PhpMyAdmin tabela com campo DATE

cjdmc

Power Member
Bons dias.

Sou novo nisto, já estive a ler sobre este assunto o forum, mas não consegui lá chegar.

A minha duvida é a seguinte eu tenho uma tabela com um campo formato DATE, onde é guardado a data de inserção .

Depois quero numa página em PHP, fazer uma lista - tipo calendário - com o mês e o ano .

A minha primeira questão, é o tipo que devo dar ao campo, date () ou varchar() ?? Para mim o lógico será date ().
Segunda questão , como faço o (my)sql para "tirar" unicamente o mês e ano do campo onde é guardado a data de inserção ??
É que já andei a ver, e não consigo dar a volta à questão !!!!

um abraço e muito obrigado.

CarlosCosta
 
Pois...

Para isso que queres fazer é mais fácil guardares na BD o Unix Timestamp (em numérico inteiro) e depois utilizares o php para tirares o mês e o ano.

Algo como:

// isto recebe a data actual em Unix Timestamp e pode ser guardada na db
$db_data = time();

// isto retira o mes e o ano da data em Unix Timestamp
$mes = date('m', $db_data);
$ano = date('Y', $db_data);


Tens depois várias funções de conversão de tipos de data, mas dá uma olhadela aqui:
http://pt2.php.net/manual/en/ref.datetime.php

Principalmente as funções que estão depois de "Table of Contents" lá mais para baixo nessa página.
 
Última edição:
Tu queres isto:

MONTH(campo)
DAY(campo)
YEAR(campo)

Se for DATE, se for DATETIME as funções cotinuam e tudo MYSQL


EX:
SELECT MONTH(CAMPO) FROM TABELA WHERE ID=1;
 
Bons dias.
Obrigado a todos, era isso mesmo.
Continuo com o campo da base dados tipo DATE, e com o month(campo) e year(campo), tirei o mês e o ano, e já consegui colocá-los no espaço para "arquivo" da página principal do meu Blog.

Um abraço a todos.

Carlos Costa
 
Back
Topo