1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pirataria: Tão má como a pintam?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Tenebrus, 13 de Dezembro de 2002. (Respostas: 18; Visualizações: 1001)

1. Tenebrus

Tenebrus Power Member

Nas minhas deambulações na net encontrei este artigo que acho conter alguns pontos de vista relativamente à pirataria, não só de software mas também de filmes, música, etc.

Apenas uma pequenas salvaguarda: Não estou com isto a dizer que deveremos piratear tudo o que nos aparece à frente. Acho importante manter presente que segundo as leis em vigor, a pirataria é ilegal.

2. AwakE

AwakE Banido

Em relação a livros e musica online acho que não prejudica por ai alem. Uma pessoa gosta sempre de ter o seu livrinho em papel, ou o CDzinho original.

Em relação ao software axo que a coisa muda de figura. Muitas pessoas se não arranjassem o Windows pirata provavelmente compravam. Ou entao talvez não, se o windows "tivesse que ser pago" o Linux dominava. É dificil dizer.

Em relação a jogos, posso dizer que para o Natal vou comprar alguns jogos PS2, que provavelmente não compraria se arranjasse pirata (tivesse chip). Principalmente em termos das consolas, a pirataria prejudica gravemente as vendas. Um gajo não vai comprar o original pq gostou do pirata...

3. timber

timber Zwame Advisor

Eu ja comprei um jogo porque gostei do pirata. Mas era PC. Gostei tanto que paguei o original para nao ter as limitaçoes do rip.

4. wEs

wEs Power Member

mas lá tá timber só e apenas porque a cópia que tinhas tinha limitações caso contrário não compravas.

5. jfbbms

jfbbms Power Member

tb nao é por isso, ah quem tb compre pk ha jogos que ( e o medal e um exemplo disso pra mim ) que apesar de nao precisar key para jogar online se tivesse muita gente o compraria pk é aquele tipo de jogos que estao bem feitos e tem uma boa jogabilidade...

6. AwakE

AwakE Banido

Damn....lá está sempre a ideia "compraria para tirar as limitações" ;)

7. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

É como eu, só compro se cho que vale a pena comprar! Só a titulo de exemplo tenho todos os finalfantasy e outros bons rpg's da ps2 e psx´originais! E olhem que o ultimo que comprei foram 70€!
    è assim.... piratas, só aquele tipo de jogos que ñ arranjo em portugas ou entaõ do género que ñ dura muito, mas dos ultimos são raros..... tenho relativamente bom gosto!
    Edit: Ou então quando estou mesmo apertado de dinheiro e estou passadinho para por as mãos nalgum titulo!! Mas isso tb ñ invalida que o ñ venha a comprar mais tarde (FF7)

Edit: Outro exp, tenho todos os episódios de evangelion em todos os formatos imaginários aqui no pc, mas hoje rcebi o dvd por correio! Porque será? Porque vale a pena! Tb vi o LOTR no cinema e em divx, apesar de o ter em divx com uma bruta qualidade, ñ significou que ñ o comprasse tb á dias!
    è tb como os livros!| quem entra em minha casa pensa que acabou de entrar na bibliotaca nacional!
    Agora, quando chegamos ao ponto de pagar 1000€ por um ou dois cd's com um programita qualquer, epá, o ppl põe-se a pensar! Mesmo que o programa seja um "bruto shoot"!

Última edição: 13 de Dezembro de 2002
  8. AwakE

AwakE Banido

Fogo nem me fales. Eu tb o comprei. So axo é que andam a abusar nos preços. Antes comprava-se um jogos PS2 por 12 mocas e meia. Agora mais de metade dos jogos sao 14 mocas. Ganda abuso.

Já agora compraste o LOTR collector's edition ou que raio é, akele que sao 3 dvds? Vale a pena?

P.S: O conjunto dos tres livros ta na FNAC por 39 euros. Excelente preço para uma prenda natalicia....pena que já os tenho....damn....

