Pitês vs Comunidade

Status
Fechado a novas mensagens.

HecKel

The WORM
Boas!

Era para fazer um bump de outra thread sobre este assunto..., mas infelizmente todas as que falam sobre a linguagem usada por alguns utilizadores da techzone estão bloqueadas...

Neste momento já conto com 17 membros na minha ignore list (ver a minha assinatura), e apesar de a ignore list servir para ignorar eu leio todas as mensagens na mesma, esta ferramenta apenas serve para amortecer o impacto do post que vou ler..., já sei que ao carregar no link Ver Post que os meus olhos vão arder um bom bocado...

Bem, por mais que esta ferramenta até me dê bastante jeito, é algo bastante chato de observar que cada vez mais se vêm mensagens destas e que apesar dos vários avisos públicos (por outros membros) que se vão observando, a reação é quase sempre a mesma, ignoram ou fazem pior.

Na minha opinião, este tipo de linguagem é bastante mau para quem frequenta o fórum, um fórum destas dimensões deveria elevar a qualidade não só nos conteúdos expostos mas também da forma como estes são apresentados. Ver posts escritos em pitês, ou erros propositados numa thread interessante só dá vontade de a deixar de ler..., é desmotivante ver tais aberrações nas threads.

Não está previsto nas regras a forma de lidar com este problema (sim, eu até já considero isto um cancro..., só lá vai com uma boa dose de quimioterapia...) no entanto vou deixar de usar a ferramenta de ignore e passar a usar o report nestes casos. Não vai directamente contra as regras do fórum, no entanto está previsto no ponto 6 das regras que calão não é permitido..., portanto a meu ver o report é bem aplicado nestes casos.

Se possível, gostaria de uma resposta por parte do staff se pretendem agir nestes casos ou se os reports serão totalmente ignorados.
 
Toda a gente sabe que (eu) e o resto do pessoal da geraçao MSN esta habituado a falar de uma certa maneira nas mensagens de telemovel e no msn com os amigos de certa maneira que quando chega aqui vêm com os seus "oi td fixe? keria tipo sbr ond komprar essa cena"
Obviamente não é a maneira mais apropriada para falar (embora muita gente perceba) mas eu não acho propriamente que mereça um "report". Sim, ir para a ignore list tudo bem.. mas isso depende da maneira de pensar das pessoas. Uma pessoa com mais idade (sem ofensa a ninguem) vai ter mais dificuldade obviamente em ler um post em pitês do que um rapaz mais novo... O melhor sempre a fazer e simplesmente nao escrever em pites.
Mas agora quanto ao resto é tudo uma questao de opinioes.

CumpZ
 
Concordo em absoluto, gostaria apenas de saber se te incomoda a escrita do tipo: "x0u bUédaa fi*e; faxu anux nu diA 25..." ou se te referes a isso e à falta de acentos e ao uso de abreviaturas do tipo (não - n)...

É que no meu caso às vezes lá me falta um acento ou outro, e fora de casa não tenho firefox com corrector ortográfico... :p

Li casos de pitês mesmo muito maus, mas o que já vi por aqui, e raro diga-se de pasagem, foram uns 3 ou 4 post's completamente ilegiveis que eu nem sequer me consigo lembrar do que lá estava escrito... Por mais que ponhas "k's" e "X's" e "U's" no lugar de "O's", não consegui mesmo perceber nada do que lá estava escrito...
 
Última edição:
Completamente de acordo Heckel, tal como o título do fórum diz: "Techzone - O fórum de informática e tecnologia em português".

Samuka Klax, independentemente da maneira como "a tua geração" fala no MSN e nas SMS, quando alguém vem para o fórum tem de perceber o meio em que se vai inserir e utilizar um registo de linguagem adequado.
 
Concordo em absoluto, gostaria apenas de saber se te incomoda a escrita do tipo: "x0u bUédaa fi*e; faxu anux nu diA 25..." ou se te referes a isso e à falta de acentos e ao uso de abreviaturas do tipo (não - n)...

É que no meu caso às vezes lá me falta um acento ou outro, e fora de casa não tenho firefox com corrector ortográfico... :p

Li casos de pitês mesmo muito maus, mas o que já vi por aqui, e raro diga-se de pasagem, foram uns 3 ou 4 post's completamente ilegiveis que eu nem sequer me consigo lembrar do que lá estava escrito... Por mais que ponhas "k's" e "X's" e "U's" no lugar de "O's", não consegui mesmo perceber nada do que lá estava escrito...

