Pioneer to produce 50GB Blu-ray disk technique

greven

Folding Artist
A REPORT IN THE Japanese press said that Pioneer will be able to double Blu-ray optical drives to support 50GB optical disks. Nikkei.net reports that Pioneer has made the breakthrough by using an electron rather than a laser beam to etch grooves on disks. The capacity of Blu-ray disks using conventional ultraviolet beams only supports 27GB, the wire said, but Pioneer will supply the technology under licence to other companies to boost that capacity to a massive 50GB. Meanwhile, Philips is expected to release a dual level DVD-9 writer for around $150 in a few weeks time, according to the New Scientist.


News source: The Inq


Estou mais interessado na última parte da noticia, mas não deixa de ser surpreendente os 50 Gigas numa superficie optica.

:)

Venham os DualLayer
 
Originally posted by iJFerreira
surpreendente pq?

É muito pouco. Já há tecnologgias que metem
Terabytes na mesma área e o limite teórico
é muito maior.

Mas isso é magnético ou optico? Uma cena é diferente da outra. Limite teórico? Então, mas na teoria já deve haver cenas ainda com mais storage, mas na prática é diferente, não é iJ?
 
A imprensa japonesa avançou com a noticia de que a Pioneer vai duplicar a capacidade do Blu-Ray passando assim os discos a suportarem 50 GB.

De acordo com o site Nikkei.net a Pioneer conseguiu este feito devido ao facto de usar um electrão ao invés de um raio laser para gravar os discos.

A capacidade dos discos Blu-Ray gravados por meio de raios ultravioletas é de 27GB, mas isto será apenas temporário. É que a Pioneer vai fornecer esta nova tecnologia a várias empresas visando assim popularizar o uso da mesma.

in CDRW
 
Originally posted by paraver
A imprensa japonesa avançou com a noticia de que a Pioneer vai duplicar a capacidade do Blu-Ray passando assim os discos a suportarem 50 GB.

De acordo com o site Nikkei.net a Pioneer conseguiu este feito devido ao facto de usar um electrão ao invés de um raio laser para gravar os discos.

A capacidade dos discos Blu-Ray gravados por meio de raios ultravioletas é de 27GB, mas isto será apenas temporário. É que a Pioneer vai fornecer esta nova tecnologia a várias empresas visando assim popularizar o uso da mesma.

in CDRW

:)

Isso é a mesma noticia que eu postei, mas em português. ;)

O iJ diz que isto não tem nada de especial, mas tanto quanto sei é a primeira vez que se atinge tanto espaço numa superficie optica. 50 GB é muita fruta...
 
Usam electroes? Mas isso é tecnologia um bocado diferente, não? E a ser verdade, deve ter maximos teoricos muito acima desses 50 gb... é como comparar microscopios opticos e electronicos... Além de que o nome "Blu-Ray" deixa de fazer sentido numa coisa dessas...
 
50 Gb não é muita fruta.

Um filme em HD papa gigas como eu
papo torradas ao pequeno almoço.

Há que distinguir tecnologias que
ainda estão em desenvolvimento das
que já podem ser *usadas* hoje.

Há *n* técnicas em desenvolvimento.

Multi-layer (10 -100 camadas) quer com
métodos holográficos ou usando
materiais fluorescentes.

Esta é me particularmente querida pq
nos tempos da euforia bolsista só
se valorizou 3000%.




FMD is an acronym which stands for Fluorescent Multilayer Disc. Whereas current DVD reflective technology only writes data to two layers on a CD, FMD technology allows data to be stored in multiple layers on a CD (up to 20 right now, and potentially up to 100 within a few years), while utilizing a red laser which maintains backwards compatibility with current CD, CD-R, and DVD formats.

Since each layer of a DVD data density format disc can store 4.7GB of data, 20 layers means approximately 95GB of storage on a single disc, with an access speed of 50-60ms and a data transfer rate of approximately 1 Gigabit per second. Constellation 3D's research has shown that 100 layers are possible, which would allow a single 120mm CD to store 450GB+. If a blue laser was utilized (which has a smaller wavelength than red laser, but is currently expensive to manufacture and too hot for consumer applications), 1 TeraByte is possible. If that isn't revolutionary, I don't know what is.


outra:
http://www.inphase-technologies.com/technology/pdf/TourPDF.pdf
-
 
Última edição:
iJ concordo contigo. Uma coisa é tecnologias que são implementadas no presente, outra são tecnologias que são estudadas teoricamente no presente. Logo para mim os 50GB parecem muito, tendo em conta que o Dual layer ainda não saiu e já se fala nestes 50GB de BluRay que vai sair. Se calhar sou eu que sou facilmente impressionável e tu não! :D Por isso é que se calhar eu gostei do The Ring!! :P


Assim como as gerações de comunicações de telemóvel, penso que teoricamente já se estuda os protocolos and stuff da 7 geração, salvo erro e no entanto ainda nem na terceira entrámos.

Bem mas essas dos 450GB é mesmo... 8o
 
Última edição:
A ver as coisas evoluir desta maneira, daki a poucos anos um computador topo de gama será pouco maior q uma cassete de vídeo ligado a um monitor tft de 29"..... ou então verdadeira realidade virtual...
 
CoolZero disse:
A ver as coisas evoluir desta maneira, daki a poucos anos um computador topo de gama será pouco maior q uma cassete de vídeo

Tenho a impressão que não aprendeste nada com o Prescott nem com a Geforce FX 5800 Ultra... :wow:
 
Com o aumento de temperaturas e da speed dos chips isso que tu disseste só vai ser possivel para coisas de mt baixo consumo, pq pc's de alta gama não irá ser possivel. penso que é isso que o meu amigo Zealot tá a dizer.
 
Sim, a questão é q os consumos tb vão baixando. Hoje em dia compras placas gráficas q há um ano atrás eram de topo e agora até vêm com dissipadores passivos...

Também vês Athlon's 64 a 2.0G melhores q P4 a 3.0G, são menos 1GHz...

Se olhares para um PDA, tem um processador de 400Mhz, até mais, ligados a uma bateria!..

Se calhar no futuro em vez de ter uma gráfica de 400/600Mhz tens uma de 200/300, mas com 3 ou 4 processadores e qq coisa como 16 canais para as mems.. sei lá... you'll never know :cool:
 
Back
Topo