Última edição: 13 de Dezembro de 2002
  9. INRI

INRI Power Member

Opah a pirataria é má, tira muito dinheiro a quem gasta muito dinheiro (e não só) a conceber os títulos, mas também é um facto que não é por causa da pirataria que as empresas deixam de fazer dinheiro suficiente para cobrir os gastos e saírem bem, apenas não fazem MESMO MUITO dinheiro. E acreditem que às vezes até é bom que exista a pirataria... Por exemplo no LOTR pa PC (na minha opinião um jogo que não vale nem 25€ e custa à volta de 45€), a pirataria pode ter ajudado muita gente a não se tramar em comprar uma bosta de jogo...
    Outra coisa, a pirataria é inevitável... De certeza que não há ninguém que não possua pelo menos uma cópia de algum programa ou seja o que fôr... è que dar 1000 ou 2000€ por um PC já é duro, quanto mais dar mais outros 500€ (+/-) para lhe por um SO. Vejam o exemplo do Linux... Ninguém morre à fome!!! (também não precisava de ser tão drástico...)

Awake, quanto ao DVD do Senhor dos Anéis, para quem gosta (e já vi que gostas) é uma peça a não poder descurar. É fenomenal, tem tudo sobre o making of do filme, blá, blá, blá!!! Mesmo muito bom...

Abraço

10. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

É apenas uma questão de tempo...

11. VinE

VinE Power Member

Talvez se baixassem os preços o pessoal já não precisasse de piratear...

12. kazuza

kazuza Power Member

Não se esqueçam que no que respeita a software da M$, não estão a pagar os custos de CD's; nem mesmo o software...
    Só o licenciamento! Isso é que é importante para eles...

Exemplo: O Media Kit do Office XP Pro com o FP custa à volta de 15€...

13. Praetor

Praetor Power Member

por acaso soube que quando saiu o XP PRO podia-se comprar um kit da M$ (OS+1 T-Shirt+um bastão de baseball) apenas por 50$....só para empresas no canadá :-D

14. timber

timber Zwame Advisor

Eu nisso do software vou tentando nao ser hipocrita. Tenho varios jogos que comprei porque achei que valiam a pena. O mesmo se aplica a alguns cd's de musica e aos dvd's.
    Se tivesse que comprar todo o software que tenho no pc sinceramente nao sei como e que era. O programa que tenho usado mais para trabalho soube no outro dia que custa 6000 cts e alem disto so tem uma licença de 15 cts para estudantes que vem limitada de modo a ser impossivel fazer algo mais que ver o que as funçoes fazem. ja tive que fazer desenho CAD e tb nao tinha dinheiro de certeza pro AutoCAD. O windows e o office ainda se trocam por Linux agora os programas mais marados e que ia ser bonito...
    A empresas podiam ter mais sensibilidade com os preços para os varios utilizadores.

15. Praetor

Praetor Power Member

VS.NET?? era esse o soft que usas-te? :D

O grande problema é que o software de trabalho que é bastante utilizado é demasiado despendioso, tanto para as pequenas e médias empresas como para o utilizador comum, que TÊM de trabalhar nessas aplicações tanto no trabalho como em casa. Torna-se quase impossível não ter uma cópia do software do trabalho só para se poder trabalhar em casa, por isso não me falem de jogos quando há software que custa uns preços ridiculos....e alguns deles nem €0.1 eu dava, por serem tão maus.

16. timber

timber Zwame Advisor

VS.NET?
    Nao sei programar grande coisa. So o suficiente para os encontros que tive com programaçao ao longo do curso.
    Estava-me a referir ao MATLAB.
    Outro programa que uso (mas esse nao pago ate porque tem chave de hardware so mesmo aqui no tacho) e o PSS/E
    De resto concordo plenamente com o que escreveste

17. Kr0n0

Kr0n0 Power Member

antes de mais devo dizer k nao li o artigo...

