Pi-Hole - Esquema de Ligação

fivemen

Suspenso
Pretendo configurar um pi-hole na minha rede de casa, mas fiquei com uma dúvida. Qual é a sequência de ligação?

Router > Pi-Hole > PC ou Pi-Hole > Router > PC ?
 
Router -> Pi-Hole
Router -> PC
Router -> Outros equipamentos

Configuração de DNS se o router suportar, colocas o endereço ip atribuído ao raspberry.
Caso contrario tens que configurar o dns individualmente, com o ip atribuído pelo router ao raspberry, em cada um dos teus equipamentos que aceda à internet.

Exemplo num router asus
setting-up-dns-on-asus-rt-ac66u-wireless-router.png

No DNS Server 1 metes o ip do raspberry
No DNS Server 2 metes o dns que quiseres como fallback [Google(8.8.8.8), CloudFare(1.1.1.1) etc]
 
Router -> Pi-Hole
Router -> PC
Router -> Outros equipamentos

Configuração de DNS se o router suportar, colocas o endereço ip atribuído ao raspberry.
Caso contrario tens que configurar o dns individualmente, com o ip atribuído pelo router ao raspberry, em cada um dos teus equipamentos que aceda à internet.

Exemplo num router asus
setting-up-dns-on-asus-rt-ac66u-wireless-router.png

No DNS Server 1 metes o ip do raspberry
No DNS Server 2 metes o dns que quiseres como fallback [Google(8.8.8.8), CloudFare(1.1.1.1) etc]

Neste caso porque é que tu tens o 2º DNS da tua rede?

E usar uma VPN (do router) e o pi-hole não há problema pois não?
 
Última edição:
Neste caso porque é que tu tens o 2º DNS da tua rede?

E usar uma VPN (do router) e o pi-hole não há problema pois não?

O segundo DNS é uma segurança não vá o primeiro, por alguma razão, falhar.

Se usares uma VPN em princípio estarás a usar o DNS que a empresa que te fornece a VPN utiliza.
Dessa forma o pi-Hole não te serve de nada, nunca vai receber nenhum pedido de resolução de nomes.
 
O segundo DNS é uma segurança não vá o primeiro, por alguma razão, falhar.

Se usares uma VPN em princípio estarás a usar o DNS que a empresa que te fornece a VPN utiliza.
Dessa forma o pi-Hole não te serve de nada, nunca vai receber nenhum pedido de resolução de nomes.

Mas tens dois raspberry Pi?

Mas a minha VPN será configurada no meu router. Uma vez que o DNS do meu router será do meu PI (com o Pi-hole) não vou ter problemas certo? Os equipamentos ligados à VPN vão usar o DNS configurado no router certo?
 
O segundo DNS não é interno, é externo, dei o exemplo do da google 8.8.8.8 e da cloudafare 1.1.1.1. Só tenho um raspberry.
Ao configurares a VPN no router todo o teu trafego passara pela vpn, inclusive os pedidos de DNS. Basicamente não te adianta de nada teres o pi-Hole.
 
O segundo DNS não é interno, é externo, dei o exemplo do da google 8.8.8.8 e da cloudafare 1.1.1.1. Só tenho um raspberry.
Ao configurares a VPN no router todo o teu trafego passara pela vpn, inclusive os pedidos de DNS. Basicamente não te adianta de nada teres o pi-Hole.

Mas para usar em casa (sem estar a usar a VPN) todo o tráfego passará pela vpn, certo?
 
Back
Topo