Ele se refere ao pitês... Erros de escrita normais, falta de acentos e abreviaturas aceita.se, desde que não em excesso.
Também estou a usar a ignore list para por lá malta pita:004:

offtopic: arranjas uma pen e coloque lá o firefox portable:x2:
 
axo k ignorar kem faz um post a procura de uma resposta e escreve dessa maneira bem mais apropriado a tomar ***** medida contra essa pessoa. afinal de contas existe uma coisa chamada liberdade de expressao...

a lingua (portuguesa) vai se adaptando, uma lingua k n evolui e uma lingua morta...

nao me admirava se daki por uns anos o "k" fosse utilizado e os assentos fossem caindo...
 
Completamente de acordo Heckel, tal como o título do fórum diz: "Techzone - O fórum de informática e tecnologia em português".

bem vista, essa do título do fórum

também já me queixei em threads anteriores desta praga que é o "pitês"...

por mim era warning a quem utilizasse esse tipo de linguagem, e caso reincidissem será caso para suspensão ou até ban...

até seria uma medida educativa, se os professores nas escolas fossem rigorosos com isto (alguns são, outros não serão tanto), a praga seria bastante menor
 
Eu, sinceramente, custa-me muito ler posts assim:

Boas sonovo nu forum mas ja pastei algumas cenas em diferentes assuntos..!
nu entanto alguns dos meus posts sao apagados de alguns assuntos... outros n!ficam la...é normal???

Isto é um atentado à lingua portuguesa. Será que custa muito escrever como deve ser? Perde-se assim tanto tempo?
 
Eu tambem não gosto nada do Pitês.

Perco montes de tempo a ler e entender o post.

Eu sempre escrevo de forma normal, para que todos entendam seja num forum, MSN e outros.
No entanto, isso não significa que dê um ou outro erro, mas isso é normal e não tem nada a ver com o pitês.
 
axo k ignorar kem faz um post a procura de uma resposta e escreve dessa maneira bem mais apropriado a tomar ***** medida contra essa pessoa. afinal de contas existe uma coisa chamada liberdade de expressao...

a lingua (portuguesa) vai se adaptando, uma lingua k n evolui e uma lingua morta...

nao me admirava se daki por uns anos o "k" fosse utilizado e os assentos fossem caindo...

Aqui esta um exemplo, tive que ler 4 vezes para conseguir entender. E mesmo assim, do 1º paragrafo não tenho a certeza se entendi a mensagem correcta.

Parece-me mais um caso de dificuldades de expressão do que liberdade de expressão.
 
Apoiado...

E não usem a desculpa do pessoal mais velho e tal é que tá a embirrar. Isto não é uma coisa de idades, é de desleixo! tenho 25 anos, tenho familiares e amigos mais novos (da geração MSN como dizem) e nenhum deles escreve assim no msn, só as abreviaturas normais que são aceitáveis.

Acho que nestes casos pode-se tomar uma atitude educativa e tentar mudar os hábitos das pessoas que escrevem assim, e pode ser que eles se apercebam do erro e façam um esforço para mudar. Se eles não quiserem ver o caminho então acho que a continuidade deles prejudica directamente o fórum.
 
desculpa la, mas o uso de "k" em vez de "qu" e a falta de 2 ou 3 acentos dificulta assim tanto a leitura?

ja agora: Aqui est"á". ;)
 
Por mim, sempre que alguém abrisse um tópico em pitês, fechava-se o dito como forma de protesto. Até que o user começasse a escrever em português não teria direito a ter os seus tópicos abertos. Parece que não, mas isto acaba por dar uma má imagem ao fórum e também torna a pesquisa inutil, no caso dos titulos dos tópicos escritos em pitês.

desculpa la, mas o uso de "k" em vez de "qu" e a falta de 2 ou 3 acentos dificulta assim tanto a leitura?

ja agora: Aqui est"á". ;)

Sim, a substituição de letras dificulta imenso a leitura das frases e dos posts. Não há necessidade. Porque se há-de escrever "K" em vez de "QUE"? Demora mais 2 milissegundos... já com a falta de acentos posso eu bem, porque acaba-se por se perceber o sentido da frase. Agora, excrever axim eh k ñ.
 
Última edição:
Concordo em absoluto, gostaria apenas de saber se te incomoda a escrita do tipo: "x0u bUédaa fi*e; faxu anux nu diA 25..." ou se te referes a isso e à falta de acentos e ao uso de abreviaturas do tipo (não - n)...
Errar todos erramos, pelo menos é essa a ideia que eu tenho..., criticar quem dá erros ocasionais é ser irracional.

a lingua (portuguesa) vai se adaptando, uma lingua k n evolui e uma lingua morta...

nao me admirava se daki por uns anos o "k" fosse utilizado e os assentos fossem caindo...
Quando isso acontecer, então eu passo a escrever assim.

Volta e meia existem acordos ortográficos, e sim, a língua Portuguesa tem sido alterada de uma forma progressiva. A titulo de exemplo, a palavra bué já consta no dicionário.

Até lá, posts como o teu são um exemplo do que não se deve fazer e são posts deste tipo que vou fazer reports, quer sejam resolvidos quer não. Essa parte já não me diz respeito.
 
até seria uma medida educativa, se os professores nas escolas fossem rigorosos com isto (alguns são, outros não serão tanto), a praga seria bastante menor

Pois claro, os professores DEVIAM fazer isso não quer dizer que façam. Obviamente em muitas salas de aula portuguesas 50% ou mais dos alunos com telemovel andam a mandar SMS uns aos outros. Mesmo que os professores confisquem os telemoveis ou algo do genero, não estão a remediar a maneira dessas pessoas escreverem. Quando chegarem a casa vão logo para o msn "pra eskrever kualker koixa axim". Eu como quase toda a gente da minha idade no msn e nos sms falo de uma maneira totalmente difrente (acho que nao chega a ser pitês porque eu nao substituio os S ou os C's por X's, coisa que saliento acho muito parva, mas falo com muitas abreviaturas como os "tb" ou os "cm" coisas que o pessoal de hoje em dia entende. Obviamente aqui que e um forum com milhares de visitas todos os dias é muito desagradavel ver um post em que não se entenda nada... portanto aqui fica o meu conselho
Por mais pitês que escrevam num sitio qualquer não o façam isso num forum onde milhares de pessoas vão ver o que escreveram!
 
Boas!

Era para fazer um bump de outra thread sobre este assunto..., mas infelizmente todas as que falam sobre a linguagem usada por alguns utilizadores da techzone estão bloqueadas...

Por alguma razão, não? :rolleyes:

Em relação a este assunto e de uma vez por todas:
Se vos incomoda um post em pitês IGNOREM-NO.
Se incomodar muito e for completamente ilegível, usem o . O moderador responsável logo verá se é caso passível de ser apagado ou não.

As regras que obriguem os utilizadores a escreverem de uma determinada maneira não fazem parte dos planos do staff, pelo que cabe aos restantes membros decidir como agir quando se deparam com esta forma de expressão.

Como disse acima (e nas outras threads), o ajuda. Utilizem-no se acharem que tal se justifica.

Obrigado

:iconlock:
 
se por um lado concordo em absoluto que posts escritos desta maneira são dificeis de ler e um atentado á nossa lingua
por outro lado tenho que afirmar que tb não temos que dar educação a ninguém
fazer 4 ou 5 posts de resposta em que se ataca deliberadamente o autor do post só conduz a flame wars e off topic
avisar educamente 1 vez que o user se calhar devia escrever com mais cuidado é uma coisa
mais do que isso já está a ir tb contra as regras, pois gera off topic e o tópico pode-se perder

eu simplesmente passo á frente.....
ou se consegue ler á 2ª tentativa no maximo ou "temos pena"
educação dou aos meus filhos em casa, isto é um fórum público com as mais variadas idades, estratos sociais e culturais, por isso não me arrogo no direito de chamar a atenção de outros users por pontapearem a lingua de camões....por muita confusão que isso me faça

aliás faz-me mais confusão ver alguém a usar a expressão "isto não tem haver com......" do que ver alguém a usar um K para abreviar

compreendo a indignação do heckel mas relativamente aos reports pouco há a fazer
não vai contra as regras, e temos situações bem mais graves que, essas sim, exigem report como warez e formas menos próprias de se dirigir a outro membro

eu sempre achei que as situações têm a importância que lhes damos, e empolar uma situação destas parece-me, a mim, um pouco desajustado

de qualquer forma os reports podem ser benéficos para os mods ficarem alerta para eventuais flames e agir mais rapidamente na correcção desssas situações


todos os reports das zonas que modero são alvo de análise, por mais estranhos que posssam ser
e com isto não estou a dizer que este motivo é estranho;)

abraço


EDIT....too late....caga antecipou-se
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo