Pidgin (former Gaim)

Como estou infelizmente dependente do msn... dado que todos os meus amigos usam! Kmess é o melhor! Tem suporte para quase tudo... só falta mesmo a câmara, que não deve demorar e cujo Kopete suporta! Nisto acho que o Kde está a evoluir mehor que os programas para Gnome!
 
O Amsn já suporta tudo e mais alguma coisa há muito tempo. Agora vai sair a versão 2 que promete emenso.
A parte desta, também vai sair uma nova versão do emesene que também promete. Que saia um destes 2, que vão ter gui GTK e eu largo o pidgin de vez. O pidgin, nem com msn-pecan se safa. :|
 
O Amsn já suporta tudo e mais alguma coisa há muito tempo. Agora vai sair a versão 2 que promete emenso.
A parte desta, também vai sair uma nova versão do emesene que também promete. Que saia um destes 2, que vão ter gui GTK e eu largo o pidgin de vez. O pidgin, nem com msn-pecan se safa. :|

Para mim o que safa o Pidgin e faz com que eu o use é o suporte multi-protocolo, para não andar com uma carrada de programas abertos. Por outro lado o Amsn e o emesene tem um look demasiado WLM que eu não gosto, prefiro a simplicidade. Houvesse ele outra alternativa com estes dois condicionalismos e eu deixava o Pidgin sem olhar para trás.

Cumps.
 
o AMSN em Mint 7 funciona mais que bem, instalei um novo skin muito ao genero do mac que e com tenho o aspecto grafico, estou adorar !!
Pidgin leva uma eternidade a enviar um ficheiro....e nao tem nudge....
 
Mercury não é open source... por isso, para mim, nem é opção.

A malta que, como eu, ainda usa pidgin podia mostrar alguma força de vontade e participar mais activamente, pelo menos, no bug tracker do pidgin.
Vejo muita gente descontente, mas isso mal se reflecte no bug tracker do site.
 
Uso o Pidgin e não estou descontente, dá para múltiplas contas de protocolos diferentes e funciona bem.

Para enviar ficheiros há formas mais eficientes.

***** tipo nudges e etc dispenso, gosto do meu sossego.
 
O problema nunca foi os nudges nem coisa que se pareça... até porque o pidgin já suporta nudges há muito tempo.
O "suporte básico" nunca foi nem deve de o objectivo para qualquer projecto.
Por esse ponto de vista temos o ebuddy e o meebo que satisfazem os mesmo objectivos e conseguem ser 100% portáveis e independentes da plataforma.
Nem querendo entrar no campo da dedicação dos próprios devs, acho que acima de tudo deveriam rever a importância que dão à comunidade e principalmente aos que querem ajudar o projecto e vêm patchs serem atiradas para o caixote do lixo.
 
Algum desses tem suporte para VoIP ? Costumo falar bastante com o pessoal por micro e alguns nao querem instalar o skype... (que é o que me tem safado...)
 
msn-pecan 0.1.0-rc1 ready for testing; on the way to the first serious release
The next msn-pecan release started as 0.0.20 but there are so many changes that
it’s going to be 0.1.0. It is way more stable than 0.0.19 but we still would
like to do more extensive testing, so we are rolling a release candidate in
order to fix critical bugs that might be lingering. Hopefully it will be the
only release candidate before the actual release.

The aim of 0.1.0 is going to be our “first serious release”, that doesn’t mean
the previous releases were bad, it just means that we were never truly
confident about the code being delivered until now.
Compared to 0.0.19:

  • Timeout issues fixed (switchboard error)
  • Better offline messages receiving support
  • Offline message sending support
  • Reorganization of P2P code (less crashes)
  • Several crash fixes
  • Adium improvements
  • Performance improvements
  • Massive code reorganization
Special thanks for Devid Antonio Filoni, and Andrea Piccinelli who have been
very active fixing issues and making sure msn-pecan is rock-solid. Also Rasmus
Hummelmose who was essential in fixing the timeout issues, it wouldn’t have
been possible without his testing. Also thanks to the Pidgin developers (we
picked some patches), and many other contributors.

...
http://code.google.com/p/msn-pecan/
 
Alguma publicidade grátis...

