PC/Mac/Linux Pillars of Eternity (Obsidian Entertainment)

A mim lembra-me o Plane escape Torment, eram bons tempos esses em que usava um caderno e caneta para as anotações .
Estou indeciso entre o Wasteland 2 e agora com este.
 
Basicamente a ideia deste jogo é revisitar os jogos que usaram o Infinity Engine (Baldur's Gate, Icewind Dale e Planescape: Torment). A nível visual a missão foi claramente cumprida, eh.

Deixo aqui a apresentação que a Obsidian fez no PAX East. Recomendo vivamente porque está muito boa e os developers estavam muito bem dispostos.

"Só" faltam 2 semanas! Estou bastante optimista! Sinto falta deste tipo de jogos...embora tenha gostado do Dragon Age: Origins ficou muito aquém do rótulo de sucessor do Baldur's Gate.
 
Última edição:
Depois de Divinity Original SIn este parece-me muito bom para pegar, tenho pena de não ter um co-op, mesmo q fosse como o D:OS apenas com +1 player. Este tipo de jogos a 2 acho mt melhor que alone.
No entanto será para jogar na mesma.
 
Está quase!! Pareço uma criança no Natal, tal a ansiedade eh. Tenho jogado bastante da Beta, mas explorar apenas 3-4 áreas e sem qualquer pingo de história ainda dá mais vontade de jogá-lo.
A minha impressão do que testei na Beta é bastante positiva:
  • Os visuais, música, sons e menus são muito bons - ao nível das velhas glórias do Infinity Engine. A banda-sonora em particular é extraordinária.
  • Apesar de ser também em tempo real com pausa, o combate tem certas mecânicas que o tornam ligeiramente diferente dos jogos IE. Por exemplo, foi implementado algo semelhante aos attacks of opportunity da 3ª edição de D&D que não existem nos jogos IE e limitam bastante o uso de movimentos no combate (basicamente se tentarmos mover uma personagem que está envolvida em combate, o adversário tem a probabilidade de fazer um ataque "gratuito"). Isto não quer dizer que ache que o combate seja mau, simplesmente tem um feeling diferente dos jogos IE e, para veteranos desses jogos como eu, pode levar algum tempo a reajustar tácticas.
Já há streams com pessoal a jogar. A Paradox/Obsidian enviou chaves do jogo para vários streamers/youtubers como forma de marketing.
Além de certos excertos de gameplay que se focam em combate eu não não me arrisco a ver nada. Segundo li, no final do prologo, há uma cena bastante importante na narrativa. Fica o aviso.
 
Depois de ter terminado o Divinity ,precisava de um substituto que estivesse a altura, tinha em mira o Wasteland 2 mas até agora tenho gostado do feedback que estão a dar ao POE, para alem de fazer mais o gênero, gosto mais do visual.Vou arriscar e migrar para o POE, e tenho quase a certeza que não me vou arrepender.
 
Não sei se mais alguém contribuiu durante o Kickstarter, mas em principio hoje ficará disponível no site da Obsidian a "ferramenta" para gerar a key do jogo para Steam ou GoG. Supostamente além de permitir o pre-load do jogo também ficarão disponíveis os extras associados ao nível de contribuição (com a excepção do game guide).

Site oficial

EDIT/UPDATE:
Quem fez pre-order no steam já consegue fazer pre-load. Os backers terão de esperar mais um pouco...
 
Última edição:
@Garm , achas indispensável comprar este título? Pela 'beta' que jogaste, a história é interessante que nos leva a querer continuar a jogar? Os membros da equipa são assets importante e contribuem positivamente, à lá Mass Effect? Side-quests valem a pena ou apenas enchem?
 
@Garm , achas indispensável comprar este título? Pela 'beta' que jogaste, a história é interessante que nos leva a querer continuar a jogar? Os membros da equipa são assets importante e contribuem positivamente, à lá Mass Effect? Side-quests valem a pena ou apenas enchem?

A nível de história não tenho opinião formada porque nas áreas acessíveis na versão beta não havia um pingo de história. No entanto, do que vi das quests (2 pequenas, 1 média e 1 mais complexa) e dos vários diálogos existentes fiquei bastante optimista. Aliás, a Obsidian pode ser famosa pelos bugs que os seus jogos têm (em defesa deles sempre foram pressionados pelos distribuidores), mas também é famosa pela fabulosa equipa de escritores que tem. A história e diálogos do KotOR 2 e do Fallout: New Vegas são, na minha opinião, superiores aos dos antecessores.

À boa maneira dos jogos Infinity Engine (e dos vários jogos da Bioware já que se falou no Mass Effect) há uma série de personagens que se podem juntar à equipa (8 no total) que tem bastante personalidade e presumivelmente têm quests associadas. Não sei se é um factor para ti, mas não há romances neste jogo.

