[PICs] Montagem de LCD de Nokia 3310

pegando nesta thread, fica a pergunta lançada...

Se alguem souber como interligar um LCD c/ touchscreen como o do sony ericson P900, ou um dos qtek, que avise.

Estes LCD's alem de serem a cores, são grandinhos, possuem touchscreen, e acima de tudo fica barato, na ordem dos 30 euros c/ portes.

Eram um mimo se alguem arranjasse forma de os ligar :D

30€ de um Qtek? querias! o conjunto lcd+touchscreen (k são peças separadas, mas tb vendidas em conjunto) fica na casa dos cento e qualquer coisa euros! vinda de honkong. Sei disso pk troquei o touchscreen do meu Qtek 9090 (quer dizer, é um O2 Xda IIs) e só o touchscreen com portes vindo de hongkong (safei-me à alfandega), pk n encontrei disponivel em UK, ficou em pouco mais de 30€.

Qualquer dia tenho de por aki o meu projecto de moding do Xda IIs com a subtituição do touchscreen, afinal tb é um PC :P
 
Agora tb fiquei com o bichinho.. A ver se estudo melhor esta possibilidade.. De qualquer forma, é necessário um LCd especifico (Pixeis e etc) ou poderá ser um com o numero minimo de pixeis (o qual nao sei)

Obrigado desde já pelo tópico, acho mt esclarecedor apesar das duvidas dos outros users
 
Boas!
MadDog, tu tens esses leds ligados ao interruptor, e assim quando ta on, eles ligam-se e o contrario no off, certo?

Eles nao queimam logo, se a corrente for de 12v? =P

Ou essa resistencia impede q eles se queimem?
 
Desculpem so responder agora...
Serve pra que tu quiseres... depende do script que faças... desde aparecer a musica que ta a tocar no winamp, informaçoes sobre o teu sistema...
Depende depois de cada um...
Pois.. essencialmente poupar mt dinheiro... digamos que so gastas dinheiro em:
1 - Condensador Electrolitico 1uf
2 - Diodos 1N4148
1 - DB 25
- Esquema e Displays compativeis:
http://www.fullcustom.es/data/guias_elec/cyg_nokia_21.jpg

- Telemovel ja aberto:
cyg_nokia_14_small.jpg

* Eu cortei o meu com 0,5cm pra cima e 0,5 pra baixo pra depois embotir numa baia
- Como tirar o Display:
cyg_nokia_15_small.jpg

*Retira-se pelos extemos pra se poder soldar
- Ja soldado:
cyg_nokia_22_small.jpg

*Faz-se um furo de 3mm pra passar os fios da frente pra tras, se nao conseguirmos passar os fios pelos furos das pistas como foi o meu caso.
- Que fio usar: Eu usei fio de enrolamento de transformador, mas pode ser usado fio de bobine de uma fan velha, tem de ser fio que tenha verniz pra que nao haja curto-circuitos
cyg_nokia_23_small.jpg

cyg_nokia_31_small.jpg



PS: Software LCDHype e o MBM
 
Última edição pelo moderador:
Boas! Bom queria desejar um bom 2007 a todos os users !

Ando com ideias de por um LCD o do nokia 3310 no pc … já dei uma olhadela por alguns sites (mas foi aqui que apanhei o bichinho de o fazer ) já desmontei um telemóvel mas lembrei-me de procurar o software , um tal de LCDHype arranjei e com muito custo a versão 0.42.1.0 que disponibilizo para quem precisar ,mas quando vou procura no programa as configurações o LCD da nokia não o vi em lado nenhum já copiei uma pasta que encontrei uma tal (pcd8544 ) que continha os controladores mas no programa não o vejo em lado nenhum (ou contrario de uma imagem de um tutotial onde mostrava o LCD do nokia mas era uma versão mais antiga … será esse o problema?)
Será que o programa só apresenta as configurações depois de ter o LCD ligado ao PC!
[FONT=&quot]Alguém me pode fornecer as configurações que devo fazer ?[/FONT]

Desde já agradeço a quem me poderá ajudar :D

Ninguém me pode ajudar ?

É que é estranho porque na pasta de controladores tem la o do nokia mas não aparece no menu do LCDHype … já tentei modificar trocar os ficheiros de LCD que la aparecia mas quando vou a modificar os driver (um .dll ) ele desaparece do menu.Mas o mais estranho é que já vi uma imagem onde tinha uma lista enorme de LCD e no meu só aparece 4.Será que é configurações mal feitas ?(já passei uma tarde a volta do programa mas nada )Alguém que tenha feiro o mesmo poderia upar o programa já com as configurações feitas!Alguém conhece algum outro programa que consiga controlar o LCD do nokia 3310.

