1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Piano software

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por fernandes, 7 de Janeiro de 2007. (Respostas: 18; Visualizações: 3843)

  1. fernandes

    fernandes Power Member

    Olá pessoal,

    ando à procura de um programa que ajude na leitura de partituras de piano. visto que não tive formação musical, e sei ler muito mal uma partitura, tenho grande dificuldade em tentar meter em prática o que vejo na pauta.

    o ideal mesmo era um programa que permitisse inserir as notas numa pauta (ao estilo do Guitar Pro por ex.) e depois mostrasse graficamente, num piano virtual, quais as teclas a tocar.

    TY :D
     
  2. JKL22

    JKL22 Power Member

    Agora de cabeça só me lembro do mozart e do encore.
     
  3. MKPlus

    MKPlus Power Member

    Encore 4.5 uso este. é "free" :) aqui
     
  4. fernandes

    fernandes Power Member

    obrigado pelas sugestões.

    já agora, no encore, como faço para ao fazer load de um midi ele separar as pautas? fiz load de um midi num editor e ele automaticamente separou em 2 pautas (treble e bass clef (mao esquerda e direita, não sei como é em português)) mas no encore ele mete tudo numa só pauta e fica grande confusão.
     
  5. HecKel

    HecKel The WORM

    http://www.sibelius.com/

    Sem sombra de dúvida um dos melhores softwares de edição/criação de partituras :)

    Tens um demo que já te faz muita coisa ;)

    Btw, piano é um instrumento mesmo muito complicado no que respeita à abstracção da (des)sincronização das mãos. É preciso ter coragem com esse instrumento ;) Boa sorte ;)

    abraços, HecKel
     
  6. ec99031

    ec99031 Power Member

    Offtopic:
    Piano não é assim tão complicado... Treinas a mão direita e mao esquerda em separado... depois vais tentando juntar as duas... O maior problema é sempre em tocar as teclas com os dedos correctos... é que em algumas peças um dedo no sitio errado já faz com que não consigas tocar o resto da música...

    Ontopic:
    A juntar à lista tens o melody assistant... Também não é gratuito, mas da para experimentares... Acho que este já faz divisão em clave de Sol e clave de Fá (mão direita e mão esuqerda)...
    Mas não te esqueças que estas divisões, maior parte das vezes não têm nada a ver com a partitura original e muitas vezes notas que a mão esquerda tem de tocar estão com a mão direita... Mas isto tem muito a ver com a maneira como o midi foi feito e como o programa interpreta o midi (muitas vezes os programas assumem que notas abaixo do dó central são clave de Fá e notas acima do dó central clave de Sol, mas nem sempre as coisas são assim tão lineares...)...
     
  7. HecKel

    HecKel The WORM

    Eu sou músico amador :P O que referes é bem verdade para quem se inicia, mas ao juntar ainda tens de treinar bem a abstracção :( Tens de decorar para tocar, eu referia-me a tocar sem ter de decorar.

    Sobre o software..., de facto detesto midis, alguns programas lembram-se de por artes mágicas deformar o desenho e esquema música. Devido à poupa portatibilidade do .sib isso já não acontece. De realçar que o Sibelius também permite ler e gravar em midis (onde se nota a grande bosta que são os midis :X)

    abraços, HecKel
     
  8. fernandes

    fernandes Power Member

    esse sibelius realmente parece bastante completo... mas infelizmente parece que não tem a função que me dava mais jeito, que é a do teclado virtual que mostra as notas a serem tocadas. ou então espero estar enganado mas não encontrei.
     
  9. MKPlus

    MKPlus Power Member


    No Encore exite uma folha de partitura: clave de Sol (mão dta) clave de Do (mão esq)

    De facto não conheço nenhum músico que ao escrever para piano, faça uma folha para a mão esq. e outra para a mão dta.

    Acho que tens de praticar e aprender a ler assim! Tudo na mesma pauta!
     