As quests felizmente não são as típicas quests de MMO de encontrar X objectos. Mesmo as quests mais simples da beta têm mais que uma solução. Provavelmente haverá quests de encontrar objectos (afinal de contas é um RPG), mas deverão ser uma minoria. Umas das mais simples que há na beta envolve encontrar um ovo de wurm (uma espécie de mini-dragão) e no local onde está o ninho encontras um grupo de mercenários que vai à procura do mesmo. Obviamente aquilo dá confusão e durante o diálogo dá para escolher respostas de acordo com as habilidades ou origem da tua personagem que fazem com que um dos membros desse grupo fuja antes do combate.
Aliás, o impacto que as habilidades ou origens têm nas escolhas durante diálogos será considerável durante o jogo.

Relativamente à recomendação, é-me difícil ser objectivo porque este jogo é um verdadeiro sucessor espiritual do meu tipo de jogos favoritos (os RPGs que usam o Infinity Engine: Baldur's Gate, Icewind Dale e Planescape: Torment). Para mim participar na campanha de Kickstarter foi praticamente obrigatório.
Não sei se já jogaste algum dos jogos Infinity Engine...Diria que não senão não farias essa pergunta lol. O mais parecido que consigo encontrar é o Dragon Age: Origins, mas bem mais complexo.
Isso pode ser precisamente um problema do Pillars of Eternity. Será um jogo difícil e impiedoso para jogadores novos sem grande experiência neste género.

Se tens dúvidas quanto ao jogo sempre podes esperar pelo inevitável Steam Deal.
Eu acho que para um fã de RPGs vale a pena dar-lhe uma oportunidade. Tenta ver uns vídeos no YouTube (este não tem muitos spoilers tirando os diálogos durante o prólogo - mas tudo inofensivo porque supostamente a história começa a sério um pouco mais à frente).
 
Obrigado pelo feedback, estou por um triz para o comprar.

Não sei se já jogaste algum dos jogos Infinity Engine...Diria que não senão não farias essa pergunta lol. O mais parecido que consigo encontrar é o Dragon Age: Origins, mas bem mais complexo.
Isso pode ser precisamente um problema do Pillars of Eternity. Será um jogo difícil e impiedoso para jogadores novos sem grande experiência neste género.

Busted! :P

O ambiente, vista isométrica e formar uma equipa para explorar cenários vastos e únicos agrada-me bastante mas... a seguir é que me perco, parece ser bastante complexo, muita história e leitura (se me meto a ler a descrição de cada arma, passo horas sem avançar no jogo) e muita manutenção (loot, crafting, sets a dar com um pau).

Vou ver mais um vídeo para me decidir.
 
Obrigado pelo feedback, estou por um triz para o comprar.



Busted! :P

O ambiente, vista isométrica e formar uma equipa para explorar cenários vastos e únicos agrada-me bastante mas... a seguir é que me perco, parece ser bastante complexo, muita história e leitura (se me meto a ler a descrição de cada arma, passo horas sem avançar no jogo) e muita manutenção (loot, crafting, sets a dar com um pau).

Vou ver mais um vídeo para me decidir.
É evidente que este tipo de jogos é mais para os fans de RPG "Back in the days" eu sei que leitura é um turn-off autentico para muita gente neste tipo de jogos ,e se manutenção ,crafting e etc te aborrece , então definitivamente este jogo não é para ti.
 
Obrigado pelo feedback, estou por um triz para o comprar.



Busted! [emoji14]

O ambiente, vista isométrica e formar uma equipa para explorar cenários vastos e únicos agrada-me bastante mas... a seguir é que me perco, parece ser bastante complexo, muita história e leitura (se me meto a ler a descrição de cada arma, passo horas sem avançar no jogo) e muita manutenção (loot, crafting, sets a dar com um pau).

Vou ver mais um vídeo para me decidir.
Muitos pontos a favor para mim então para compra obrigatória.
 
Sim, está a ser muito bem recebido e está nos Tops de vendas do Steam e GoG.

Isto é fabuloso, não só porque parece confirmar que o jogo é realmente bom, mas também porque abre portas a potenciais expansões/sequelas (para além da expansão já planeada durante o Kickstarter).

Logo à noite começa a aventura!
 
PC Gamer - 9.2/10
A deep, rich, and wonderfully written RPG that lives up to the towering legacy of the games that inspired it.

R,P,S
It’s a triumph. A wonderful, enormous and spellbinding RPG, gloriously created in the image of BioWare’s Infinity classics, but distinctly its own. A classic in every sense.

Eurogamer (Recomended)
Pillars of Eternity is the Baldur's Gate 3 we never got, returning to the Infinity Engine style of role-playing with flair.

IGN - 9/10
Obsidian (and its Kickstarter backers) have done it: Pillars of Eternity is one of the best RPGs since Baldur's Gate.

The Escapist - 5/5
Bottom Line: It's the best new, isometric RPG to come out in years.
 
Última edição:
Se for aquilo que estou a pensar, um ponto de referência que indique pra aonde ir, então não. Apenas recebo notificações (ecrã principal), caso algo se altere numa quest.

Exemplos:
291650_2015-03-26_00008.png

291650_2015-03-26_00009.png

(aqueles dois pontos apenas referenciam pontos de saída/mudança de cenário)
291650_2015-03-26_00010.png

291650_2015-03-26_00011.png

actualização on-screen do estado das quests.
 
Back
Topo