Who wrote Pidgin’s msn? Not who you think
(...)
pidgin-msn.png


Even after several years of not touching the code, and major updates like
msnp9->msnp14, 42% of the current code came directly from me. But also interesting is
the fact that 20% came from people that are not current Pidgin
developers: typ0, chipx86 and mayuan. So, less than 38% of the code was
developed by current Pidgin developers.
(...)
Mais um facto triste sobre o desenvolvimento do msn no pidgin...

How msn-pecan fixed a 6 year old bug, how Pidgin didn’t, and stole the fix
The bug we are talking about is the infamous switchboard timeout error which was very elusive, it happened randomly, and very often for some users in unknown conditions. Essentially you send a message, and after one minute you receive a notification telling you the message never arrived, after which you need to resend the message, and hope it will arrive this time.
Let’s see how the two projects approached this bug.
(...)

Vale a pena ler, nem que seja para perceberem melhor como funciona isto do "open source" e a ajuda da comunidade a desenvolver software ;)
 
Não sei qual me incomoda mais, se a atitude nazi dos Pidgin devs, se a atitude "bebé chorão" do Contreras..

(EDIT: não estou a falar só deste ponto em particular, mas sim de um longa história de posts "infelizes" no blog dele.)
 
Última edição:
Yah, ele não tem uma postura nada inocente em todo o caso "pidgin's msn", mas também não acho que seja de bebé chorão.
E sinceramente compreendo-o, por tudo aquilo que fez e pela resposta que tem tido do pidgin ao longo dos tempos.
Eu já acompanhei vários "issues" e participei noutros (basta ver alguns posts meus neste tópico) e também me senti super-frustrado com a resposta (ou falta dela em muitos casos) dos devs do pidgin!

Em relação aos "roubo", sabes bem que aqui no mundo open source não há patentes nem contractos caros para proteger o esforço e a "dita cuja" propriedade intelectual, ou seja, o reconhecimento e os agradecimentos são os únicos "salários" que o pessoal recebe.
Nesse sentido, apoio totalmente este "último" post dele. Foi de uma falta de respeito enorme o que os devs do pidgin fizeram... ainda para mais a ele(!), depois de todo o esforço (muito em vão, ignorado pelos devs) que fez para o pidgin ter um suporte decente para o msn!
 
Pelo que sei deste caso em específico, o khc alega que sabia como resolver o problema e fê-lo após ter sido pressionado pelo mesmo user que ajudou o Contreras a resolver o problema. A mim parece-me BS e não lhes custava nada ter dado uma linha de crédito ao rapaz, mas acaba por não interessar muito por duas razões:
- na verdade não resolveram o bug, arranjaram foi um workaround para que não chegue a ser despoletado
- se chegou sequer a haver cópia foi da ideia e não do código

Em relação ao Contreras, tem mérito no desenvolvimento de uma componente do Pidgin, mas peca pela atitude um bocado infantil com que aborda o processo de desenvolvimento de software. Entendo quando se queixa de alguma falta de abertura dos devs do Pidgin à comunidade, mas ele tem de perceber que developer != user e que para todos os efeitos são os developers que traçam e decidem o rumo geral do projecto e não os utilizadores finais.
Irrita-me um bocado o facto de, sempre que vê rejeitadas algumas das ideias que tenta forçar aos devs (por vezes até com razões válidas), escrever posts inflamatórios no seu blog pessoal a queixar-se que os devs "não entendem", "não ouvem" e "não querem saber", quando muitas vezes apenas não concordam com ele.
 
Mais um caso de estupidez e arrogancia por parte da comunidade de desenvolvimento do Pidgin, ja nao e a 1a nem ha-de ser a ultima. O que nao falta ai sao programas parecidos ou melhores
 
Pelo que sei deste caso em específico, o khc alega que sabia como resolver o problema e fê-lo após ter sido pressionado pelo mesmo user que ajudou o Contreras a resolver o problema. A mim parece-me BS e não lhes custava nada ter dado uma linha de crédito ao rapaz, mas acaba por não interessar muito por duas razões:
- na verdade não resolveram o bug, arranjaram foi um workaround para que não chegue a ser despoletado
- se chegou sequer a haver cópia foi da ideia e não do código

