PhyreEngine - Novo Motor Grafico da Sony (Gratuito)

Enfim...a ânsia de dizer mal de tudo o que tem a ver com a PS3 é tanta que nem se lê o que está escrito.

O DIRT têm gráficos incríveis, superando a versão PS3 qualquer outra versão por larga margem (mesmo a versão PC que já vi a correr numa Geforce 8800 Ultra de 768Mb nem anda lá perto) e provavelmente este jogo nem tira partido de todo o potencial deste motor gráfico.
Este motor já mostrou ser prefeito para a PS3, sendo gratuito ainda melhor para as produtoras.

Saiu meses depois e eu não noto a diferença.:eek:
E essa frase não faz la muito sentido...

Parece que estas a dizer que a versao da Ps3 é pior ou secalhar sou só eu.
 
Eu acho que ele queria dizer que a versão Ps3 é superior... isso está mais do que comprovado....
A versão X360 sofre um pouco nas corridas com varios carros... de resto também é uma versão muito boa (acabei o jogo na 360). A versão Pc... nem comento ...
 
Excelente iniciativa da Sony, a dar tools necessarias para que pequenas companhias possam desenvolver jogos para a Ps3..
É certo que companhias grandes ou criam motores próprios, ou licenciam o UT ou até desenvolvem e personalizam este motor disponibilizado pela Sony, mas para um bom jogo não é necessario dos melhores gráficos.. Todos sabemos que isso conta muito, mas há exemplo de jogos que sao excelentes e não são nada de outro mundo a nivel grafico no momento em que saem..

Esta é a prova em como a Sony esta a apostar na Ps3 e na longevidade da consola..


---------------

É verdade... Há um jogo que está melhor na Ps3 do que na x360..? Isso é possivel????
Ahh deve ser porque o jogo foi feito com engine Ps3 e depois 'portado' para as outras plataformas.. Será que foi POR ISTO que os ports manhosos que sairam até à pouco tempo corriam pior na Ps3???? É CAPAZ....
 
Não se trata de um motor de jogo, mas sim um motor gráfico, ou seja, um conjunto de bibliotecas gráficas e respectivas ferramentas e documentação. Física, áudio, IA, ferramentas de scripting, editores e todo o middleware que constitui um motor de jogo não vêm incluídos.

Não se metam a comparar bibliotecas gráficas a motores de jogo comerciais. Eles limitam-se a disponibilizar um motor gráfico optimizado para a PS3 (resta saber a sua qualidade real), não estão a oferecer motores de jogo comerciais do calibre do UE3 ou Source como aqui referiram. Provavelmente será utilizado em jogos para a PSN, mas caso não tenham reparado não é propriamente gratuito. Apenas parceiros licenciados poderão usufruir gratuitamente; parece que o resto terá de pagar cerca de $1200.

Quanto ao Dirt, este utiliza o Neon Engine, um motor de jogo proprietário desenvolvido pela Codemasters em parceria com a Sony primariamente para a PS3. O PhyreEngine deve ser o conjunto das APIs presentes no PSSG Engine (criado pela Sony) e que foram posteriormente utilizadas no Neon Engine.
 
Este PhyreEngine parece uma resposta da Sony ao XNA Studio da Microsoft.

Isto são excelentes noticias para os pequenos/médios developers. E não vale a pena estarem a tentar condicionar a qualidade, pq o PhyreEngine tal como o Unreal Engine 3 não faz nada sosinho, tudo depende da qualidade de trabalho e do talento dos developers. É por isso que existem bons e MAUS jogos que usam o UE3, e é por isso que há excelentes jogos que fazem usos de motores expecificamente desenvolvidos (ex: Uncharted).

Anyway o Dirt não deixa de ser um bom exemplo gráfico :P

Agora resta aos developers darem azo à imaginação e talento !!!
 
De facto a framework xna da M$ é excelente, basta ter algum dominio de c# para fazer um joguito, já falei sobre ela algumas vezes no forum de programação, e é um dos factores que me faz querer uma xbox360 a longo prazo, quando arranjar uma mais baratinha.

A sony ainda tem de trabalhar um bocado até colocar uma ferramenta tão poderosa e fácil de usar no mercado, Quem conhece XNA sabe que até um miudo com leves conhecimentos de programação OOP consegue em 2 a 3 semanas fazer um joguito básico em 2d.

Mas pelo menos é de louvar que a sony anda a dar muitos passos certos com a ps3, o lançamento desta plataforma, abertura da ps3 para levar com linux, abertura aos codecs divx, acho que o facto de a ps3 ter um inicio de vida atribulado só favoreceu os users, se a consola tivesse sido um sucesso desde inicio talvez onde em dia não houvesse nem metade das features.
 
Que eu saiba no Dirt o motor grafico é o Neon... que foi desenvolvido entre a Codemasters e a Sony. Pelo menos foram as noticias que sairam na altura do jogo (basta googlar). Não sei até que ponto esta noticia está a interpertar mal o uso desta ferramenta PhyreEngine.
Também não tenho a certeza, no entanto a instalação do DiRT é acompanhada da instalação do PhyreEngine...
 
