PHP

ravager

Suspenso
Boas,

Actualmente estou prestes a ir trabalhar em webdesign. Mas pediram-me para saber programação em PHP. Acontece que, eu não estou familiarizado com o contexto da linguagem, ou seja, como é que ao certo a coisa funciona ao programar para a Web... (é por objectos? é estilo C puro?)

Estou mais habituado ao C, ou ao VB.NET, por exemplo... exigências do curso... mas em termos de programação de websites sou um autêntico "noob" xD.

Por isso, para quem já tem alguma experiência no assunto, se me pudesse dar umas "luzes" no assunto, assim como links para tutoriais, etc, agradecia...
 
O PHP é um misto de Perl com Bash, que resulta em algo parecido com C. Assim muito sintacticamente, tu fazes código PHP que gera código HTML 'on-the-fly', isto é com base em dados que tiras de uma base de dados.

Claro que o PHP é muito mais do que isto, mas a essência de criar páginas dinâmicas com recurso a PHP baseia-se nisto.

Tutorials? Eu comecei aqui e claro, isso em conjunto com http://www.php.net onde tens sempre a documentação actualizada é tudo o que precisas.

Convenha-se que o PHP 'por defeito' é uma linguagem funcional, mas desde a versão 5 (?) que suporta programação orientada a objectos, mas não o força (como o Java, por exemplo).
 
O caminho da linguagem é C -> AWK -> Perl -> PHP. É assim que derivam umas das outras.

O php.net é um excelente local para encontrares informação sobre PHP (uma vez que é a documentação online oficial), e se souberes inglês, tens artigos, livros e tutoriais na internet realmente fantásticos.
Dá uma vista de olhos nos stickies desta secção para teres também algo por onde pegar.

Já que vais trabalhar com bases de dados, aconselho-te a procurares por aí artigos sobre SQL Injection, que é uma falha de segurança bastante comum. Estou a fazer um artigo sobre isso para pôr aqui no Techzone assim que estiver pronto. Até lá, Google it :)
Quanto a OOP, o PHP tem suporte para "objectos", mas não é um OOP "puro". Tem desde a versão 4, apesar dos inúmeros problemas que a implementação do mesmo nesta versão trouxe. Só está estável a partir da versão 5.

O PHP é uma linguagem que, pessoalmente, adorei. É muito fácil, para quem já sabe programar ;)

Se souberes uma linguagem como C, e souberes HTML (e CSS também dá jeito), estás lançado!

Boa sorte com isso!
 
Back
Topo