1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

piramide dev-c++

Discussão em 'Programação' iniciada por shorre, 12 de Dezembro de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 5271)

1. olá a todos !!

tenho que fazer um trabalho onde tenho que construir um algoritmo que permita desenhar uma piramide de letras. o algoritmo dévera pedir a letra do alfabeto ao utilizador , e desenhar a respectiva piramide.
    Exemplo: Se a letra introduzida for ´d´ ou ´D´, o resultado deverá ser o seguinte

A
    ABA
    ABCBA
    ABCDCBA
    e assim com qualquer letra do alfabeto!
    poderiam ajudar-me?

2. HecKel

HecKel The WORM

Estes tipos de tópicos já começam a ser usuais demais por estes quadros...

Coloca as tuas dúvidas concretas, e depois ajudamos-te. Tu colocaste um enunciado, ninguém te vai fazer o trabalho.

Quanto às respostas que já prevejo, evitem flames, sff.

3. piramide dev-c++ ta quase feita

isto é o que ja tenho ! falta mesmo pouco

#include <iostream>
    Código:
    using namespace std;
    int main()
    {
    char letra;
    cout <<"introduza uma letra\n";
    cin >> letra;
    if((letra>='a' && letra<='z')||
    (letra>='A' && letra<='Z')){ 
    if(letra>='a' && letra<='z'){letra=letra-'a'+'A';}
    int altura = letra -'A'+1; 
    for( int i=1; i<= altura; i++){
    for(int j=i; j<altura; j++) 
    cout<<" ";
    for( int j=1; j<=i*2-1; j++)
    cout<<"i";
    cout<<"\n";
    }

}system ("PAUSE");
    return 0;
    } 

como podem ver falta so um promenor que nao consigo!!

ajuda ! por favor

4. napalm

napalm Power Member

Só falta um pormenor que não consegues? E qual é? É suposto indentarmos o código na cabeça e percebermos que output é que isso faz?

5. HecKel

HecKel The WORM

O código é bastante curto, dá para perceber sem estar indentado.

@tópico, umas dicas:

- Usa a tabela ascii e escreve os caracteres usando o seu código ascii (o motivo vais perceber nas linhas seguintes)
    - Se reparares no link que dei anteriormente, o A corresponde ao valor 65 (decimal) da tabela, e o restante alfabeto segue-se sem interrupção a partir do 65, até ao numero 90 (isto as maiúsculas).
    - Consegues fazer um ciclo de "A" até à letra que o utilizador introduziu, bastando ir imprimindo os valores ASCII intermédios, depois só tens de inverter (isto para cada linha).

Na prática vais ter um ciclo dentro de outro, um para controlares a altura da pirâmide (triângulo) outro para controlares os caracteres de cada linha do triângulo.

Com estas dicas já consegues fazer o trabalho, agora puxa um pouco pela cabeça e consulta a documentação para saberes como trabalhar com ASCII.

6. jahred

jahred Power Member

para imprimires um código ascii basta fazer um casting: char(int n) dá-te o carácter que tem como código ascii 'n'...
    cumprimentos

7. mj2p

mj2p I'm Cool Cuz I Fold

Só mais uma coisa: tira-me aquele system("PAUSE") do teu código e põe cin.get(). Fica mesmo muito mal.

Vá, cumps

Partilhar esta Página