1) com o nivel de vida que tens em portugal sem pirataria nao ias muito longe, tinhas dinheiro para comprar um SO da m$ e pouco mais do que isso

2) o problema e k hoje em dia em PT o warez parece algo de natural, tomam-no como garantido, putos k nao percebem um cu de informatica nem percebem nada de nada sobre a chamada 'scene', põem-se a faler coleccoes de jogos e etc... e depois põem-se com cinismos do tipo "comprem o original, suportem os autores", e os culpados disto sao os chulos da PTelecome com o seu serviço de news k os cócós da ASSOFT não veêm porque nao lhes convem $$$ !!!

3) aos livros e musica, acho k e muito importante suportam akeles k estao a começar uma carreira, as chamadas pequenas bandas

4) ja era tempo de as faculdades largarem o cancro do windows e fazerem as coisas somente em *nix

18. AwakE

AwakE Banido

Não percebo mto bem a tua revolta no ponto 2 já que no ponto 1 dizes que não se vivia sem pirataria. O que tem os putos que não sabem de informatica? E duvido que digam "comprem o original" se são tao putos assim. E o que tens contra os news? Coitaditos ás vezes até dão mto jeito (pelo menos não sou hipocrita)

Quando ao MATLAB (que eu uso :D) há a alternativa do OCTAVE. É basicamente um clone open-source (existe tanto para windows como linux). Quanto ao Linux as faculdades já começam a utilizar bastante. Na minha por exemplo (IST) as aulas de programação é tudo em Linux. Em redes neuronais por outro lado usamos Windows pq não há software para Linux (axo eu).

19. Sacripanta

Sacripanta SuperModeradorzinho
    Staff Member

Não acho a pirataria assim tão má como a pintam. Não depois de passar uma tarde a tentar ver que jogo é que havia d comprar para me entreter e me ter arrepiado (e praguejado bastante) ao ver o singelo código de barras com o preço assassino por baixo.

É demais, o que se cobra por um jogo. Vejam por exemplo, a expansão do MOHAA. Um bom add-on de um excelente jogo, MAS.. demasiado curta. Isto talvez n fosse tão significativo se n se desse o caso de que a dita expansão (MOHAA: Spearhead) n estivesse a ser vendida ao preço de um jogo normal (+ou- 45€).

Ora tendo em conta que o Pai Natal (esse gordo peçonhento) prefere oferecer-me meias e cuecas e jogos nem vê-los, terei que os comprar certo? N! PQ? Pq o posso sacar. Já nem se trata de uma questão de ser certo ou errado, mas está disponível, ao alcance de toda a gente minimamente informada.

N concordo que haja quem pirateie para lucro pessoal, mas acho que este é um caso distinto. É mto fácil dizer "n há dinheiro, n há vicios", mas mais difícil é cumprir.

No meu caso, já n foram poucas as vezes que um "back up" (hihihi, adoro o politicamente correcto:D ) me safou a carteira, ao impedir-me de comprar uma autêntica banhada mesmo que esta seja mto recomendada pela imprensa da especialidade (Fellowship of the ring é um bom exemplo).

Vamos ser realistas, n há revista nenhuma que diga, mal saia uma novidade : " N comprem este jogo, pq tá uma grande merd* e se o virem numa loja partam as montras como retaliação!!" (ok, um bocadito exagerado, mas vcs perceberam a ideia).

Concluindo, acho que a pirataria é um "mal necessário". N só impede que os jogos bons sejam um previlégio de quem os pode pagar como nos proporciona uma avaliação conclusiva do jogo software em si, pq, pelo menos no meu caso, se gosto mmo de um jogo acabo sempre por o comprar. Mas, cada um com a sua opinião.. esta é a minha.:rolleyes:

P.S. - Aliás, acho que anda aí mta gente a partilhar desta opinião, ou então este fórum é frequentado por pessoal finaceiramente desafogado. Vejam só estes
    desktops.. Será tudo original? hmmm:rolleyes: :rolleyes:

Última edição: 29 de Dezembro de 2002

Partilhar esta Página