? se tiver o melhor mm e cada um trabalhar no seu pc e partilhar a base de dados...

em VB da pra fazer mas creio k da mais trabalho

8. ftav

ftav Power Member

Pois, realmente se for para "estender" a aplicação para mais do que um utilizador, é preferivel o PHP+ mySQL. Mas nesse caso então basta instalar o XAMPP ou algo do género apenas numa máquina se for para usar em ambiente monoposto...certo?

Ou fazer como sugeriu o Warlord e usar um pc mais antigo para fazer de servidor...já vi esse tipo de aplicações, em intranet tipo Optimus ou CGD.

O ambiente gráfico do PHP é que é capaz de não ficar tão "bonito" como o de uma aplicação VB ("penso eu de que...").

Obrigado a todos os que responderam. :009:

9. Warlord

nao precisas ter 1 makina dedicada, um pc pode fazer de servidor e cliente ao mesmo tempo, o outro pc faz so de cliente e liga-se a ele. o problema de ter isso assim e k se a secretaria ou o medico se lembram de fazer reboot o outro perde o acesso a aplicacao, dependendo de onde fica a correr o xampp ;) se conseguires arranjar 1 pc velho p fazer de servidor melhor, basta te-lo ligado 24/7 a um canto e ninguem da por ele.

o ambiente grafico do php sao paginas web, tens de aprender html, achas o interface deste forum feito? e php e mysql ;)

10. alfinete

alfinete Power Member

podes optar por usar o mysql como sgbd, quer com vb ou php , para usares vb seria preferivel usares c#, quando a deficulade em relação a execução da coisa é comforme ha habitação que tens com determinada linguagem...

quanto ao que os outros users diseram (também tens de ter em conta )
    quando a dificuldade da execução da app que falasta não acho muito devido a experiencia que tenho em fazer algumas.

tens de ter em conta se a app é em aplicação windows ou aplicação web...

se é app windows penso que nam podes utilizar php so vb ou c# ou java....

espero que me tenha entendido..

11. Warlord

claro k podes utilizar php em windows, existe apache e mysql pra windows, ou metes a correr num servidor linux e usas o browser a partir dos pcs...

@ftav: sendo 1 consultorio medico e havendo necessidade de adquirir licensas windows, pq nao ter td a correr linux? p ex. ubuntu, graficamente semelhante ao windows, e sempre consegues ficar c/ dinheiro k iam gastar nas licensas e sempre te livras de problemas de virus, etc :P

12. ftav

ftav Power Member

Realmente talvez seja melhor optar pelo mySQL e PHP, mesmo que de início seja apenas um ou dois utilizadores, pois deixa a porta aberta para caso seja necessário uma aplicação distribuída...realmente várias cabeças pensam melhor ;)

Por norma, não uso muito o linux, já experimentei o Ubuntu 8.04 mas ao mudar para OpenSuse 10.3 lá se foi o MBR e mais umas quantas coisas do System32 do Vista, que me obrigou a formatar tudo...estou a pensar voltar ao OpenSuse 11 em dualboot, pois ainda não me sinto confortável em migrar totalmente para o Linux...

Mas essa das licenças foi uma boa :) obrigadão.

(É o que faz qd um físico com pouca experiência de programação tem de desenvolver aplicações...)

Já agora, descobri na net uma coisa parecida ao que preciso...aqui fica:

http://www.softamed.com/en/softamedcabaide2.html

Mas esta não usa bases de dados fora do .exe

Última edição: 24 de Agosto de 2008

Partilhar esta Página