Gostava muito de concluir a adaptação do LCD mas sem o controlador …
 
Última edição pelo moderador:
Boas! Bom é pena não ser para o LCD do nokia …
Acho que encontrei uma forma de ligar através da porta COM1 mas ainda tenho de fazer uns testes , depois digo alguma coisa.
O problema que ainda persiste é o programa para controlar o LCD do Nokia 3310 que ainda não consegui configurar alguém conhece outro?

Squeezer resebeste a minha mensagem ?
 
Última edição:
Recebi e respondi...

Es do Porto ?? Instala o MSN... é mais facil pra falarmos...

P.S: Ja tenho a minha board.. so me falta o processador.. o meu foi pra RMA.. mas esta semana compro um novo pra remediar.. AMD 64 athlon 3000+ :004:

Cumps
 
P.S: Com porta paralela funca... agpora tenho um display 240x64 quero ver se tambem o ligo :D[/quote disse:
Não admira que a tua board tenha ido a vida HEHE :D !!

Não, sou de Vila Nova de Famalicão (do norte carago) mas vou frequentemente ao Porto…
Bom o LCDHype já esta a trabalhar as mil maravilhas mas apareceu-me mais um problema (que espero k seja o ultimo) mas qual é o plano de montagem que devo usar para o LCD do Nokia 3310 !! se não me engano já vi 4 diferentes para o mesmo LCD com componentes diferentes e ligações igualmente diferentes !!

Vou experimental o plano que vem com o LCDhype mas tenho algumas duvidas de montagem …

Cumprimentos!!
 
Encontrei este esquema na net :
pcd8544.gif


e tambem esta foto

Hpim4404.jpg


tambem gostava de experimentar montar um mas fico com alguma duvidas , nos esquemas temos de ligar certos cabos à terra,
na foto em cima nao vejo la nada disso , sai cabos para o lcd e outros para LPT , se alguem tiver fotos que me posso ajudar a compreender melhor como fazer o LCD agradecia.
 
Última edição:
A terra é o GND... epah eu tenho um LCD 5110 Pronto e testado, e tenho um LCD 3310 Pronto e Semi-Testado :-D

Carlos ja tenho a board... afinal foi so o processador :lol:
ASROCK 939 Dual-Sata II funca :x2:

Mas falta-me o processador... quero ver se compro um pra me safar... preciso de pc.. ate vir o meu de RMA...


Vou tentar testar isso hj... kt a ligaçao usar no LCD 3310 usa o ke vem no lCD Hype


Temos de combinar um serao de Electro pra tratar dos displays.. e comercializamos pro people em KIT..


Cumps
 
Boas!!!
Squeezer qual foi o plano de montagem que usa-te para o Nokia 3310?
Com o plano k nosso amigo _NoDe_ mos deu já é o 5 planos diferentes que já vi!!!
Há mais uma cena o plano anterior corresponde a uma montagem recorrendo a um chip … penso eu!! E a foto corresponde a um outro plano diferente … e pelos vistos o mais usado..
Andei a ver umas cena e li que o LCDHype controla a voltagem da porta paralela, isso é verdade? E é por isso que o plano de montagem que trás no LCDHype é barato por não recorrer a resistências e a outro componente cujo o nome não sei !!
Confirmam isso!

Hoje já vou comprar o resto das peças e já vou começar com os testes !!
Ainda vais enriquecer a fazer modificações!!! :D

Cumprimentos!!
 
Boas... o plano que usei foi mesmo 2 diodos, 1 condensador e solda e no bixo... :004:


Força nisso... falta-me testar o do 3310... por isso nao sei se funciona correctamente com essa montagem... com o do 5110 funciona.. esse ainda nao sei...


Cumps
 
boas desculpem a ignorância mas alguém me sabe dizer para que serve isso dos LCD´s??


Boas !! caro!

Um LCD( ecrã de cristais líquidos ,em português ) em resumo é o “visor” que se usa nos telemóveis mais antigos e outro tipo de equipamentos pelo seu baixo custo de fabrico …
Embora aja LCD com a cores (muito mais caros ) usados em monitores… TFT...
Espero que tenha respondido a tua duvida !!
 
Ora a pedido de varias famelgas... aqui vai o tao esperado teste e duvida...
LCD 3310 a funcar nas horas...

imagem3003ll4.jpg



mais outraaa

imagem3004fv0.jpg


este so nao deixa regulares o contraste das letras.... pelo que me aprecebi.. tambem foi feito em cima do joelho.. mt rapido

Cumps
 
Aqui Fica a pic do material que fui comprar : Material nao custou mais de 50 centimos.

semttulovx4.jpg


Aqui um esquema feito por mim , penso que se percebe bem o que é preciso fazer.

http://img440.imageshack.us/img440/3289/eskemaah6.jpg



Ainda nao tenho pronto porque nao sei onde tenho o nokia 3310 lloolololl.

Mas este esquema foi testado pelo amigo Squeezer, e correu tudo bem.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo