1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Pirataria

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por theforbidden1, 7 de Abril de 2007. (Respostas: 22; Visualizações: 2144)

1. theforbidden1

theforbidden1 Banido

Recentemente descubri na net um novo negocio de pirataria na net e acredito que muita gente esteja a ir na cantiga.

Ha quem já tenha se dado com a situação, apos pesquiza no google clica no primeiro link que aparece (link patrocinado) e que em tudo parece igual ao site do legitimo dono. Depois de fazer-mos o respectivo download, durante o preocesso de instalação somos convidados a enviar uma sms e pagar 2 euros pelo codigo de activação.

Este esquema é ainda mais aberrante quande se trata de software gratuito que o consumidor pode adquirir sem gastar um chavo. Exemplos de programas nesta candonga: e-mule, msn messenger, windows media player, internet explorer, daemon tools, outros.

Agora vou fazer uma quote do site das Deamon Tools

Fica o aviso feito, e gostava de saber quem está disposto a cooperar a deninciar estes vigarintas sem escrupulos (mandando e-mails) para a AESOFT e outras associações de software e donos dos programas Microsoft e assim.

Abri este post com o intuito de organizar uma caça ás bruxas :004:

PS: pedi autorização a 1 moderador para abrir o post

2. luikki

luikki Power Member

lamento muito mas este post deu-me vontade de rir....
    nunca ninguém me pediu euros para ter os software que indicas....
    uma pergunta: caíste nalguma rasteira dessas?
    outra pergunta: que é que a AESOFT tem a ver com o assunto?

3. PIII

PIII Power Member

é so escrever spybot no google é logo o primeiro link que aparece...

4. OdracirPT

OdracirPT Power Member

Os links patrocinados do google são mesmo para quem for tolinho e carregar no link.

Se pesquisarem por MSN Messenger, também aparece-vos links patrocinados que são estranhos tipo IRCFAST.COM ou MSNMESSENGER.MS...

Pelo que me lembro aqui, houve um que se pôs a carregar num desses links e acabou por instalar virus...

Última edição: 7 de Abril de 2007
  5. Por acaso tb me aconteceu isso a sacar outros programas é claro que me borrifei logo na cena e tirei noutro lado.

6. theforbidden1

theforbidden1 Banido

então, é venda ilegal de software e aqueles numeros de sms são de Portugal... logo a bom ver, eles se não forem chupistas defendem o software que esta a ser piratado

7. bruncamps

bruncamps Power Member

Evito sempre sacar programas de sites de downloads e outros que aparecem no Google. Sempre que possivel procurem o site oficial do programa, e façam o download a partir de lá...

8. ShadeX

ShadeX Power Member

Nem sempre. Como já alguem referiu já existe outro thread onde ist é mencionado, no caso IIRC estavam a vender qqr coisa (amule?) que estava sob o GPL. Nesse caso, e no caso de outras tantas licenças de software a venda não é ilegal desde que obedeça a certas regras. Quanto à moralidade da questão, bom, a moral da história é fazerem downloads dos sites de quem faz o software ou de links por eles providenciados e pararem de clickar em links que sabe Deus onde vão parar.

No caso do DTools, bom, tens duas vertentes. Se o EULA disser que não pode ser vendido de maneira nenhuma, podem pegar por ai e caçar os tipos. Se o SMS te der uma licança pirata podem tambem agarrar por ai. Mas, se o EULA não disser que não podem vender a versão free (ou o seu download) e o SMS apenas te der um numero para completar a instalação, estão agarrados (o ppl do DTools...) pq eles apenas estão a vender o download, o soft continua a ser a versão free e não a outra.

Lição a aprender: Mesmo que o soft seja free tem de incluir em forma bem explicita se podes ou não vendê-lo e/ou distribui-lo. Se não diz que não podes fazer x e x não é ilegal per se, é pq podes. Pelo sim pelo não, não custa nada especificar nos docs/EULA se pode ou não ser vendido, se pode ou não ser distribuido e se podendo ser distribuido se pode cobrar por isso.

Sinceramente até me custa que isto ainda pegue. Já nos tempos idos das bibliotecas em diskquette de PD era costume incluir-se nos progs freeware/shareware que apenas podia ser cobrado pelo programa, ou por colecções de programas onde o programa fosse incluido, os custos de "media, shipping&handling". Precisamente já para evitar este tipo de situações.

9. Razzo

Razzo What is folding?

Um amigo meu perguntou-me ontem se alguma vez me tinha acontecido isso, pois ele fez download do media player 11 e pedia esse codigo

10. trinco_

trinco_ Power Member

já há tópicos sobre isso! Comigo também ja me aconteceu ate com o media player 11, é o que faz ser malandro e ir ao 1o link no google em vez de ir ao oficial!

11. theforbidden1

theforbidden1 Banido

No caso do GPL, eles tem que incluir a licença e disponibilizar o codigo fonte...

No caso do software da microsoft é bem explicito que não podes vender...

No caso das daemon tools até esta no site oficial um aviso sobre isso...

alias nesses instalers nojentos tens k pagar antes de poder sobre que licença o software está vinculado.

12. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Desculpa? Epá ... na minha opinião, o único local onde devem sacar um programa como o WMP é a partir do site da Microsoft! Sendo este software grátis, porque é que insistem em sacá-lo doutros locais?
    O WMP chegou a danificar-me o SO uma vez .... e nem fiz nada de mal. Era OS original e genuíno com um WMP sacado pelo site oficial. Se, com tudo bem, acontecem "acidentes" destes, então sacando-o por outros sites menos fiáveis, nem imagino.
    Já parece o meu amigo, que decidiu sacar o GIMP via torrents.... e é grátis!...

13. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

A minha opinião é simples... a ignorância paga-se. Na net é igual.

14. Também já me pediram dinheiro...

15. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

moralmente é reprovavel mas penso que legalmente eles podem fazer isso, basta alegarem que tu apenas pagas o serviço de download ou seja, eles oferecem-te um servidor de onde podes sacar o programa em troca dos 2€.

16. malcriado

malcriado Power Member

Nem mais, com o eMule é a mesma coisa, envia sms para o número XXXXXXXX para terminar a instalação.

17. REEF^

REEF^ Power Member

ja me apareçeu isso mas obviamente não cai :-D

18. theforbidden1

theforbidden1 Banido

não é para isso que servem as torents? para não comer a banda dos sites que disponibilizam software gratuito? eles não andam a nadar em dinheiro como a Microsoft :lol:

19. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

O problema é que ele fez isso a pensar que o programa era pago, senão tinha ido ao site oficial (para que é que serve o site oficial, e para que é que servem os mirrors do mesmo?), e para além disso redes de partilha nem sempre são seguras. Corres sempre um enorme risco de "apanhar vírus".
    É que o vício pelos downloads ilegais de software é tanto que até software gratuito é sacado pelos mesmos meios. E isso geralmente corre mal.

20. Passarinhuu

Passarinhuu Folding Member

Prálem de gastarem dinheiro ainda se sujeitam a que o vosso número seja incluido em "mailing lists" e começam a receber montes de porcaria no telemovel...

Partilhar esta Página