[PHP] - radio buttons

Majin Vegeta

Power Member
pessoal, o meu problema e o seguinte, tenho um ciclo for e dentro desse ciclo for tenho radio buttons.
o meu problema e que eu queria seleccionar apenas um na linha vertical e apenas um na linha horizontal e nao consigo.

se eu fizer assim, ele selecciona-me um na linha horizontal mas mais do que um na mesma linha vertical:

<td align="center">1º<input type="radio" name="primeiro&<?php echo $i ?>" value="primeiro"></td>
<td align="center">2º<input type="radio" name="primeiro&<?php echo $i ?>" value="segundo"></td>
<td align="center">3º<input type="radio" name="primeiro&<?php echo $i ?>" value="terceiro"></td>


isto dentro do ciclo for claro.


se eu fizer assim ele selecciona-me um na linha vertical mas varios na linha horizontal:

<td align="center">1º<input type="radio" name="primeiro" value="primeiro"></td>
<td align="center">2º<input type="radio" name="segundo" value="segundo"></td>
<td align="center">3º<input type="radio" name="terceiro" value="terceiro"></td>


help please

cumps
 
sim, eu sou ignorante, mas não percebi, se estás a falar em conflitos por causa dos nomes, ora bem, porque é que não das um prefixo aos radio buttons ?
 
uns prefixos?
como assim?

os conflitos que eu falo e o seguinte:

um ciclo for gera-te uma cena assim:ex:

x x x x x
x x x x x
x x x x x

o k eu kero e k ele so deixe selecionar um x(radio button) em cada linha horizontal e vertical

espero ter sido esclarecedor

cumps
 
Afinal tenho razão.

Meu amigo, o nome nos radio buttons é usado para agrupar, o que passa pelo post é o value, espero que tenhas percebido porque de nao estarem agrupados.

e quanto ao prefixo referia-me a algo

name="rd_horizontal" para todos os horizontais.
 
mas tipo, para agrupar e no name certo?

nao e no value pois nao?

e que eu ja os agrupei no name assim:

<td align="center">1º<input type="radio" name="primeiro" value="primeiro"></td>
<td align="center">2º<input type="radio" name="primeiro" value="segundo"></td>
<td align="center">3º<input type="radio" name="primeiro" value="terceiro"></td>

so que assim so da pa escolher um em toda a listagem

cumps
 
então se percebi bem o que queres é que só possa seleccionar por exemplo assim:

x x x 0
x 0 x x
x x 0 x
0 x x x

0 = seleccionado

é isto? se for não dá a não ser com javascript.

repara. eles ficam agrupados através do name="" entre todos os que têm o mesmo nome, só é possivel seleccionar um de cada vez. podias por cada linha com um nome, mas assim seria possivel seleccionar vários na mesma coluna.
inversamente, podias por cada coluna com um nome, mas seria possivel seleccionar vários de uma linha
confuso... espero que tenhas entendido

o que precisarias seria basicamente agrupá-los por linha e por coluna ao mesmo tempo
assim sendo, só mesmo com uma função javascript que, a cada vez que se selecciona um dos radios, o javascript des-selecciona (como é que se diz isto? :p) todos os outros da mesma linha ou coluna
 
errado, dai eu ter falado em prefixos, sinto-me ignorado.

mas pronto, façam lá com checkboxes.

p.s: a ideia é bastante simples, se tens um loop, tens uma ordem de seguimento natural das coisas, podes calcular o prefixo matematicamente para quando, e onde quiseres, para agrupamentos perfeitos.
 
Estava aqui a falar com alguém ao meu lado, que me iluminou.

Pelos vistos não entendi o teu problema correctamente, queres controlar horizontalmente e verticalmente?


Então faço quote do MPalhas.


Peço desculpa
 
Back
Topo