Pioneer Kuro LX-5090H

joao_fr

Power Member
Boas

Vale a pena comprar nesta altura um Pioneer Kuro LX-5090H por cerca de 400€?

Não queria gastar muito dinheiro porque é para uma habitação temporária mas tenho um plasma panasonic e não gosto muito de lcds.

Basicamente é para ver filmes em hd e televisão através de box de operador.

O que acham? Em segunda mão ou novo o que comprariam até 400€?

obrigado
 
Também andei pela net a ver uns negócios e encontrei um a rondar esse preço. Sinceramente, após muita ponderação, não acho que compense o risco. 400€ são 400€. É muito dinheiro.

O KURO 5090H é o topo dos topos dos KURO, apenas igualado pela ZT60 no que toca a profundidade dos pretos, no entanto, este já perde no espectro de cores para a ZT60 pois utilizam diferentes processamentos de cor, sendo que a ZT60 é melhor neste aspecto (aqui o @I_Eat_All poderá esclarecer-te melhor pois é dono de uma e ele percebe realmente bastante de plasmas).

400€ por um plasma com 8 anos, sem qualquer tipo de garantia... não arriscaria após muita ponderação. O painel já terá muitas horas de uso, provavelmente alguns componentes eléctricos estarão já em final de vida, não sei o estado da fonte de alimentação nem sei o estado do painel, se este tem retenção ou não, são muitos "se" para serem equacionados.

No entanto, também te digo desde já que não irás encontrar alternativas equivalentes por esse preço. Nem de perto, nem de longe. Muito menos nesse tamanho. Digo isto para ficares já ciente da situação. :/

Abraço.
 
Vale 400, se alguém não quiser sou capaz de estar interessado; ver as horas e o estado do painel não é trascendental, ver como está o "hiss" da fonte de alimentação idem.

É claro que tem risco associado mas o preço é o correcto.
 
Como consigo saber as horas de funcionamento do painel?

A fonte da para saber o estado apenas de ouvido?

O @Jack-O-Lantern tem conhecimentos nos plasmas da Panasonic e poderá te ajudar nesse aspecto (embora este seja Pioneer), mas sei que as horas dão para ver no menu de serviço. Como se acede, não sei, pois nunca fui um feliz contemplado de um KURO. O @I_Eat_All também te poderá ajudar nesse aspecto. É uma questão de aguardares. :)

Grande abraço!
 
Como consigo saber as horas de funcionamento do painel?

A fonte da para saber o estado apenas de ouvido?

Nos Kuro ( :drooling::drooling: ), o acesso é feito por:


Service Menu for KURO


Pioneer service menu (how to check for hours on your panel)

To check the hours on your plasma, go into the Service Menu

Start with the plasma turned OFF
Make sure you point the remote directly at the IR sensor in the tv

Press DISPLAY on the remote (just press, do not hold)
Wait 3 seconds
Press LEFT, UP, LEFT, RIGHT then POWER

If done correctly, the plasma turns on and the INFORMATION page is displayed

Then use the down arrow to page through to page 5
PANEL = the time the set has been on
MTB = the time the set has been plugged in

When you finish press the HOME MENU button

BE CAREFUL NOT TO CHANGE ANY SETTINGS! JUST LOOK!
 
A fonte da para saber o estado apenas de ouvido?
Imagem full screen branca no ecrã (é como as telas gastam mais) e escutar as traseiras.

Se fizer um escarcéu a fonte pode estar em esforço, esforço é prenuncio de falha eventual, mas os plasmas são famosos por fazer algum barulho, daí que... Há que ter conta peso e medida. Ou um termo de comparação.


Provavelmente não há nada de muito errado com a fonte, e duvido que a TV tenha mais de 12 mil horas em cima. Talvez até metade disso.
 
Última edição:
Boa noite a todos. Já tenho o plasma em casa. Ainda não o testei mas há algo que me preocupa. O vidro parece ter uma zona "manchada" como se fosse gordura mas não consigo apurar bem se é sujidade ou baço por maus cuidados de limpeza. Eu tenho um panasonic mas nunca sequer limpei o ecrã por isso não tenho experiência nenhuma nesta situação e o que leio na net não é consensual...

Algumas dicas de como limpar/identificar o que sejam estas manchas?

O antigo dono disse-me que possivelmente foi a pessoa que lhe limpa a casa que fez isso mas que nunca notou nada enquanto está ligada, pelo que só reparou quando tirámos o plasma da caixa e o deitámos, ficando a luz do tecto da minha casa a incidir directamente nele.

Agradeço ajuda.

cumps a todos
 
Ui... eu avisei para possíveis "se".

O meu plasma tem essa mesma mancha e foi também causada por produtos de limpeza. Com luz incidente é bem visível, de noite não, mas não deixa de incomodar. Aos meus pais não lhes faz diferença, a mim faz.
 
Pode ser duas coisas; ambas relacionadas com o tratamento anti-reflexo.

Pode ser gordura, que embebida na superficie rugosa a torna mais uniforme, ou pode ser devido a tratamento abrasivo no filtro anti-reflexo, que o retirou.


Se for gordura, dá para tentar retirar com algum produto, atenção a não abrasivo e não andar lá a esfregar que nem um maluco.