  10. fernandes

    fernandes Power Member

    não percebeste, o que ele faz é juntar as duas claves numa só, e fica tudo uma salganhada. isto quando importo um midi, pois noutro editor de midi ele separa correctamente em duas claves correctamente tal como aparece na partitura da musica que eu tenho em pdf.
     
  11. _reborn_

    _reborn_ Power Member

    Boas!

    Estive a ler o tópico e houve uma coisa que não entendi, que eu saiba o guitar pro dá pra ver as notas num piano e também dá para por a notação de pauta.

    Mas acho que vou experimentar esses programas para ver se são bons
     
  12. fernandes

    fernandes Power Member

    Foi coisa que por acaso nunca reparei... e como não lhe mexo há algum tempo nem me lembrei dessa hipótese. obrigado pela dica. :)
     
  13. _reborn_

    _reborn_ Power Member

    Gostei bastante do sibelius é um programa muito completo, alguém sabe onde arranjar músicas para o programa, preferencialmente grátis:-D?
     
  14. HecKel

    HecKel The WORM

    http://www.sibeliusmusic.com/

    Tens algumas (mais ranhosas :P) gratuitas, também podes meter midis apesar de ficarem com as faixas todas maradas...

    abraços, HecKel
     
  15. _reborn_

    _reborn_ Power Member

    Obrigado HecKel,

    O que era fixe era converter mp3 para sibelius:P
     
  16. HecKel

    HecKel The WORM

    Dúvido que isso seja praticável de forma eficiente..., através das vibrações sonoras é possível identificar notas e timbres, mas não sei até que ponto é possível detalhar instrumentos e respectivas notas.

    A vantagem do sibelius está em trabalhar com pistas, a desvantagem está na realidade..., nunca consegues ter uma ideia de como fica o efeito de uma orquestra, apenas tens ideia de como ficam X instrumentos a tocar com uma afinação a 100% e com uma interpretação sincronizadissima e exactamente igual, ou seja, perfeccionismo..., que só por acaso tira a piada da música ;)

    Para criar partituras é sem qualquer sombra de dúvidas do melhor software que existe, para ver um efeito possivel também, agora para ouvir mesmo o efeito real..., comprem CDs :P

    abraços, HecKel
     
  17. fernandes

    fernandes Power Member

    pois e nós também não somos propriamente nenhuns beethoven para conseguir compor uma musica com uma orquestra completa. (ou pelo menos falo por mim :D )
     
  18. The Emperor

    The Emperor Power Member

    Alternativa ao sibelius, existe o Finale que tb é muito bom.
    Eu uso o sibelius, mas ambos são excelentes.

    Toco guitarra e piano e o que posso dizer é que o piano é muito mais exigente, um minimo erro e tá o caldo entornado, para alem da abstração (que até não é o mais dificil apesar de ser dificil lol), o pior é as intensidades, basta uma tecla tocada com mais força que o suposto ja a coisa não soa tão bem.

    Depois para tocar peças classicas tem-se que treinar horas sem fim.
    Eu para tocar o primeiro movimento da moonlight sonata, a funeral march e a fur elise ja perdi umas belas horitas. Tirando a funeral march do chopin que é grade 7(apesar de lenta é "tricky") não são peças assim tão dificeis de tocar, se não se ter em conta as intensidades, tocar as teclas é facil, fazer a peça soar bem ja é outra coisa.
     
  19. HecKel

    HecKel The WORM

    Olha que a funeral march tem um andamento todo manhoso :P Já a tentei tocar e chego a uma altura que só consigo olhar para a partitura, não sai nada :P

    fernandes, podes não acreditar..., mas o Sibelius e outros softwares de edição de partitura já fizeram muitos dos compositores contemporâneos..., não imaginas a quantidade de ignorantes que têm feito música com estes programas e até têm feito coisas boas. Não fazem é puto de ideia das regras músicais, ouvem o efeito no sibelius e toca de vender a uma editora...

    abraços, HecKel
     

Partilhar esta Página