É claro que é bullshit!
11 de Julho: http://github.com/felipec/msn-pecan/commit/4d9982ef2173aa700c705d821ad5451542bc0e9c
19 de Julho: http://developer.pidgin.im/viewmtn/revision/info/0c2f544829df2f3a369504315f8b3a6cc325749a

Em relação ao Contreras, tem mérito no desenvolvimento de uma componente do Pidgin, mas peca pela atitude um bocado infantil com que aborda o processo de desenvolvimento de software. Entendo quando se queixa de alguma falta de abertura dos devs do Pidgin à comunidade, mas ele tem de perceber que developer != user e que para todos os efeitos são os developers que traçam e decidem o rumo geral do projecto e não os utilizadores finais.
Irrita-me um bocado o facto de, sempre que vê rejeitadas algumas das ideias que tenta forçar aos devs (por vezes até com razões válidas), escrever posts inflamatórios no seu blog pessoal a queixar-se que os devs "não entendem", "não ouvem" e "não querem saber", quando muitas vezes apenas não concordam com ele.

Yah compreendo o teu ponto de vista, mas não concordo com essa visão narcisista do desenvolvimento de software. Alias, ele aborda o processo à sua maneira e sinceramente acho que está correcto (ou está menos errada que a do pidgin) e a prova viva disso é o msn-pecan e a amicidade que envolve o projecto, devs e comunidade.

Fora os programinhas da treta, não há um programador que programe apenas para si. Todos criamos um produto para ser "consumido" por grupo de utilizadores (quem nunca ouviu falar de abandonware?). No mundo "aberto" isso ainda é mais critico, porque a comunidade tem um papel ainda mais activo nesse desenvolvimento.
Ignorar isso é absurdo e é por isso que o pidgin está envolvido em todas estas polémicas e acusações.

Mais um caso de estupidez e arrogancia por parte da comunidade de desenvolvimento do Pidgin, ja nao e a 1a nem ha-de ser a ultima. O que nao falta ai sao programas parecidos ou melhores

huh? agora a culpa é da comunidade? :confused:
 
Última edição:
Não é ele que manda no projecto, portanto não interessa se tem ou não razão. Ele tem de abordar o processo da maneira que os devs acham que é a melhor, não a que ele acha que é a melhor. Se não concorda com o modo como o projecto é liderado, ninguém o impede de concentrar esforços noutro cliente de IM, num dos vários forks do Pidgin que por aí andam, ou mesmo manter o seu próprio fork. O ciclo vicioso em que ele entrou - tentar continuamente forçar alterações num projecto que não é seu, queixar-se alto e bom som que não é ouvido, continuar a desenvolver para o mesmo projecto - começa a tornar-se aborrecido.
 
Yah, é verdade... mas ao menos não pode ser acusado de baixar os braços com facilidade :P
Eu acho que o pidgin ganharia muito com ele a responsável do protocolo MSN ;) e a julgar pelas provas que ele já deu como bom programador, até a libpurple e o resto do pidgin podiam beneficiar com as contribuições dele ;)
 
É claro que é bullshit!
11 de Julho: http://github.com/felipec/msn-pecan/commit/4d9982ef2173aa700c705d821ad5451542bc0e9c
19 de Julho: http://developer.pidgin.im/viewmtn/revision/info/0c2f544829df2f3a369504315f8b3a6cc325749a



Yah compreendo o teu ponto de vista, mas não concordo com essa visão narcisista do desenvolvimento de software. Alias, ele aborda o processo à sua maneira e sinceramente acho que está correcto (ou está menos errada que a do pidgin) e a prova viva disso é o msn-pecan e a amicidade que envolve o projecto, devs e comunidade.

Fora os programinhas da treta, não há um programador que programe apenas para si. Todos criamos um produto para ser "consumido" por grupo de utilizadores (quem nunca ouviu falar de abandonware?). No mundo "aberto" isso ainda é mais critico, porque a comunidade tem um papel ainda mais activo nesse desenvolvimento.
Ignorar isso é absurdo e é por isso que o pidgin está envolvido em todas estas polémicas e acusações.



huh? agora a culpa é da comunidade? :confused:

Comunidade de desenvolvedores ou seja dos programadores do Pidgin, nao a comunidade em geral.
 
Back
Topo