Não se trata de um motor de jogo, mas sim um motor gráfico, ou seja, um conjunto de bibliotecas gráficas e respectivas ferramentas e documentação. Física, áudio, IA, ferramentas de scripting, editores e todo o middleware que constitui um motor de jogo não vêm incluídos.

Não se metam a comparar bibliotecas gráficas a motores de jogo comerciais. Eles limitam-se a disponibilizar um motor gráfico optimizado para a PS3 (resta saber a sua qualidade real), não estão a oferecer motores de jogo comerciais do calibre do UE3 ou Source como aqui referiram. Provavelmente será utilizado em jogos para a PSN, mas caso não tenham reparado não é propriamente gratuito. Apenas parceiros licenciados poderão usufruir gratuitamente; parece que o resto terá de pagar cerca de $1200.

Quanto ao Dirt, este utiliza o Neon Engine, um motor de jogo proprietário desenvolvido pela Codemasters em parceria com a Sony primariamente para a PS3. O PhyreEngine deve ser o conjunto das APIs presentes no PSSG Engine (criado pela Sony) e que foram posteriormente utilizadas no Neon Engine.

Como é que não se pode comparar o Phyre engine ao XNA?!?!
Tu mesmo na tua explicação dizes que são muito semelhantes, simplesmente XNA é o conjunto de api's simplificadas de managed directX/directx disponibilizadas na framework XNA com recurso a c# e o o phyreEngine faz algo muito semelhante mas com recurso a OpenGL e direct 3D, mais semelhante é impossivel, não é um motor de jogos mas sim as ferramentas necessárias para fazeres o teu próprio engine.

Eu estou a fazer um engine 3d em XNA já vai para 4 meses, um pouco crapy claro, mas uma vez que as ferramentas foram todas gratuitas não me queixo, mas na realidade a M$ também não dá tudo de graça, pois para fazer deploy na xbox360 é necessária uma assinatura, barata, mas pronto, e para fazer deploy no pc é necessária outra versão do XNA Game studio, pois o express só permite compilar não permite gerar as bibliotecas e exe's para posterior instalação no pc (permite no entanto executar o programa em rede).

A sony devia disonibilizar esse kit totalmente gratuito, só lhe ficava bem, e concerteza ainda eu ia dar uns toques para um joguito ranhoso para PS3 em 2d, como dava uns toques em OpenGL era capaz de me safar, fazia um "paradise café 2" :joker::D
 
Como é que não se pode comparar o Phyre engine ao XNA?!?!
Tu mesmo na tua explicação dizes que são muito semelhantes, simplesmente XNA é o conjunto de api's simplificadas de managed directX/directx disponibilizadas na framework XNA com recurso a c# e o o phyreEngine faz algo muito semelhante mas com recurso a OpenGL e direct 3D, mais semelhante é impossivel, não é um motor de jogos mas sim as ferramentas necessárias para fazeres o teu próprio engine.

Eu estou a fazer um engine 3d em XNA já vai para 4 meses, um pouco crapy claro, mas uma vez que as ferramentas foram todas gratuitas não me queixo, mas na realidade a M$ também não dá tudo de graça, pois para fazer deploy na xbox360 é necessária uma assinatura, barata, mas pronto, e para fazer deploy no pc é necessária outra versão do XNA Game studio, pois o express só permite compilar não permite gerar as bibliotecas e exe's para posterior instalação no pc (permite no entanto executar o programa em rede).

A sony devia disonibilizar esse kit totalmente gratuito, só lhe ficava bem, e concerteza ainda eu ia dar uns toques para um joguito ranhoso para PS3 em 2d, como dava uns toques em OpenGL era capaz de me safar, fazia um "paradise café 2" :joker::D

Não é uma comparação fidedigna. O XNA é uma plataforma de desenvolvimento de jogos, que inclui várias APIs do Managed DirectX (o XNA é basicamente o sucessor do MDX 2.0), diversas ferramentas (assim como vários addons desenvolvidos pela comunidade) e respectiva documentação. Basicamente o XNA é um SDK que permite a criação dum engine, enquanto que o PhyreEngine é um conjunto de bibliotecas gráficas que suporta tanto OpenGL como Direct3D e que podem ser utilizadas no engine, cujo principal objectivo é melhorar a compatibilidade entre plataformas.

A diferença é que o PhyreEngine é apenas um rendering engine, à semelhança do Ogre3D, Irrlicht e afins. Não inclui nenhum sdk, apenas documentação, algumas ferramentas (exporters, compatibilidade com motores de física e pouco mais, tendo em conta a escassa informação que foi dada), assim como algumas samples (artwork, props). Só a debug unit custa à volta de $1200, enquanto que os devkits para a PS3 custam cerca de $10,250. Tendo em conta que o acesso ao Creator's Club do XNA custa cerca de $99 anuais, acho que é relativamente fácil de perceber qual destas soluções se destina ao mercado indie.

De qualquer forma, se quiseres podemos continuar a conversa por PM. É sempre bom ver pessoal interessado na área por aqui.
 
Back
Topo