Ping MEO ADSL 12Mb vs Ping NOS Fibra 100Mb

teikirizi

Power Member
Boas,
Estou neste momento a ponderar mudar de operadora, visto que na minha zona a Meo só garante 12Mb ADSL, e pelo mesmo preço a NOS oferece 100Mb (suponho que FTTB), e a Nowo oferece 100Mb.

Fiz o tryout da Nowo, e fiz também há dias a rescisão de contrato livre, por uma simples razão: o ping duplicou. É verdade que as velocidades estavam bastante estáveis nos 95Mb, por cabo de rede, mas em jogos verifiquei que o ping era praticamente o dobro e ainda assim era muito instável. Por esta razão apenas desisti do serviço.

A outra alternativa que tenho é a NOS, que também tem fibra na zona.
No entanto, para evitar ter de andar a gastar mais tempo em filas a entregar material e a rescindir contratos, gostava de perguntar se alguém já testou este serviço, porque se for como a Cabovisão em que o ping salta para valores astronómicos vai ser só mais uma perda de tempo, e nesse caso prefiro ficar com os meus 12Mb da Meo ADSL que me garantem uma flatline nos 45ms.

Obrigado pela ajuda e desculpem o tamanho do texto :p
 
Penso que isso pode variar em determinado servidor e noutro o ping ser estável. Por isso convinha era que desses o endereço IP em questão para os clientes NOS fizessem um tracert ou "pingarem" na consola de comandos (cmd).
 
Boas, obrigado pela resposta.

Na altura testei todos os gateways que o jogo me oferecia e em todos a latency estava +- com os mesmos problemas, ping à volta dos 90ms com picos até aos 250ms.

Um dos IPs estáveis no caso da Meo é este por exemplo: 159.122.193.183
Dá-me um ping com média de 41ms.
 
Ping MEO ADSL 12Mb vs Ping NOS Fibra 100Mb

Really? Comparar ADSL por um serviço HFC? A NOS não tem "Fibra" na maioria das zonas é HFC, apesar da NOS estar a fibrar e de algumas zonas terem FTTH.
Comparar ADSL com HFC ou FTTH não tem comparação possível são tecnologias bastante diferentes e que em nada se pode comparar HFC sempre será melhor que ADSL e FTTH sempre é melhor que HFC.

Resumindo FTTH > HFC > ADSL

Enquanto aos Pings tudo depende do jogo e o servidor onde se encontra.
 
Really? Comparar ADSL por um serviço HFC? A NOS não tem "Fibra" na maioria das zonas é HFC, apesar da NOS estar a fibrar e de algumas zonas terem FTTH.
Comparar ADSL com HFC ou FTTH não tem comparação possível são tecnologias bastante diferentes e que em nada se pode comparar HFC sempre será melhor que ADSL e FTTH sempre é melhor que HFC.

Resumindo FTTH > HFC > ADSL

Enquanto aos Pings tudo depende do jogo e o servidor onde se encontra.

Eu também pensava que sim, mas a experiência mostra que Ping HFC Nowo é mais alto que Ping ADSL Meo, para o mesmo jogo, mesmo servidor.
 
Eu também pensava que sim, mas a experiência mostra que Ping HFC Nowo é mais alto que Ping ADSL Meo, para o mesmo jogo, mesmo servidor.

Não estava a referir no Ping, o ping não se trata do tipo de tecnologia obvio que ajuda, no entanto não é disso que se trata, trata-se dos Carriers e as rotas que utilizam até chegar ao destino.
No entanto em termos de estabilidade caso faças download de algo em ADSL o teu ping vai aumentar muito, no caso do FTTH reduz as chances de teres tanto lag como irias ter no ADSL.

Estabilidade do serviço FTTH é muito melhor que ADSL não há comparação possível seja em velocidades e/ou estabilidade da rede.

Alem disso um ping de 45ms ou 35ms não é assim tão alto, um ping alto é mais que 80ms.
 
Tal como referi, quando testei a Nowo cá em casa, 80ms era o mínimo que podia esperar. Começava em 80ms mas tinha picos entre 80 e 250. Portanto, prever que a NOS (HFC) vai dar automaticamente pings inferiores ao MEO (ADSL) não é lá muito certo, com base neste precedente da Nowo (HFC).
 
Na MEO:
153190819.png


153190932.png
 
Para jogos online (pings), ADSL é melhor, se velocidades e sinais forem estáveis 24/7. São 2/3ms a mais que FTTH.

Caso contrário, HFC NOS.

Ontem estive numa casa com CBV/Nowo, 7ms speedtest, e no League of Legends com 54/55ms fixos às 21h de Domingo.
 
A velocidade não está bem, desconfio que o teste foi por wireless não?
Por muito maus que andem os pings acima de 20ms nacional é terrorismo em "fibra".

O teste foi feito por wireless a uma distância considerável (no piso superior) do AP (é o que uso para expandir o sinal) que está no piso inferior.
Se fosse por cabo rondava os 98 ou 99 Mbps (contratado é 100 Mbps)
Quanto ao ping nunca consegui abaixo dos 20ms ou até dos 25ms. É sempre acima dos 30ms.

Não tenho fibra mas sim Nowo (antiga Cabovisão) mas com contrato em vigor da Cabovisão.
 
Back
Topo