Se é devido ao uso de abrasivo... se fosse eu dizia que se lixe e tornava o ecrã glossy, tirava o que resta do anti-reflexo se for esse o caso. (já fiz o mesmo a LCD's, diga-se; todos os LCD's são glossy por defeito, podem é ter uma pelicula "matte) à frente)


Ambas as situações não me chateavam muito, o filtro anti-reflexo dos Kuro's não era nada de especial. Chateava-me mais ter o trabalho, mas lá está não o tens de fazer.
 
Boa noite a todos.

Já liguei o plasma. Realmente não se notam manchas nenhumas.

Em relação à qualidade de imagem... Se o meu queixo não estivesse agarrado à cara tinha caído!

Nunca vi imagem tão boa. Maravilhosa mesmo.
Estou muito feliz com a compra.
Obrigado a todos.
 
Boa noite a todos.

Já liguei o plasma. Realmente não se notam manchas nenhumas.

Em relação à qualidade de imagem... Se o meu queixo não estivesse agarrado à cara tinha caído!

Nunca vi imagem tão boa. Maravilhosa mesmo.
Estou muito feliz com a compra.
Obrigado a todos.

É por isso que o único plasma que igualou o KURO 5090H foi a ZT60 e a única tecnologia que suplantou foi a Oled. Tudo o resto é inferior. Bastante inferior.

Desfruta. :)

O meu tio tem um KURO 5090H a apanhar pó, se um dia o quiser vender por um preço jeitoso, cá estarei eu, mesmo que seja na altura dos 16K. Who cares.
 
@joao_fr Pode nao ter nada a ver com o teu, mas tenho uma philips que tinha uma mancha. notava essencialmente nos jogos de futebol.
Foi uma situação que veio de origem. Levei-o à garantia e o que eles fizeram foi apenas desmontar o painel e limpar por dentro.

Poderá não ter nada a ver com a tua situação, mas sempre fica outra dica/perspectiva.
 
Muito obrigado pela dica. Eu deitei o meu na minha cama antes de montar e realmente via umas manchas no vidro.
Na parede com ele desligado, se ficar mesmo de lado quase encostado a ele, noto ligeiramente. Com ele ligado não se vê mesmo nada. :-)

Estou a pouco mais de 2 metros dele e estava com medo de apostar no full hd devido a ser grande (50 polegadas) mas concordo com os gráficos que vi por aqui com a relação resolução/distancia. É perfeito.

Tenho um plasma Panasonic G10 (que acho muito porreiro) mas este está uns furos acima. A imagem é tão natural... E é mesmo o que eu aprecio. Ver futebol com o campo em verde radioactivo não é para mim. hehehe
 
É por isso que o único plasma que igualou o KURO 5090H foi a ZT60 e a única tecnologia que suplantou foi a Oled. Tudo o resto é inferior. Bastante inferior.
Estás a julgar qualidade de imagem apenas pelo nível dos pretos, a realidade é que são implementações diferentes e Panasonic em algumas coisas suplantou a Pioneer largamente, não tivesse comprado as patentes, fábrica, research e levado os engenheiros consigo. E apenas fechado a linha de produção 4 anos depois.

O problema é que a Pioneer tinha uma implementação muito complexa, essa implementação nem foi em nome dos pretos absolutos ou contraste mas sim em nome do DFC (dynamic false contouring) que era um problema que eles queriam eliminar. Plasmas mais antigos Pioneer eram óptimos mas tinham pretos manhosos, como todos os outros dessa era.


Não era possivel fazer modelos low-cost baseados no Kuro, aquilo que a Panasonic fazia, modelos X, U e S, eles não podiam, ao tirar layers/subfields ficarias com ecrãs com dithering óbvio... Eles já estavam em overdrive como estavam. Não poder simplificar significa que todos os modelos tinham telas com custos tão elevados por pixel como o topo de gama.

1 - Binary (Panasonic) - Pulse widths are weighted in Binary (8subfields = 1,2,4,8,16,32,64,128) and combinations of these weights make up 256 possible levels per subpixel. Newer Panasonic models claim 10 subfields which adds up to 1024 levels per subpixel.

2 - Contiguous (Pioneer) - Pulses can only be adjacent to each other (one after another) and therefore the number of subfields equals the number of possible gray levels per subpixel. Pioneer uses 14 subfields and thus only 14 gray levels per subpixel.

O mesmo que dizer que a implementação da Panasonic na realidade era melhor, perdia era em pretos... E se lá pudesses chegar por outra forma, terias a melhor TV, menos oscilação, menos esforço, mais detalhe estático, mais vibrancia, mais luminosidade, etc.

Plasmas Panasonic's nunca chegaram a igualar os pretos dos Kuros 9.5G, mas muito antes disso já suplantavam a linha toda noutras coisas, não fossem uma implementação diferente que tinha acesso às lições e knowhow da concorrencia. Não descurar também que gastavam menos, seria dificil vender em 2013 um plasma que gastasse como os Kuros.


De resto, a AX800/AX900 que foi apresentada na CES de 2014 como "LCD capaz de competir com plasma" também era um projecto de herança Pioneer, algo apresentado como NeoLCD ao lado dos novinhos NeoPDP uns 5 anos antes.
Poderá não ter nada a ver com a tua situação, mas sempre fica outra dica/perspectiva.
LCD, não comparável. Não desmontas o painel de um plasma.

É uma sandes mista de vidro, não tem partes separadas como os LCD's.
 
Última edição:
Back
Topo