Pirataria na PSP

Status
Fechado a novas mensagens.

Herege

Power Member
Também gostava de colocar aqui a minha opinião sobre o assunto mas infelizmente a thread com este assunto está encerrada.

Não é preciso ser nenhum génio para perceber que a pirataria leva indirectamente à degradação da qualidade dos jogos.

Também não é "rocket science" que com a afirmação da indústria dos jogos vem também a diversidade e qualidade dos mesmos.Há por aí muitos jogos com orçamentos que fazem corar de inveja muitas super-produçoes cinematográficas.

Mas exigir entre 50 a 60 euros por um jogo, independentemente da qualidade deste e dos custos de desenvolvimento parece-me demais. É que uma coisa é pagar 60 euros por um jogo que levou anos a desenvolver e que nos propicia largas horas de divertimento, outra são os inúmeros barretes que proliferam nas prateleiras das lojas.

Talvez uma das maneiras de proteger o consumidor destes abusos seja o sistema de aluguer com tempo limitado. Experimenta-se, gosta-se, compra-se.

Quantas e quantas vezes já me aconteceu largar 50 euros por um jogo que acabou por se revelar numa desilusão. Será que é moral cobrar 60 euros por um mero "import" da PS2 para a PSP quando o trabalho de programação é praticamente nulo?

Fazer DL de um jogo sem pagar? Legalmente é errado mas moralmente já é discutível.
 
Última edição:
Sim tenho esse direito mas não com base num argumento tipo: " ai e tal não gosto" . O jogo tem que ter um defeito tipo risco que impede o funcionamento normal do jogo ou qualquer coisa "palpável" do género.
 
Também gostava de colocar aqui a minha opinião sobre o assunto mas infelizmente a thread com este assunto está encerrada.

Não é preciso ser nenhum génio para perceber que a pirataria leva indirectamente à degradação da qualidade dos jogos.

Também não é "rocket science" que com a afirmação da indústria dos jogos vem também a diversidade e qualidade dos mesmos.Há por aí muitos jogos com orçamentos que fazem corar de inveja muitas super-produçoes cinematográficas.

Mas exigir entre 50 a 60 euros por um jogo, independentemente da qualidade deste e dos custos de desenvolvimento parece-me demais. É que uma coisa é pagar 60 euros por um jogo que levou anos a desenvolver e que nos propicia largas horas de divertimento, outra são os inúmeros barretes que proliferam nas prateleiras das lojas.

Talvez uma das maneiras de proteger o consumidor destes abusos seja o sistema de aluguer com tempo limitado. Experimenta-se, gosta-se, compra-se.

Quantas e quantas vezes já me aconteceu largar 50 euros por um jogo que acabou por se revelar numa desilusão.

Fazer DL de um jogo sem pagar? Legalmente é errado mas moralmente já é discutível.

É mto subjectivo akilo q dizes pq o q é barrete p ti pode n ser p mim!!!!! concordo q os preços dos jogos são elevados e n maioria das x a editora fika c + de 50% do bolo... ms isso já é 1 assunto bem + complicado..........
 
Sim tens razão é subjectivo. No entanto essa questão nem se punha se os preços cobrados não fossem uma alarvidade. Já existem cerca de 500 títulos para a PSP sendo que muitos deles são meros "imports" de outras plataformas querendo isto dizer que o desenvolvimento desses jogos teve um custo bastante mais reduzido, no entanto o preço final ao consumidor mantém-se. É isto justo?
 
Perdoem-me a expressão mas esta discussão é inútil. Quem aqui é que tem a mínima noção de quanto custa produzir e publicitar um jogo?

Alguém aqui tem conhecimentos para dizer que empresa X fez o jogo Y por €€€ e que podiam ter vendido bem + barato? :rolleyes:

Já agora também se preocupam quanto custam os Ténis de marca que são vendidos a 100€? Será que a criancinha que os fez recebeu 1/100 desse dinheiro? Será que os materiais são caros?

Tretas... quando se faz um prédio paga-se o material mas também a MÃO-DE-OBRA... no caso dos jogos a empresa também tem que licenciar as apps que usa (Maya e afins) e tem que pagar a não sei quantas pessoas durante 1 ou 2 anos (ou + em alguns casos).

Querem o quê? Que a empresa faça uma estimativa de quanto vai vender e fazer o preço do jogo a partir daí? Se calhar aí a Rockstar podia ter vendido os últimos GTA's a 3€ cada :rolleyes:

Quem vende um produto coloca o preço que QUISER. As vendas dirão se é um valor realista ou não... qualquer pessoa que ande no Ebay e afins sabe disto :)

Estamos a discutir o quê, o facto de acharem os jogos caros? Se calhar deviamos estar a discutir porque é que os salários são baixos... enfim.

A desculpa do "É CARO" para piratar é ridícula... é tão má como a do "ah toda gente faz isso" :puke:

Se a questão aqui é não saber a qualidade de um jogo antes de o comprar... o mesmo se aplica a outra cenas. Voltando ao exemplo dos Tenis... há marcas em que confiamos e há outras que nem por isso. Se tenho uns NIKE de qualidade se calhar da próxima compro NIKE... e mesmo assim podem ser uma bosta.

Na indústria dos jogos há empresas que garatem qualidade... mas mesmo essas podem lançar um jogo de qualidade duvidosa. Se a marca não chega têm sempre MILHARES de sites e revistas com REVIEWS. Se isto não chega podem sempre ver se há uma demo.

Acho que as DEMOS são importantes e deviam existir para todos os jogos... no tempo da Mega Drive de vez em quando lá conseguia que uma loja me deixasse testar o jogo antes de o comprar. Sempre que isso aconteceu não fiquei decepcionado com a minha compra.

Se cometer um erro por desinformação a culpa é minha... lembro-me quando a CORE lançou o Fighting Force. Adorava o Tomb Raider e respeitava a CORE. Curti muito o Fighting Force (old school) mas acabei o jogo na noite em que o comprei.

Ora se tivesse lido uma review saberia que o jogo era curto e poderia ter esperado por uma edição Platinum :wvsore:

O "preço justo" é um conceito muito volátil... e o consumidor pode sempre optar por:

- Comprar de outra marca/developer
- Esperar que o preço baixe

Agora ir à loja roubar (= pirataria) não me parece ser a melhor forma de conseguir algo que achamos que tem um preço "injusto" :rolleyes:

Quem não tem € não tem vícios... o pessoal saca um jogo e depois nem o compra quando está a 10€ "porque já é velho" :rolleyes:

É uma hipócrisia... mas cada sabe do que faz e o que sempre se disse na Techzone é que cada um faz o que quer desde que não discuta isso aqui. Este fórum é para falar sobre JOGOS e não "como obtiveram o vosso jogo?"
 
Se eu fizesse as contas ao dinheiro que ja gastei em jogos (PC, PS2, Xbox, PSP) tenho a impressão que me dava um fanico.

Yeap, esta discussão não leva a nada, há muitas outras coisas que fazem o preço dos jogos parecer elevado, tal como o nosso nível de vida, o ordenado mínimo, os impostos sobre os jogos, o nível de descontos a que estamos sujeitos todos os meses, etc, etc.
Mas o que é facto é que para Portugal um jogo da PSP a 60 euros é um ROUBO.
Só a título de exemplo os livros e os CDs de música neste país são artigos de luxo e taxados como tal 8o
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo