PhyreEngine - Novo Motor Grafico da Sony (Gratuito)

Ansatsu

Power Member
GDC08: PhyreEngine, Sony's new (free!) cross-platform engine

by Andrew Yoon Feb 21st 2008 8:30AM
Filed under: Sony PlayStation 3, GDC, Business

Quietly unveiled at yesterday's PSN session was PhyreEngine, a new "free to use graphics engine" from Sony Computer Entertainment. According to the presentation, the package includes full documentation, "70+ samples" and "full source code and artwork" of sample game templates. Working on both OpenGL and Direct3D, this engine will allow developers to more easily develop for the PS3 by using PC environments they're more familiar with. A "simple recompile" is supposedly all that's needed to make the game run on the PS3. Sony is promising "ongoing development and support" for the PhyreEngine.

The ramifications of this subdued announcement are actually quite significant. Three titles have been revealed to have used the PhyreEngine for development: flOw, GripShift and DiRT. Of those three, only one is exclusive to PlayStation. It appears that the PhyreEngine is truly cross platform -- Sony is indirectly contributing to the development of PC (and Xbox 360) games.

But why make it potentially easier to make games on a competing console? Well, it's undeniable that developers are increasingly focused on multiplatform development. It's been rather commonplace for developers to neglect PS3 with inferior and oftentimes delayed versions of multiplatform games. With PhyreEngine, Sony is making a much more attractive plea: make games on PS3 first, guaranteeing high quality games that will not only match their 360 counterparts, but in many cases can exceed them. Sony's message is clear: start games on the PS3, and they will be better for both PS3 and 360 owners. It appears to us that PhyreEngine is a crucial part of that plan.

More details of PhyreEngine will undoubtedly be unveiled later today at a GDC dedicated to what Sony has dubbed "the new hotness." Stay tuned.


http://www.joystiq.com/2008/02/21/gdc08-phyreengine-sonys-new-free-cross-platform-engine/
 
Mais publicidade enganosa...de chorar a rir....gratuito? não havia de ser a pagar.

Até já estou a imaginar a publicidade:

"Vende-se jogo e para o jogar tem de comprar um novo motor grafico :redface::zzz:
 
Mais publicidade enganosa...de chorar a rir....gratuito? não havia de ser a pagar.

Até já estou a imaginar a publicidade:

"Vende-se jogo e para o jogar tem de comprar um novo motor grafico :redface::zzz:


Que é que tu estás para ai a dizer? percebeste a noticia sequer?


É um motor gráfico que é gratuito para os developers de jogos.
Tas a ver tipo o Unreal Engine 3 que também é um motor gráfico mas custa balurdios de dinheiro aos Developers?... Sim? Capiche?

Para estes poderem criar jogos e depois vendem os jogos. Percebeste agora? Espero que não seja preciso um desenho... A vontade de dizer mal é tanta que nem sequer leste a noticia, ou se leste... Então é melhor nem comentar.
 
Ninguém se queixou, até agora, do Unreal Engine...
E o Source, ai está um motor gráfico que podia ser usado ate à exaustão.

CryEngine2 FTW :D:D:D

Sim, são bons motores gráficos, mas a sensibilidade usando sempre o mesmo motor torna-se repetitiva, tens aqueles feelings de flashback, been there done that, tas a ver?

Não estou a menosprezar o UnrealEngine nem o Source, mas usados até à exaustão tb não...
 
Não sei não, olha que o motor do Quake 3 foi usado até secar todinho e há jogos que não fazes a mais parva ideia que se baseiam nele.

O do DOOM3 também, por exemplo, é claro que sempre com ligeiras alterações, mas os pequenos pormenores que os caracterizam estão lá ;)

Anyway, e para cortar o off-topic :D, acho que é uma excelente iniciativa e até mesmo obrigatória, uma vez que se viam bastantes devs a queixarem-se da "obscuridade" da PS3 :D
 
A iniciativa é boa, mas vai cada vez ser mais difícil competir com os grandes engines (UE3, Renderware, etc).

Pode ser uma base para developers fazerem uma versão própria e melhorada... e ao menos a Sony já percebeu onde é que tem de investir.
 
A iniciativa é boa, mas vai cada vez ser mais difícil competir com os grandes engines (UE3, Renderware, etc).

Pode ser uma base para developers fazerem uma versão própria e melhorada... e ao menos a Sony já percebeu onde é que tem de investir.


O Objectivo não é competir com o UE3.

Se esse fosse o objectivo, então a Sony metia esse motor gráfico pago...


O Objectivo é dar ás companhias que têm menos dinheiro de fazerem jogos sem precisarem de dar balurdios por um motor gráfico como o UE3 por exemplo.

Não te esqueças que uma licença do UE3 custa cerca de meio Milhão de Euros.
 
Exacto, mas para competir no mercado onde estão jogos feitos com o UE3 e afins, é preciso estar à altura.

A ideia é boa e se os vários developers forem "obrigados" a publicar as suas modificações e enhancements (estilo open source) até se pode tornar algo grande.
 
Exacto, mas para competir no mercado onde estão jogos feitos com o UE3 e afins, é preciso estar à altura.

A ideia é boa e se os vários developers forem "obrigados" a publicar as suas modificações e enhancements (estilo open source) até se pode tornar algo grande.

Sim claro.

mas olha por exemplo o DiRT corre bem e com bons gráficos na versão PS3.
Na versão x360 e PC é que já não é tão bom.

Esse motor de jogo é multi plataforma, mas está bem melhor optimizado para a PS3, é normal...



Mesmo assim, esse motor pode puxar Third Party developers a criarem jogos originais que não precisam de grandes gráficos para venderem muito ;)

Se bem que o DiRT tens mto bons graficos e de certeza que deve dar para espremer muito mais.
 
Isto tudo tem a ver com o Social Game Development que está em discussão na GDC.

Com esse engine e com as tools necessárias, poderá qualquer um desenvolver um jogo para PS3 que mais tarde (caso seja aprovado segundo critérios da própria Sony) ficar disponível para download através da PSN

É um bom passo para a frente no mundo dos videojogos!
 
Mais publicidade enganosa...de chorar a rir....gratuito? não havia de ser a pagar.

Até já estou a imaginar a publicidade:

"Vende-se jogo e para o jogar tem de comprar um novo motor grafico :redface::zzz:

Enfim...a ânsia de dizer mal de tudo o que tem a ver com a PS3 é tanta que nem se lê o que está escrito.

O DIRT têm gráficos incríveis, superando a versão PS3 qualquer outra versão por larga margem (mesmo a versão PC que já vi a correr numa Geforce 8800 Ultra de 768Mb nem anda lá perto) e provavelmente este jogo nem tira partido de todo o potencial deste motor gráfico.
Este motor já mostrou ser prefeito para a PS3, sendo gratuito ainda melhor para as produtoras.
 
Posso estar errado, e só ir dizer parvoíces, mas… o motor do jogo não é responsável apenas pela física dos objectos dentro do programa? Pensava que não tinha nada a ver com os gráficos. :confused:
 
Que eu saiba no Dirt o motor grafico é o Neon... que foi desenvolvido entre a Codemasters e a Sony. Pelo menos foram as noticias que sairam na altura do jogo (basta googlar). Não sei até que ponto esta noticia está a interpertar mal o uso desta ferramenta PhyreEngine.
 
Back
Topo