Pilhas alcalinas - qualidade longo prazo?

tiagottx

Power Member
Boas!

Encontrei alguns tópicos que falam de pilhas em termos de potência para usos mais exigentes (por exemplo foto ou RC), mas nenhum que fale de pilhas em termos de uso regular a longo prazo.

Vim pesquisar por isto, pois aconteceu-me num comando xpto de um receier AV Onkyo com 15 anos, umas pilhas do ikea com 2-3 anos terem rebentado e vertido liquido :( Costumo usar pilhas ikea para coisas de curto-médio prazo, mas aqui deve-me ter passado ao lado :(

Posso adiantar que já usei pilhas GP Super (alcalinas) e também babaram ao fim de 2-3 anos num comando da Cambridge Audio.

Para usos mais prolongados como comandos, relógios e afins, em que marcas de pilhas confiam? Duracell, Energizer, Panasonic, outra?

Obrigado desde já :)

Cumps!
 
tiagottx

Essa situação que acabas-te de descrever infelizmente pode acontecer em qualquer marca seja ela a melhor do mundo ou da mais rasca que pode existir, simplesmente quando as pilhas perdem a carga ou estão em equipamento que só são usados ocasionalmente deve-se remove-las do equipamento onde estão inseridas já mesmo para evitar esse problema.
 
Se as pilhas em questão ainda estão na validade, recomendo ir reclamar ao Ikea. O apoio ao cliente deles costuma ser excepcional, pode ser que tenha sorte.

De qualquer modo, pilhas alcalinas (que dizem mesmo alcalinas na embalagem) não é suposto verterem, a menos que tenham algum problema.

Não sei se hoje em dia ainda se vendem pilhas acidas, pelo menos nos canais de venda mais comuns
 
Sou distribuidor de pilhas, realmente se a pilha for alcalina não é nada comum a pilha babar mas vai depender de muitos fatures .
Já dentro das pilhas alcalinas quase todas as marcas têm varias gamas de qualidade, sendo que a gama de entrada não é indicada para ser usada em todos os aparelhos, o problema em Portugal é que só se vendo o barato, então é muito difícil encontrar pilhas sem ser as da gama de entrada/baratas.
Nós por exemplo em AA/LR6 e AAA/LR3 a marca que mais vendemos é a Maxell que tem a gama alkaline e super alkaline e se for a procurar por super alkaline vai ter muito dificuldade em encontrar onde comprar.
A loja se tiver um produto que pode vender a 1,5 - 2€ e até mais caro e muito sítios, não quer meter um produto de mesmo género que não consegue vender a menos de 4-5€
 
Ontem andei em arrumações dos meus equipamentos, e descobri mais 2 comandos (de um minidisc e de um VHS) com pilhas babadas :(

daqui prá frente só meto pilhas nos comandos destes equipamentos (que uso de longe a longe) quando os usar :P

como tenho alguma electrónica antiga que só uso por necessidade de backups ou por lazer, tenho de ter muita atenção para não me esquecer das pilhas nos comandos :(
 
Eu cá por casa deixei de usar pilhas alcalinas e passei a usar pilhas recarregáveis, mesmo nos comandos de tv's e afins. Há mais de 10 anos que não tenho pilhas normais. Ficam sem carga, metem-se no carregador. Hoje em dia já se compram pilhas recarregaveis de qualidade e carregadores a preços bastante acessíveis. Creio que as recarregáveis não vertem. As que tenho são todas Ni-MH e algumas têm cerca de 10 anos de vida e ainda aguentam muito bem a carga. Acho que mesmo em termos ambientais tornam-se mais amigas do ambiente.
 
Eu cá por casa deixei de usar pilhas alcalinas e passei a usar pilhas recarregáveis, mesmo nos comandos de tv's e afins. Há mais de 10 anos que não tenho pilhas normais. Ficam sem carga, metem-se no carregador. Hoje em dia já se compram pilhas recarregaveis de qualidade e carregadores a preços bastante acessíveis. Creio que as recarregáveis não vertem. As que tenho são todas Ni-MH e algumas têm cerca de 10 anos de vida e ainda aguentam muito bem a carga. Acho que mesmo em termos ambientais tornam-se mais amigas do ambiente.

Hoje dei com mais um comando esquecido, com pilhas GP Super Alkalinas rebentadas... bela porcaria de pilhas! Desta marca nunca mais :grumpy:

Eu deixei de usar pilhas recarregáveis por 2 motivos:

1º usava pilhas recarregáveis essencialmente para a máquina fotográfica, e deixei de usar essa máquina.
2º das pilhas recarregáveis que tinha, muitas já não tinham a máxima capacidade, e os carregadores que tenho são lentos. Além disso, ao fim de 2 ou 3 meses sem usar as pilhas carregadas, elas perdiam totalmente a carga

portanto, deixei-me de pilhas recarregáveis e apenas uso pilhas em comandos à distância (que me duram vários anos).

Passando a usar os carregadores que tenho, que pilhas recarregáveis aconselham para usar nos comandos?

Obg :)
 
Se as pilhas perdiam a carga já deviam estar a morrer, as que eu tive com esse comportamento eram as mais baratas..
Claro que custa dar €€ por umas eneloop, mas as do ikea são bem boas também e a um preço bom.
 
Pilhas IKEA e low-cost tipo Continentes e afins? É mesmo para esquecer!

Então aquelas pequenas arredondadas, que dão para as motherboards, do IKEA reportavam tensão total mas ao fim de 1 semana já a motherboard perdia as configurações.

Para comandos usao regarregáveis, mesmo com pouca capacidade acabam por compensar. Para brinquedos (carros e comboios telecomandos) tento usar sempre uma marca melhorzinha.
 
Tive uma surpresa na semana passada.

Encontrei a minha 1º calculadora, casio fx82 comprada em 1994.

Naturalmente não estava a funcionar, abri para ver as pilhas, mas à espera do pior. Eram as originais, descarregadas mas imaculadas fisicamente, sem qualquer oxido na pilha ou nas molas!!

28 anos!! marca das pilhas - Casio :)
 
Back
Topo